quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Guiné 63/74 - P7711: Facebook...ando (10): Zeca Macedo, ex-Tenente Fuzileiro Especial, RN (DFE 21, Cacheu, 1973/74)




Guiné > Região de Cacheu > Cacheu > Porta de armas das instalações do DFE 21 > Brasão da unidade, cujo lema era "A Pátria Honrai que a Pátria Vos Contempla"



Guiné > Região de Cacheu > Cacheu > Tomando banho do Rio Cacheu com o Ten Manuel de Castro Centeno, imediato, de barbas

~
Guiné > Região de Cacheu > Cacheu > O Ten Fuzileiro Especial, Zeca Macedo, de moto, no cais da vila de Cacheu



O nosso camarada Zeca Macedo, hoje, nos EUA. para onde imigou em 1977, onde criou uma empresa de advocacia.

Fotos: Zeca Macedo (Facebook, 2 de Novembro de 2010) (Com a devida vénia...)



Vive nos Estados Unidos desde 1977.

Trabalhou, como advogado, na empresa Law Offices of Jose J. Macedo (Principal). 

Estudou Immigration em New England Law (Turma de 1989). Juris Doctor [JD]. 

Vive em Medford, MA.

É casado, católico, liberal, sportinguista.  Adora cachupa  [, foto à esquerda,]  e tem manga de amigos.

Sabe inglês, português, crioulo cabo-verdiano, castelhano e e francês,

Nasceu em Curral Grande, Ilha do Fogo, Cabo Verde.

Foi tenente fuzileiro especial (
DFE 21, Cacheu, 1973/74). (*)


Recorde-se que o DFE 21 foi o primeiro destacamento de Fuzileiros Africanos criado na Guiné, sendo etnicamente heterogéneo (contrariamente ao seguinte, a ser formado, o DFE 22). De acordo com o sítio Reserva Naval, criado e mantido pelo nosso amigo Manuel Lema Santos (ex-1º Ten da Reserva Naval da Marinha de Guerra, LFG Orion, Guiné, 1966-1972) "para ingressar nos quadros de Fuzileiros Especiais Africanos do Comando de Defesa Marítima da Guiné foram seleccionados 150 dos 900 voluntários que se apresentaram para servir nas forças especiais na Marinha".


Ainda segundo a mesma fonte, "foi ocupado um barracão em Bolama que, com umas apressadas adaptações passou a servir simultaneamente de coberta, sala de aula, refeitório, etc. Baseada nos planos de curso em vigor na Escola de Fuzileiros foi ministrada uma instrução acelerada e, de certo modo, improvisada.

"Os oficiais e sargentos bem como alguns cabos e marinheiros eram metropolitanos, rendendo-se individualmente no final de cada comissão. A Escola de Formação de Fuzileiros então instalada passou a ser designada por 'Centro de Instrução'. Para comandar a nova Unidade foi nomeado o 1Ten Raul Eugénio Dias da Cunha e Silva…

Este Destacamentos de Fuzileiros Especiais, o DFE 21, viria a tornar-se uma das Unidades de maior protagonismo na Guiné, entre 1970 e 1974. De especial relevo e importância para a estratégia de guerra então prosseguida, assumiu projecção histórica com a participação na Operação Mar Verde " (...).


O Zeca Macedo, ex-2º Ten Reserva Naval,  é membro da nossa Tabanca Grande e está também na lista dos nossos amigos no Facebook. Desejamos-lhe, a ele e à família, muita saúde e longa vida. (**)

____________

Notas de L.G.:

(*) Vd. poste de 13 de Fevereiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2532: Tabanca Grande (56): José J. Macedo, ex-2º tenente fuzileiro especial, natural de Cabo Verde, imigrante nos EUA


(**) Último poste da série Facebook...ando > 29 de Janeiro de 2011Guiné 63/74 - P7693: Facebook...ando (9): Notícias do pessoal da CCAÇ 6, Bedanda, dos camaradas António Teixeira, Mário Bravo, Pires, Luís Nicolau, José Vermelho, Bastos, Pinto de Carvalho, Vasco Santos, Ayala Botto (1971/73), mas também do Hugo Moura Ferreira (1966/68), nosso camarigo da primeira hora

2 comentários:

Anónimo disse...

Ao Zé Macedo,
Meu vzinho do "pé-da-porta" desejo-lhe um feliz aniversário na companhia da sua mui simpática cara-metade.
Com a promessa que nos encontraremos um dia destes lá para os lados de Cambridge.
Depois dos nevões, claro!
Um abraço amigo,
José Câmara

Anónimo disse...

Raios...são tantos aniversariantes.
Desculpa Zé,
Um feliz inverno é mais que desejável, por estas paragens.
José Câmara