segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Guiné 63/74 - P7780: Parabéns a você (216): 96° Aniversário de Clara Schwarz da Silva, nascida a 14/2/1915, uma cidadã do mundo, co-fundadora e professora do Liceu Honório Barreto, em Bissau, cuja presença na Tabanca Grande muito nos honra... (Luís Graça, co-editores, amigos e antigos alunos)



Alcobaça > Martinho do Porto > 21 de Agosto de 2010 > Casa do Cruzeiro (e, a partir de então, sede da Tabanca de São Martinho do Porto > Uma casa comprada,  nos anos 30,  para a Dra. Clara Schwarz  (nascida a 14 de Fevereiro de 1915),  pelo seu pai, Eng. Samuel Schwarz, de origem polaca... A casa tem uma magnífica e luminosa vista sobre a baía e a costa atlântica (com as Berlengas ao fundo)... É aqui que a Clara passa férias  de verão com os filhos, netos e bisnetos...  O seu marido, Dra. Augusto Silva (Ilha Bravo, Cabo Verde, 1912- Bissaui, 1983), fez advocacia em Alcobaça e Porto de Mós, na década de 1940, antes de o casal partir para a Guiné em 1949.




Alcobaça > Martinho do Porto > 21 de Agosto de 2010 > Casa do Cruzeiro > A Clara Schwarz,  uma cidadão do mundo, uma mulher de grande coragem e cultura, que ajudou a fundar o Liceu Honório Barreto, em Bissau, onde foi professora de francês... É licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 


Alcobaça > Martinho do Porto > 21 de Agosto de 2010 > Casa do Cruzeiro > A Clara, mãe do Pepito, e a mãe da Isabel,a  Dona Leonor (que faz anos neste mês, a 16 de Fevereiro)



Alcobaça > Martinho do Porto > 21 de Agosto de 2010 > Casa do Cruzeiro > A Clara, a mãe da Isabel e duas das três filhas da Júlia Neto...


Alcobaça > Martinho do Porto > 21 de Agosto de 2010 > Casa do Cruzeiro  >  Em primeiro palno, a Júlia Neto e a Clara; em segundo plano, o Manuel Reis e duas das filhas da Júlia Neto (e do nosso saudoso José Neto, 1929-2007).

Alcobaça > Martinho do Porto > 21 de Agosto de 2010 > Casa do Cruzeiro > A Clara recebendo mais uma amiga...



Alcobaça > Martinho do Porto > 21 de Agosto de 2010 > Casa do Cruzeiro 
O Pepito, em primeiro plano, com a Alice e a  Isabel Levy Ribeiro... O casal Pepito (guineense) e Isabel (portuguesa), ambos engenheiros agrónomos formados pelo ISA - Instituto Superior de Agronomia da UTl _ Universidade Técnica de Lisboa,   são, para todos nós, seus amigos, um exemplo de vida, de coragem, de solidariedade e de resistência às adversidades... Vivem em Bissau desde 1975, onde fundaram em 1991, com outros guineenses (José Filipe Fonseca, Nelson Dias, Isabel Miranda, Roberto Quessangue,  Rui Miranda...)  a AD - Acção para o Desenvolvimento....



 Alcobaça > Martinho do Porto > 21 de Agosto de 2010 > Casa do Cruzeiro > O 1º do resto da vida da Tabanca de São Martinho... Na foto, eu, de costas, o Pepito, à minha direita, o Teco, à minha esquerda; e em segundo plano, o Manuel Reis, o Jero e o António Pimentel... Faltam aqui os camaradas Zé Teixeira e Xico Allen, bem como a nossa amiga Júlia Neto (que, não estando hoje em Lisboa, por motivos familiares, manda um grande beijinho de parabéns para a sua amiga Clara)...


