domingo, 6 de fevereiro de 2011

Guiné 63/74 - P7730: Parabéns a você (214): José Teixeira, ex-1.º Cabo Enf.º da CCAÇ 2381 (Tertúlia e Editores)




PARABÉNS A VOCÊ

06 DE FEVEREIRO DE 2011


Caro camarada José Teixeira, a Tabanca Grande solidariza-se contigo nesta data festiva. Sabes que és um camarigo especial entre a Tertúlia, pela tua colaboração no Blogue onde cada texto é um hino à solidadriedade que já praticavas ao tempo, e muito mais importante, pela tua actividade dentro da ONG da Tabanca Pequena de Matosinhos, sempre muito bem acompanhado pelos teus camaradas de Direcção. As vossas iniciativas a favor da Guiné-Bissau são reconhecidas e deram já muitos e bons frutos.

Assim, temos a certeza toda a Tertúlia vem desejar-te um feliz dia de aniversário junto de tua esposa, filhos e demais familiares e amigos.

Que esta data se festeje por muitos anos, repletos de saúde, porque isso se vai reflectir no bem de alguém, tendo sempre por perto aqueles que amas e prezas. Amigos não faltarão à tua volta, porque os sabes cativar e manter.

Na hora do brinde não esqueças os teus camaradas e amigos do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, que irão erguer também uma taça pela tua saúde e longevidade.
____________

Notas de CV:

(*) José Teixeira foi 1.º Cabo Enf.º da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá e Empada, 1968/70 e actualmente é membro da Direcção da Tabanca Pequena ONGD que se dedica a apoiar causas em favor do povo irmão da Guiné-Bissau

Vd. último poste da série de 6 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7729: Parabéns a você (213): Ana Duarte, Fernando Franco e Hugo Moura Ferreira (Tertúlia e Editores)

41 comentários:

Anónimo disse...

Antes do mais, felicitar-me, se se confirmar o facto de ter tido a honra de ser o primeiro a felicitar-te neste espaço de comentários.
Tudo do bom e do melhor para ti, meu caro, e para aqueles a quem mais queres. Um grande abraço com muita consideração e estima,
Mário Migueis

Anónimo disse...

Camarigo Zé Teixeira
Feliz Aniversário
Parabéns
Longa Vida
Mantenhas
Luís Borrega

Anónimo disse...

Camarigo Zé Techera!

Um abraço de parabéns pelo teu aniversário, e a maior solidariedade do mundo( e tu mais que ninguém a merece) pelo que já realizaste e ajudaste a realizar, em prol do sofrido povo Guineense.

Ergo a taça por ti,por nós e pelo " pessoal di lá".

F. Godinho

Joaquim Mexia Alves disse...

Caro camarigo José Teixeira

Neste dia do teu aniversário, a ti homem solidário que com os outros te preocupas, dou-te um forte e camarigo abraço de parabéns

admor disse...

Caro camarigo José Teixeira,

Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.

Muita saúde!

Um grande abraço.

Adriano Moreira

antonio graça de abreu disse...

Caro Zé Teixeira

Homem de bem, toda a vida a ajudar que precisa. Mereces viver 150 anos, sempre com qualidade de vida.
Parabéns e abraço,

António Graça de Abreu

Fernando Gouveia disse...

Zé teixeira:

Muitos parabéns e um grande abraço de parabéns.

Fernando Gouveia.

Anónimo disse...

Caro José Teixeira.

Um feliz dia de Aniversário na companhia de familiares e amigos, votos de longa vida com saúde, e o meu apreço pela solidariedade que manifestas a quem precisa.

PARABÉNS!

Um abraço

Manuel Marinho

Anónimo disse...

Caro amigo José Teixeira,

Há homens que aprenderam a viver para o bem dos outros. A tua acção de solidariedade para com os mais necessitados é um hino à arte de bem fazer.

Homem de bem, continua a produzir muitos anos de vida para continuares a tua nobre missão.

Parabéns por mais um aniversário.
Haja saúde para ti e para os teus familiares.

