quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Guiné 63/74 - P7638: Tabanca Grande (260): Ricardo Figueiredo, ex-Fur Mil da 2.ª CCAÇ/BART 6523, Cabuca, 1973/74

1. Mensagem de Ricardo Figueiredo (ex-Fur Mil da 2.ª CART/BART 6523, Cabuca, 1973/74), com data de 5 de Janeiro de 2011:

Camarada Luis Graça,
Desde há muito que venho acompanhando o blogue e faço-o sempre com entusiasmo redobrado.

Felicito-te, como a todos os demais camaradas, que, de forma clara e escorreita, mantêm a verdade dos factos da guerra da Guiné, contada de forma simples, mas com a vivência de quem combateu.

Quero reforçar esse espírito, renovando as minhas felicitações e enviando-te uma fotografia tirada em Cabuca, no ano de 1973, no desempenho da minha comissão de serviço na 2.ª Cart/Bart 6523.

Gostaria assim de ser aceite, como mais um Amigo, nesta NOSSA Tabanca.

Com um Abraço de camarigo,
Ricardo Figueiredo

Cabuca, 1973 > Ricardo Figueiredo


2. Mensagem/resposta a Ricardo Figueiredo com data de 7 de Janeiro de 2011:

Caro Ricardo
Muito obrigado pelo teu contacto e especialmente pelas tuas palavras que nos incentivam a continuar.
Teremos um especial prazer em te receber na tertúlia onde esperamos colabores com as tuas histórias e fotografias, mas antes tens que cumprir as formalidades para seres apresentado formalmente à rapaziada.

Que queremos de ti? Uma foto actual e outra dos tempos de Guiné, uma pequena apresentação que começará com o teu nome, posto, especialidade, unidade, datas de ida e regresso, locais por onde andaste, e o que mais achares que devemos saber de ti.

Consulta o lado esquerdo da nossa página onde encontrarás tudo o que precisas de saber sobre o nosso blogue, como nos comportamos, o que somos, o que queremos, etc.
Tens lá um marcador do teu Batalhão a partir do qual poderás ver o que o teu camarada ex-Alf Mil António Barbosa já nos contou em prosa e fotografias.

Esperamos portanto o teu próximo contacto com os elementos em falta.
Entretanto recebe um abraço do camarada
Carlos Vinhal


3. Mensagem de Ricardo Figueiredo enviada ao nosso blogue no passado dia 17 de Janeiro

Meu Caro Carlos Vinhal,
Na sequência do mail infra, que mereceu a minha melhor atenção e agradeço, aqui vão os elementos solicitados:

RICARDO FIGUEIREDO, nascido a 5 de Janeiro de 1951, natural da freguesia de Cedofeita, concelho do Porto

Furriel Miliciano Atirador de Artilharia da 2ª Cart/Bart 6523

Embarque para a Guiné a bordo do N/M NIASSA em 07JUL73

Desembarque em Bissau em 13JUL73, com destino ao Campo Militar de Instrução do Cumeré para a I.A.O.

Cerimónia de recepção em 27JUL73 presidida pelo Exmo. General Comandante-Chefe António de Spínola (última cerimónia a que presidiu)

O Bart 6523 foi integrado no CAOP 2 e a 2ª Cart/Bart 6523 foi enviada para Cabuca, em meados de Agosto de 1973, onde se manteve até 20JUN74.

Embarque em Bissau com a regresso à Metrópole em 07SET74.

Assim e muito resumidamente, aqui deixo um breve apontamento sobre o pedido formulado.

Prometo, em breve, aumentar o meu modesto contributo.

Um abraço grato do camarada,
Ricardo Figueiredo


4. Comentário de CV:

Caro Ricardo
Estás formalmente apresentado à tertúlia. Estatisticamente és o 3.º Ricardo inscrito e o tertuliano n.º 472.

Muito obrigado pelo teu "atrevimento" em nos invadires (no melhor dos sentidos) intitulando-te camarigo. Se bem me lembro és o primeiro periquito a usar a palavra que no blogue reúne o conceito de camarada e amigo. Sê bem-vindo.

Como frequentas regularmente o nosso blogue, sabes que tens na tertúlia camaradas do teu BART 6523, sendo o mais activo o ex-Alf Mil António Barbosa. Infelizmente o ex-Cabo Aux Enf.º Alfredo Dinis já passou para outra dimensão, mas deixou o seu contributo que podes também consultar. Clica nas palavras sublinhadas que são ligações ao Blogue.

Cabe-te agora dar a tua contribuição, contando-nos as tuas experiências e impressões daqueles tempo que não queremos de volta, mas que não esquecemos.

Deixo-te um abraço de boas-vindas em nome da tertúlia, e dos editores que esperam os teus textos e fotos.
Carlos Vinhal
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 10 de Janeiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7581: Tabanca Grande (259): Guiné, o ex-Vietname da CART 1660 (Jorge Lobo)

2 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro camarigo Ricardo Figueiredo

Pois que sejas muito bem vindo!
É sempre bom quando um dos nossos se decide a vencer os seus receios e apresentar-se, de corpo inteiro, perante a restante comunidade.

Como parece que passou despercebido aos nossos editores, aproveito para deixar aqui os meus parabéns pelo teu aniversário, ocorrido no passado dia 5 deste mês.

Participa, apresenta as tuas recordações. A nossa passagem por terras de África, em contexto de guerra, não é apenas um repositório de datas de operações, de emboscadas, assaltos, flagelações, etc. Também a nossa vivência, o modo como nos adaptámos às condições que tivemos de enfrentar, deverão consistir em repositório da memória para que possam compreender a nossa gesta.

Um abraço
Hélder S.

Ricardo Fonseca disse...

Caro Helder Valério ,
Bem hajas pelas felicitações.
Procurarei, dentro do pouco tempo que disponho, colaborar o mais que possível , na tentativa de ajudar a engrandecer o que já é GRANDE .
Um Abraço
Ricardo Figueiredo