Fotos: © Luís Graça (2010). Todos os direitos reservados




1. Tal como o ano passado (*), o nosso amigo Pepito veio, de propósito de Bissau para estar na festa dos 96 anos da sua querida mãe, que vive no concelho de Oeiras.  E nós quisemos, mais uma vez, associar-nos a essa festiva efeméride. Temos muito honra em poder cantar-lhe os parabéns, aqui na nossa Tabanca Grande, debaixo do nosso secular e frondoso poilão... A Dra. Clara Schwarz, simplesmente, Clara, para os amigos, é uma figura tutelar e altamente respeitada da nossa Tabanca Grande. O seu amor à Guiné e ao seu povo inspira-nos. Logo à noite estará com os seus filhos, Carlos, Henrique e João, noras, netos, bisnetos, demais família e amigos. E, nós, discretamente, virtualmente, estaremos lá também, para manifestar a nossa alegria por este dia, dia do amor, dia dos namorados, dia da menina Clara...


Estão também de parabéns os seus filhos Carlos Schwarz, mais conhecido por Pepito, o mais novo, bem como o Henrique e o João Schwarz. E, claro, os seus netos, bisnetos e demais família. É um privilégio ter assim uma mãe e uma avó.


Recorde-se que Clara Schwarz da Silva foi casada com o advogado, investigador e escritor Artur Augusto da Silva (1912-1983),  o amor da sua vida,  de quem fala sempre com eterna saudade. Como há dias pôde comprovar a Alice, que esteve lá na sua casa, a Clara continua a ser uma grande senhora, uma verdadeira matriarca, uma Mulher Grande (como diríamos na Guiné), que traz do Séc. XX as melhores e as piores memórias e que se adaptou, tão bem ou melhor do que cada de um de nós, aos progressos do Séc. XXI  (o telemóvel, a televisão, o computador, a Internet, o Skype, o mail, o blogue)… Sai de casa, sozinha, para ir ao médico, movimenta-se em casa com desenvoltura, tem uma memória prodigiosa, fala diversas línguas, como os seus pais, adora ler e ouvir música... Um ser humano com tantos predicados enche-nos de orgulho e até de vaidade, por podermos partilhar do seu convívio e da sua amizade. Em meu nome pessoal, e em  nome da minha família (Alice, Joana e João), deixo-lhe aqui um xicoração muito terno, e a promessa de cá estar/estarmos para comemorar o 1º centenário, em 2015...


Na qualidade de fundador, administrador e editor deste blogue, quero também, em meu nome e dos meus co-editores (Carlos Vinhal, Eduardo Magalhães Ribeiro e Virgínio Briote) e demais colaboradores, das  restantes cinco centenas de amigos, camaradas e camarigos, registados no nosso blogue,  desejar-lhe a continuação de um vida plena, na companhia de todos os que ama e estima.


Mesmo em cima do acontecimento, quisemos pedir a alguns amigos nossos que conhecem a Clara Schwarz,  para lhe escrever, em público, duas palavras bonitas... Começamos por um amigo da casa, o António Estácio, e seu antigo aluno, que foi desencantar mais amigos e condiscípulos... Espero que a Dona Clara recebeça muitos parabéns pelo telefone, de viva voz (telefone: 214 422 060).


2. Mail enviado por L.G.  ao António Estácio (com conhecimento ao António Reis, José Teixeira, e ao  Jero que, entre outros camaradas, o António Pimentel e o Xico Allen,  e  ainda  com o a Júlia Neto e família, estiveram comigo e a Alice, no 1º convívio da Tabanca de São Martinho do Porto,  na casa de verão da Dona Clara, no passado dia 21 de Agosto de 2010; estiveram ainda presentes o Teco e a esposa, além dos anfitriões, o Pepito e a Isabel e as respectivas mães):


A Dona Clara, mãe do Pepito, faz amanhã 96 anos... Gostaria de fazer um pequeno poste de parabéns... Foste aluno dela em Bissau... Não queres escrever duas linhas ? Podes mandar-te até logo à noite...