Um abraço,
José Câmara

Anónimo disse...

Os meus parabéns pela data.

E o meu obrigada pelo seu altruísmo.

Sei, que são os sorrisos dos que precisam a sua maior recompensa.

Viva muitos anos amigo!

Cordialmente

Felismina Costa

manuelmaia disse...

Caro Zé Teixeira,
Caro Zé Teixeira,

Para o homem solidário,defensor intransigente das gentes da nossa
Guiné, vai um abraço do tamanho do mundo.
Que o dia de hoje seja um dos muitos 6 de Fevereiro que tens para comemorar prenhe de saúde e com incomensurável alegria.
Parabéns, Zé Teixeira!
manuelmaia

Luís Graça disse...

Referindo-me ao Zé Teixeira, escrevi o seguinte na I Série do nosso blogue, no poste de 14 Março 2006 > Guiné 63/74 - DCXXVI: O meu diário (Zé Teixeira) (fim): Confesso que vi e vivi:


(...) "Um amigo da Guiné e dos guineenses, e um grande camarada nosso cujo diário do tempo da guerra colonial (1968/70) chega agora ao fim...

"Devo confessar que foi, até agora, uma das grandes revelações deste blogue... Ele soube trazer para o domínio público, com bom senso e bom gosto, não apenas o quotidiano (brutal) da guerra mas também a arte e o engenho do homem português no seu trato (diário) com outros povos, outras culturas...

"O Zé, para além de competentíssimo e dedicado enfermeiro, nunca deixou de ser um cristão e um homem que se interrogava (e se dilacerava) com o absurdo daquela guerra... Ele deu-nos conta, ao longo dos dias, semanas e meses que passou em Buba, Quebo, Mampatá, Chamarra e Empada, muita da sua angústia, tristeza e raiva, os sentimentos (contraditórios) que muitos de nós experimentámos, sem nunca os ter passado à escrita, a não ser talvez nos desabafos mal contidos e reprimidos nos aerogramas...

"É com pena que chegamos ao fim desta pequena grande aventura humana que foi 'O Meu Diário'... Vamos, no entanto, continuar a contar com a colaboração do Zé, como talentoso contador de estórias, que ele também é... Obrigado, Zé, pela tua generosidade, humildade e sensibilidade... A tua estória não era grande nem pequena: tinha a tua dimensão, a nossa dimensão, a dimensão de qualquer ser humano... Se me é permitido falara em nome do resto dos tertulianos, então eu quero dizer-te que a gente tem orgulho em ti: arrancaste-nos muitas das palavras (de amor, ódio, frustação, admiração, alegria, tristeza...), que gostaríamos de ter dito e não dissemos aqui, no blogue, em público, no meio da parada ou no meio da caserna dos camaradas e amigos da Guiné... (LG)"...


Hoje em dia de anos, não poderia fazer-lhe melhor homenagem do que a (re)publicação destas palavras que eram justíssimas na altura e que continuam actuais... O Zé nunca me decepcionou, peloi contrário tornou-se um grande camarigo!... Vou ver se consigo dar-lhe o abraço de parabéns, aqui, em Lisboa, no dia 10...

Anónimo disse...

Caro Amigo,

Parabéns!
Votos de um dia pleno de felicidades, junto da família e dos amigos.

"São mais duradoiras as amizades adquiridas na vida militar".

Esta mensagem, que hoje partilho contigo, foi escrita pelo camarada de curso, no RSS, poeta António Gomes de Sousa (Penafiel), na dedicatória, no seu livro "Palmeiras em Flor", que me oferceu, em 4 de Dezembro de 1968.

E nós, passados mais de 43 anos, aqui estamos, para o confirmar.
´
Um Grande Abraço

Manuel Amaro

Anónimo disse...

Meu Caro Zé,
Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida, e mete aniversário, pelo que te desejo as maiores alegrias, e que se repitam por muitos e bons anos.
Um abraço
JD

Anónimo disse...