PS - Há dias a minha mulher, Alice, esteve lá em casa [, em Paço de Arcos,] e levou como ela uns amigos, incluindo  a Alexandrina, esposa do Engº Agr. Manuel Monteiro (da terra da Alice, Marcod e Canaveses e colega de trabalho no Ministério da Agricultura). A Alexandrina (não sei o apelido de solteira...) nasceu em Bissau, como tu, é da tua idade e foi aluna da Dra. Clara... Ela ficou muito sensibilizada... O Manuel Monteiro, por sua vez, foi condiscípulo do Pepito no ISA - Instituto Superior de Agronomia.






Alcobaça e o seu imponente mosteiro cistercense....  Fotos do Jero para a Dona Clara que viveu aqui, nesta vila estremenha, com o marido, nos anos 40...


3. Resposta do JERO:


Caro Comandante


Grato pelo teu "aviso à navegação" permito-me mandar em anexo duas imagens de Alcobaça como "prenda" à Dona Clara Schulz, que passou alguns anos da sua vida em terras de Cister. Votos de um dia muito feliz, partilhados com todos os seus familiares mais próximos .


De Alcobaça com particular estima, JERO




4.  Resposta do Manuel Reis [, foto à esquerda]:


Caro Luís: Quem conheceu a D. Clara não pode ficar indiferente, principalmente nesta data, em que ocorre mais um aniversário.


Senhora amável, duma lucidez invulgar, merece todo o nosso apreço e admiração. Para ela vai um beijinho de parabéns com o desejo que esse dia se repita por muitos e bons anos, com muita saúde. 


Para o seu filho
babado, Pepito, um forte abraço.
Manuel Reis


5. Mensagem do José Teixeira [, foto à esquerda]


Diz o Óscar Wilde: Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existem.


Quem teve o prazer de conhecer a D.Clara e com ela convive, mesmo umas horas apenas, como eu, rapidamente se apercebe quanto a Senhora vive a vida.


Que presença! que força de vontade!


Um beijinho de parabéns, com votos de muita saúde. José Teixeira.






Guiné > Bissau > Liceu Honório Barreto> 1970

Foto: © Arménio Estorninho (2010). Todos os direitos reservados



6. Resposta do António Estácio [, foto à direita]:


Caro Luís Graça


Felicito-te por esta simpática iniciativa de merecida atenção à Dr.ª Clara Schwarz da Silva, uma excelente professora que tive no Liceu de Bissau, à data, Honório Barreto [, hoje Liceu Nacional Kwame N' Krumah].


A Dr.ª Clara Silva foi uma Senhora que muito nos marcou pela simplicidade de trato, a competência com que lecionava a cadeira de francês, a informação acrescida que nos transmitia da cultura e História francesa que conhecia com profundidade, o à-vontade com que nos relacionávamos nas suas aulas onde a liberdade era partilhada e o respeito se equilibrava, o elevado sentido de justiça com que nos classificava, etc.


Reconheço que lhe devo muito da minha aproximação à cultura francesa e, daí, a identidade e o prazer que, ao fim de meio século, ainda nutro de, sempre que posso, "parler".


Com relativa frequência, tenho tido oportunidade de, na última década, estar com ela, nomeadamente, quando me é dado ir ao aeroporto de Lisboa esperar o Pepito - um dos meus maiores amigos e ex-colega do Liceu de Bissau, com quem -  não obstante as décadas já passadas e o termos exercido as nossas profissões em diferentes continentes - reforcei duradoiros laços de Amizade.


No dia do seu aniversário (14 de Fevereiro), saúdo a Dr.ª Clara Silva, desejo-lhe um dia muito feliz, que a boa saúde seja uma constante e que daqui a um ano tenha(mos) a alegria de a voltar a felicitar.


Com muita amizade, consideração e estima, envio-lhe um beijo pelo seu 96º aniversário.


António J. Estácio


7. Segundo mail do António Estácio  (Depois de um falso alarme meu, em que eu lhe mandei um toque, ontem à noite, a dizer que não tinha recebido nada na caixa de correio...)