Abraço Grande de PARABÉNS e SOLIDARIEDADE!


Jorge Cabral

Anónimo disse...

Camarigo José Solidário, também conhecido por Zé Teixeira, que continues, por muitos anos, o teu magnífico trabalho em prol da humanidade.
Hoje um abraço de parabéns e votos de saúde, são os meus desejos.

Vasco A. R. da Gama

Anónimo disse...

Compartilhámos uma Companhia;um Pelotäo;o entäo bem isolado Destacamento de Mampatá;muitas noites sob canhoada e morteirada;as mesmas valas e abrigos;atravessámos as lamas das mesmas bolhanhas;escoltámos as mesmas colunas de Buba/Aldeia Formosa/Gamdenbel:participámos nas mesmas picagens e operacöes;"comungámos" a mesma poeira vermelha de rebentamentos de minas e emboscadas;ouvimos os mesmos gritos de dor e olhámos os mesmos feridos e mortos;bebemos a mesma água podre e comemos a mesma comida digna de animais;também compartilhámos momentos de profunda camaradagem e alegria. Meu mais que Irmäo" Maioral" seräo precisas mais explicacöes para este profundo e sentido abraco? Que passes um dia felz na companhia dos Teus Familiares e Amigos.

Hugo disse...

Camarada e amigo Teixeira
Longe vão os tempos em que nos encontrámos em Mampatá....
Que tenhas um dia feliz e qque possas continuar a tua missão em terras que recordam.
Hugo Guerra

Juvenal Amado disse...

Caro José Teixeira

Quem tanto se preocupa com os outros, tem pouco tempo para si próprio, como é o teu caso.
Homens como tu fazem o pouco, ser muito e por vezes tornam as nossas preocupações tão sem valor, quando postas a par com as que tu enfrentas no teu esforço solidário.
É uma honra para mim ter-te conhecido, pois dás esperança para lá dos muros da indiferença.

Que este dia seja um dia muito feliz para ti e que ele se prolongue por muitos anos, junto dos teus mais queridos.

Um abraço parabéns

Juvenal Amado

Anónimo disse...

Zé Teixeira,

Que este dia se repita por muitos e bons anos, com viagens à Guiné e tudo.

Um grande abraço de parabéns,
BSardinha

Anónimo disse...

Caro amigo Zé Teixeira.
Hoje estamos em festa de aniversário tu por ti eu pela minha esposa.
Quando estiver a comer um pouco do bolo e a beber o champanhe,estarei virtualmente a fazê-lo junto de ti,que tive o prazer de conhecer no dia 22/12/2009 no restaurante (Milho Rei).
Muitos parabêns e que este dia seja para ti um dos melhores,senão o melhor da tua vida.
Castro da cart 3521

Torcato Mendonca disse...

Amigo Zé Teixeira

Um Voto para que continues a ser o Homem Solidário.

Um dia Feliz, Boa Saúde e
Um Abraço de Parabéns do T

Manuel Reis disse...

Camarigo Zé Teixeira:

É dificil nesta data fugirmos ao trivial: Parabéns, um belo dia, etc ...

Gostaria de acrescentar um pouco mais, dizer-te quanto aprecio o teu envolvimento no apoio às populações da Guiné por quem nutres um apego muito especial.

Bem Haja Zé.

Um abraço amigo.

Manuel Reis

Agostinho Gaspar disse...

Camarigo Zé Teixeira e ilustre amigo da Tabanca de Matosinhos,

É com muito gosto que te desejo um feliz aniversário junto de todas as pessoas que te são mais queridas.

Até a um próximo encontro.

Um abraço de parabéns,
Agostinho Gaspar

Correia Nunes disse...

Camarigo Zé Ticheira,um Abraço e muita saúde.
Desde o sul da moirama,Votos de Feliz aniversário,junto dos que te são queridos.
Zé Nunes
Beng 447
68/70

Anónimo disse...

Parabéns
Votos de uma longa vida

Anónimo disse...

Parabéns
Votos de um dia muito feliz
Filomena

José Marcelino Martins disse...