Ah malandro que me fizeste perder um golo [, do Benfica, presumo...].


Olha, encaminhei o teu e-mail inicial para 49 antigos alunos da Dr.ª Clara, temendo que a maioria só amanhã vá ver o respectivo e-mail....


Como alternativa, dei-lhes o telefone lá de casa.


Com amizade e, DESDE QUE SAIBA E POSSA, sempre ao dispor


António J. Estácio




8. Mensagem de João Firmino:


Meu caro Luís Graça


Através do António Júlio Estácio recebi a tua mensagem sobre o aniversário da Drª Clara. Deve ter havido lapso no dia, uma vez que eu tenho anotado dia 15/3ª feira. Fui aluno da Drª Clara e colega do filho, o Pepito. Mais tarde regressei à Guiné em comissão.


Aproveito para te dar os parabéns pelo teu excelente site.


Drª Clara:


É com imensa alegria que a "vejo" completar mais um aniversário. É com saudade que neste momento me imagino novamente sentado nos bancos do nosso Liceu Honório Barreto. Foram tempos que, como sabe, todos nós gostamos de recordar.


Envio-lhe um grande beijo de parabéns e aproveito para lhe pedir que, quando falar com o Pepito, lhe dê um abraço meu.


João Ramiro Caldeira Firmino






Guiné-Bissau > Bissau >  O Antigo Liceu Honório Barreto, hoje Liceu Nacional Kwame N' Krumah]. Fonte: Blogue Liceu Nacional Kwame N' Krumah (com a devida vénia...)


9. Mensagem do António Estácio para o Eng.º Manuel Monteiro


Não nos conhecemos mas temos amigos comuns como o Pepito e o Luís Graça, admitindo que outros haja de Agronomia onde, quanto sei, se licenciou, de que avanço o Prof. Virgílio Loureiro, o Prof. Dionísio, vulgo "Bacus", os Paisagista António Saraiva, Alho e Carvalho de Vasconcelos, o Prof. de Silvicultura Francisco Castro Rego e outros, admitindo que mesmo aí no Marco esteja o filho dum antigo Prof. do Liceu de Bissau, o Rui Brandão que salvo erro se licenciou em Direito.


Bem, serve esta para lhe dizer que, se bem percebi ao Luís Graça, a (Alice) esposa dele e a sua foram há dias a casa da mãe do Pepito e que sua esposa, de seu nome Alexandrina, fora aluna da Dr.ª Clara no Liceu de Bissau.


Ora como eu nasci e me criei na Guiné, tendo estudado no referido Liceu fiquei intrigado em querer saber de quem se trata.


Antes, porém, de avançar seja-me permitido identificar:


Chamo-me António Júlio Emerenciano Estácio, nasci em 1947 em Bissau, estudei no Liceu "Honório Barreto" até 1964, altura em vim para Portugal a fim de tirar o Curso de Regente Agrícola na antiga Escola Nacional de Agricultura da Bencanta, em Coimbra.


Posto isto segui para Angola onde estagiei na II Brigda do Instituto de Algodão de Angola, na Baixa de Cassange, no Distrito de Malange.


De volta a Portugal cumpri serviço militar obrigatório, tendo, de 1970 a 72, estado em Angola.


Em Setembro de 72 rumei a Macau, como ténico da delegação local da Missão de Estudos Agronómicos do Ultramar (MEAU), tendo permanecido pouco mais de 26 anos em Macau, mais concretamente até Dez. de 1998.


Daí para cá resido no Concelho de Sintra, mais concretamente no Algueirão.


Posto isto, se não se importa gostaria de ser esclarecido:


(i) A sua esposa chama-se Alexandrina?;


(ii) Estudou no Liceu de Bissau,  tendo sido aluna da mãe do Pepito?;


(iii) Como só pelo nome não vou lá,  gostaria de saber qual o tempo de permanência dela na Guiné e bem assim o período em que frequentou o Liceu de Bissau e o apelido ou referência familiar.


É que nunca se sabe se a sua esposa e eu não nos conhecemos e em caso afirmativo de quem se trata que não consigo lá chegar.


Como deve saber, todos os anos é norma um almoço de naturais e amigos da Guiné, promovido por um grupo de antigas alunas do Liceu de Bissau, estando em crer que a vossa presença no próximo almoço (deve ser no início de Maio) permitirá rever velhos condíscipulos e, sobretudo, amigo/as.


Quanto a meu respeito se mais alguma informação pretender recolher tenha a bondade de me contactar, quer directamente por e-mail, quer pelos telef. 219229058 ou 962696155.


Grato pela atenção dispensada subscrevo-me atenciosamente


António J. Estácio



10. Mensagem do Manuel Monteiro e esposa, Xanda, antiga aluna da Dra. Clara Schwarz:


Carissímo Luis: Somos o Manuel e a Xanda e estamos muito contentes por saber que a Dra Clara faz hoje 96 anos . A Xanda relembra com muita alegria os tempos em que a teve como professora pois, para além de Mestra,  foi uma pessoa que a fez perceber melhor o mundo que a rodeava.   O reencontro passados tantos anos foi uma grande Emoção e a Vida , Alegria e Clareza que mantém são espantosos . Muitas felicidades ,muita saúde e muito amor. Parabéns.


11.  Do João Galvão, amigo do António Estácio e do Pepito, aluno da Dra. Clara, no Liceu Honório Barrto, em Bissau:


Por 'convite' do meu colega e amigo António Julio Estácio, aproveito a 'boleia' deste endereço eléctronico para fazer chegar à minha infinitamente estimada professora D. Clara Szchwarz da Silva, mãe do meu amigo Pepito, os meus sinceros votos de um dia feliz,  rodeada de todos quantos lhe são queridos (e não serão poucos, se ela pudesse contar os seus ex-alunos do Liceu Honório Barreto em Bissau!).


Esses votos vêm da parte do ex-aluno João António Galvão dos Reis Borges. Os meus sinceros agradecimentos ao detentor deste correio eléctronico pela oportunidade que me proporciona em associar os meus votos aos demais.


12. Mensagem de Manuel Amante [, foto à direita] 

Acabo de falar com a minha antiga e adorada professora de francês do primeiro ciclo liceal. Fizemos uma boa prosa de conversa recordando os tempos antigos do Liceu Honório Barreto. Deixava-nos a nós todos impressionados pela forma disciplinadora, mas muito carinhosa, com que a todos tratava, sem fazer nenhuma diferença. Tinha uma áurea de educadora que lhe acompanhava e que, pelos vistos, não desapareceu pelas fotos que vi há pouco. Um momento muito feliz para mim ter podido falar com a Dra. Clara após 46 anos. Graças ao Luís Graça e ao nosso blogue. Momentos e recordações mil que aqui encontramos. Manuel Amant


13. Mais mensagens chegadas da parte da tarde:

(i) Maria Estela Guedes (presumo que seja a esposa do Teco, que também  estev e connosco em 21 de Agosto de 2010, em São Martinho do Porto

Olá, Luis Graça. Meu texto para o aniversário: "Beijos e um abraço reconhecido para a D. Clara, no dia do seu aniversário, da amiga e ex-aluna Maria Estela Guedes". Um abraço, Estela


(ii) De João Câmara:

Aproveitando a boleia, do Luís,  quero deixar à Drª Clara Silva votos de um feliz aniversário e desejos de que venha ainda a festejar muitos mais. João Câmara Manoel
(iii) Da Marieta Ribeiro

A mensagem do Toninho [ António Estácio, ] só chegou hoje, portanto não sei se vou um pouco atrasada, mesmo assim, não queria deixar de escrever algumas linhas por ocasião do aniversário daquela que foi a minha professora mais querida.