Caro José Teixeira

Depois do postal do Miguel resta apenas, não em complemento mas em paralelo, enviar um fraternal abraço.

Anónimo disse...

Camarigo Zé Teixeira

Um muito feliz aniversário, com ´tudo de bom para ti, na companhia dos teus. Muita saude para o futuro, para continuares a lutar e ajudar aqueles que mais precisam.

Grande abraço de parabéns

Jorge Picado

Anónimo disse...

Caro José Teixeira!

Felizmente voltaste e com uma voluntariosa força de ajudar aquelas maravilhosas gentes.

Neste dia do teu aniversário que poderei desejarte senão a continuação da sua contagem por longos, felizes e saudáveis anos.

Continua a tua obra!

Para quem acredita, um dia Deus recompensará.

Parabens!

Um grande abraço,

Mário Fitas

António Tavares disse...

Caro J. Teixeira

Parabéns neste dia querido e muitas felicidades para ti e tua generosa obra em benefício daquela TERRA que pisamos de 1963 a 1974.

Um duplo abraço de PARABÉNS do

António Tavares
TO da Guiné 1970/72

Jorge Narciso disse...

Caro Jose Teixeira

Cheguei bem cá no fundinho e os "malandros" que me antecederam já disseram quase tudo,
Mas ainda vou a tempo de te enviar um abraço tão grande, tão grande, tão grande que é quase do tamanho do da tua dimensão humana.
Felizes os que contigo mais privam.
Dizia-te há um ano e repito continua, simplesmente, a ser como és por muitos e muitos anos.
Jorge Narciso

Anónimo disse...

Caro Zé Teixeira

Não te conheço pessoalmente, mas já deu para inferir que és um homem de sensibilidade e coração, homem que prima por temperar a vida, usando os paliativos da solidariedade, partilha, cooperação, companheirismo, numa palavra, dedicação ao próximo…

Neste teu dia de aniversário, venho desejar-te que a data se repita por muitos e virtuosos anos com saúde e paz, para poderes continuar com a tua acção de levar amor aos outros, porque é essa filantropia inata em ti, que te faz feliz!

Parabéns, felicidade

Um abraço

José Corceiro

Hélder Valério disse...

Caro camarigo Zé Teixeira

Os cumprimentos, as felicitações, os desejos de longa vida, já se alinham em longa fila.
Mesmo assim não quero deixar de aqui expressar os meus votos de que tenhas passado um excelente dia e que continues em 'forma' para poderes prosseguir com o teu esforço de 'puxar' por nós para levar aquela terra e àquela gente mais algum conforto.
É essa a tua grande vitória!

Parabéns!
Abraço
Hélder S.

antonio rodrigues disse...

amigo jose teixeira, espero este dia se repita por muitos e muitos +++ anos pois eu quero ja que começo hoje a dar-te os parabens, ainda me faltam mais e +++ para te dar e desejar muitas felicidades e bom trabalho na tua campanha de ajuda ao povo amigo da guiné que nos temos a honra de ainda hoje passados + de 42 anos/eu de por lá ter estada continuamos a vivar a paixao da guine, um dia deste a gente se encontra pelos lados do milho rei...Antonio Rodrigues

Amsoares disse...

Camarigo José Teixeira!

Feliz aniversário.Que contes muitos com saúde, junto dos que te são mais queridos.

Forte abraço de PARABÉNS

Artur Soares

Anónimo disse...

Pessoas como tu não deveriam morrer nunca.

Um abraço grande

Carvalho de Mampatá

jteix disse...

Parabéns Zé
por mais este aniversário e que seja por muitos e bons anos.

Um grande abraço.
cumprim/jteix

Anónimo disse...

Camarigo José Teixeira

Já passa da meia noite,mas só agora foi possível dar-te os parabéns.

Conta muitos com saúde.

Um abraço

António Marques

Anónimo disse...

Camarigo e Irmão Maioral Zé Teixeira.

Dado que ontem estivo ausente só agora me é possível endereçar os meus parabens, de minha esposa e filho, pela tua passagem de mais um Aniversário Natalício e que fosse com o carinho dos teus mais próximos, a esposa Armanda Teixeira, bem como dos filhos Tiago Teixeira e Ana Teixeira.

O futuro deve estar na nossa mente, o passado é uma recordação, mas o presente está entre nós; Hoje é o presente e isso significa viver cada dia momento a momento, com plenitude, intensidade e entusiasmo.

Passamos pelos mesmos caminhos, tivemos as mesmas dificuldades da avidez da sobrevivência e fomos heróis só prque regressamos ao seio dos nossos mais queridos.

Para ser solidário tem que se nascer com esse dom, tu praticas com a disponibilidade de afecto com o bom povo da Guiné.

Bem hajas meu Irmâo Maioral
Arménio Estorninho

Zé Teixeira disse...

Ao ler as mensagens de carinho que recebi, neste dia do meu aniversário,deixei falar o coração.
Tenho de ter algum cuidado porque como está perto da boca, por vezes atraiçoa-me.
Desta vez passei ao papel o que o coração me queria dizer.

Aqui vai como profundo agradecimento a todos quantos se lembraram de mim neste dia, muito em especial ao Miguel Pessoa e ao Joaquim Peixoto, pelos postes que me dedicaram com tanta imaginação e carinho

O Tempo que passou...
(pela minha vida)

O tempo devora-nos em cada dia que passa.
Vai comendo pouco a pouca a vida.
Quantas vezes tão suavemente, qual traça,
Que a madeira corrói.
Tão suavemente,
Que quase não se sente…
Não dói.
Sente-se sim.
Quando paramos e para trás olhamos.
Há tempos em que a ânsia de viver nos inebria.
Cega nossos olhos,
Abafa a ação do tempo, do dia-a-dia.
Há momentos no tempo que me apetece gritar.
Oh tempo pára. És tão belo!
Esse é o tempo do sonho e da criação,
Do amor e da beleza. Doação
Tempo da liberdade.
Tempo.
Fugaz momento que nos transporta à eternidade,
Alegremente.
É, nesse instante do tempo, que o tempo ganha sentido
E merece ser vivido. Plenamente.
Até a angústia da morte, que com o tempo caminha.
Se ajoelha perante a vida,
Lhe canta um hino, uma ladainha..
Outros tempos há,
Em que o tempo atua com tal dureza.
Rapa, da vida toda a beleza.
Tempo do futuro, que vai passando.
Tempo que me consome, caminhando.
Tempo dum presente que não existe.
Já passou.
Tempo de um passado que me vai matando
Tempo do tempo que meus sonhos levou,
E me deixou penando.
Tantos anos que o tempo me açambarcou…
Quero conjugar o tempo.
No passado,
No presente e no futuro.
No passado, que deixa saudades.
Passado sem saudosismo.
“Antigamente é que era bom”
Um passado que se ausentou,
Mas… lições de vida me deixou.
Passado, onde assenta o tempo construtor,
De um futuro promissor.
Com o que ficou,
Quero construir o presente.
Presente a que se segue sempre,
Outro presente.
Quero vivê-lo intensamente.
Fazer com ele um pacto de amor,
Combater a sua ânsia de me devorar,
Que provoca sofrimento, dor.
Presente que já passou.
Presente que um pouco da vida me levou.
Quero no presente aprender com o passado.
Projetar o meu futuro,
Com a vida que sobrou.
Esperemos, não seja tão duro,
Como o tentam espelhar,
Quero acreditar que é só para assustar.
Tempo que se espalha no horizonte,
Como a água fresca e pura que brota da fonte.
Se “perde” na seca e árida terra,
Transformando-a em vida.
Ato de Amor.
Beleza.
Aprazível lugar.
Espelho.
Que o futuro projeta sem temor.
Ah quanto eu quero parar no tempo!
Absorver do tempo o seu eterno sabor…

No dia em que fiz 65 anos.
Zé Teixeira