Espero que este dia seja de grande alegria, e que se repita por muitos anos. Que chegue aos CEM, para que possamos renovar estes votos, e, quem sabe, fazê-lo presencialmente.

Um grande Abraço, e muitas felicidades, Marieta

____________

Nota de L.G.:


(*) Vd. poste de 14 de Fevereiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5813: Parabéns a você (79): Clara Schwarz da Silva, 95 anos, uma grande senhora, viúva de Artur Augusto da Silva, mãe do nosso amigo Pepito, leitora do nosso blogue, novo membro da Tabanca Grande (Luís Graça)


Último poste da série > 10 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7752: Parabéns a você (215): José Brás, ex-Fur Mil da CCAÇ 1622, Mejo, 1966/68 (Tertúlia / Editores)

 

7 comentários:

Anónimo disse...

Acabo de falar com a minha antiga e adorada professora de francês do primeiro ciclo liceal. Fizemos uma boa prosa de conversa recordando os tempos antigos do Liceu Honório Barreto. Deixava-nos a nós todos impressionados pela forma disciplinadora, mas muito carinhosa, com que a todos tratava, sem fazer nenhuma diferença. Tinha uma áurea de educadora que lhe acompanhava e que, pelos vistos, não desapareceu pelas fotos que vi há pouco. Um momento muito feliz para mim ter podido falar com a Dra. Clara após 46 anos. Graças ao Luís Graça e ao nosso blogue. Momentos e recordações mil que aqui encontramos. Manuel Amante

Anónimo disse...

À D, Clara não só os votos de que tenha passado um dia feliz, na companhia dos que mais ama, mas tambem votos de que continue na nossa companhia por muitos e bons anos.

José Martins
Natural de Leiria e Guinéu por opçao.

Anónimo disse...

Para a Sra. Dra. D. Clara as melhores felicitações pelo seu aniversário.

Mário Fitas

Anónimo disse...

Luis Conduto para luisgracaecama.
mostrar detalhes 20:31 (há 3 horas)
Mail de Luís Conduto, enviado às 20h31:


Assunto - 96º aniversário da dra. Clara Silva

Tive a felicidade de ter sido seu aluno entre 57 e 61.

Apesar de já terem passado alguns anitos, esta foi das professoras e personalidades que nunca mais ninguém esquece!

É com o maior carinho que a felicito por este aniversário e lhe desejo as maiores felicidades.

Luis Manuel Conduto

lmconduto@netmadeira.com

Anónimo disse...

Dra. Clara Schwarz

Minha Senhora, peço que aceite os meus respeitos e a minha admiração, por ser a pessoa que todos os seus ex-alunos retratam, como sendo uma excepcional professora e amiga, sem deixar de ser disciplinadora, duas qualidades que se confrontam muitas vezes, por não ser fácil conjugá-las.
Que bom deve ser, ver reconhecidos os méritos, por alunos que hoje sabem valorizar as suas qualidades.
É para além disso uma alegria, saber que chega a essa bonita idade
dona das suas faculdades e portanto da sua autonomia.
Por tudo o que fez em prol da sociedade, pela sua força e vontade, pela sua expressão, que nos mostra uma mulher bonita, física, intelectual e humana, permita-me que lhe dê um beijo.

Espero puder cumprimentá-la em 2015


Felismina Costa

admor disse...

Exma. Sra. Dra. Clara Schwarz Silva

Só pela bonita idade que tem merece os parabéns de toda a gente.

Por aquilo que os seus antigos alunos dizem da Sra. merece muitos mais parabéns.

Os meus respeitos e mais uma vez parabéns por tudo.

Adriano Moreira

Littleines disse...

Ela e uma pessoa linda, intelligente, sempre com um sorriso, sempre com vontade de se rir, mesmo quando as coisas estao mal. Tenho immenso orgulho de ter uma avo tao fantastica como a Calinhas! Obrigada por ter escrito isso tudo sobre ela!