quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Guiné 63/74 - P7795: Álbum fotográfico do Arménio Estorninho (CCAÇ 2381, Ingoré, Aldeia Formosa, Buba e Empada, 1968/70): Cherno Rachide e a festa do fim do Ramadão, Bissau, 1970



Guiné> Bissau> Parque Teixeira Pinto> 1970 > Após o final do Ramadão,  no dia seguinte,  efectuara-se um acto religioso de encerramento e o local escolhido fora o Parque Teixeira Pinto.  Dessa festa muçulmana, o Arménio Estorninho captou uma série de imagens, sob a forma de slides.... Na cerimónia estavam presentes Autoridades Religiosas e Tradicionais, bem como Militares e Civis, com destque para o  Governador General Spínola. 


Legenda da foto, acima: "A batucar para se obter silêncio e a fim de observar-se para a hora da Oração".





Guiné> Bissau> Parque Teixeira Pinto> 1970 > Festa do fim do Ramadão > "Chegada a hora da Oração do meio da tarde Salat’ul Assr e,  segundo o Profeta Muhammad,  deve-se fazer o chamamento das pessoas para o acontecimento....No ofício Islâmico feita a chamada, são todos iguais e não há lugares reservados".



Guiné> Bissau> Parque Teixeira Pinto> 1970 > Festa do fim do Ramadão >  "Chefes Religiosos, estando presente o Grande Marabu Cherno Rachide, de Aldeia Formosa,  que enverga uma estola rosa. Preparam-se citando Iqámah, Cad Gámatis Salah (a Oração está pronta), posicionam-se com a mão direita sobre a esquerda wuquf, recitam o 1º Capitulo do Alcorão (Sura Al Fatiha) e seguido de outra passagem.  



Guiné> Bissau> Parque Teixeira Pinto> 1970 > Festa do fim do Ramadão > "O Chefe Religioso Cherno Rachide, está a acomodar-se para a Oração. Aquando eu clicava para os slides, duvidei do Chefe Religioso que se levantara e devido à sua atitude de altivez (tratara-se de concordância ou de discordância)".


Guiné> Bissau> Parque Teixeira Pinto> 1970 > Festa do fim do Ramadão  > "Oração em Congregação Jamah, os Crentes sentados sobre as pernas Juluç, dizem Subhana Rabiyal ála (Glória a Deus Omnipotente) e repetindo três vezes. Depois reclinam-se para prostração Sujud e repetindo também estes movimentos durante a Oração Adán. No slide  vemos à direitos dois altifalantes: a amplificação do som facilitava a sincronia das orações e por conseguinte também dos gestos".



Guiné> Bissau> Parque Teixeira Pinto> 1970 > Festa do fim do Ramadão > "Em Oração os Crentes citam Alláhu Akbar (Deus é Grande), com os bicos dos pés, os dois joelhos, as duas mãos, a testa e o nariz de maneira a tocarem o chão (em posição de prostração Sujud). Oração em Congregação, os Crentes em disciplina seguem os movimentos do Imã e sem anteciparem nenhum gesto dos actos".  



 Guiné> Bissau> Parque Teixeira Pinto> 1970 > Festa do fim do Ramadão > "Em Oração do meio da tarde Salat’ul Assr e no acto de posição de prostração Sujud "




Guiné> Bissau> Parque Teixeira Pinto> 1970 > Festa do fim do Ramadão > Espontânea colocação de um manto, sobre as cabeças de vários Imãs. Os Imãs sob um manto fazem as preces finais e segue-se Assalá Alaikum warahmatlláh a paz e a misericórdia de Deus estejam convosco. Terminado o ciclo, todos os Crentes levantam-se e dizem Alláhu Akbar (Deus é Grande)"...




Fotos (e legendas) : © Arménio Estorninho (2011). Todos os direitos reservados




1. Fotos do álbum do Arménio Estorninho, que reside actualmente em Lagoa, Algarve, e que foi  1.º Cabo Mec Auto Rodas, CCAÇ 2381,IngoréAldeia Formosa, Buba e Empada (1968/70). 


O Arménio é autor da série As Minhas Memórias da Guerra, entre outras. É um bravo e leal camarada que respondeu, de imediato, ao meu pedido de envio de cópia dos seus slides do Cherno Rachide, na seu sequência do poste P7675.


Acontece que está em Lisboa o nosso querido amigo Pepito: parte 6ª para a a Guiné e leva, finalmente com ele, as tão desejadas amplicópias, em papel, do Cherno Rachide, extraídas de imagens digitalizadas disponibilizadas, em tempo recorde, tanto pelo Arménio como pelo Vasco da Gama. O Pepito irá entregar estas fotos ao filho dele, e seu amigo, o Califa Aliu Djaló.  Já o pai do Pepito, o advogado Artur Augusto Silva (1912-1983), era amigo +pessoal e admirador do Cherno Rachide, falecido em Setembro de 1973.


Recorde-se aqui o comentário deixado aqui pelo Arménio, ao citado poste P7675, com data de 27 de Janeiro último:


(...) "Dirigindo-me mais propriamente a Pepito, digo que permaneci em Aldeia Formosa (Quebo) e nos anos de 1968/69, tendo a oportunidade de conhecer o Chefe Religioso Cherno Rachide, alguns filhos e o seu local de residência.

"De bom grado estou disponível para facilitar que as minhas fotos sirvam para uso pessoal do Chefe Religioso Sekuna e seus familiares.

"Sugiro que no nosso Blogue seja visitado o Poste P6918, encerramento do Ramadão em Bissau-
1970 (Mata Teixeira Pinto) e em  fotos 4, 8, 9 e 10, estando o então Chefe Religioso Cherno Rachide (com uma estola cor de rosa), ladeado por outros Imãs e me parece também por seus filhos.

"Porque são passados 41 anos muito se perde no sotão da nossa memória, por isso caso algo esteja errado peço que me corrijas e grato ficarei. Alláhu Akbar (Deus é Grande).

"Com um abraço extensivo a Aldeia Formosa (Quebo). Arménio Estorninho. CCaç 2381 - Aldeia Formosa".



 Republicam-se algumas dessas fotos, agora em formato extra-largo, com as legendas do autor. Aproveito para publicamente, em meu nome e do nome do Pepito, agradecer a pronta colaboração do Arménio bem do Vasco da Gama. (LG)

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Camarigos Luís Graça e Pepito, Saudações Guinéuas.

Vendo agora as fotos estão ainda com mais beleza, a sua amplitude panorâmica com suas cores mais nitidas e assim apresentam ainda melhor a particularidade visual dos actos religiosos praticados.

Ao Camarigo Pepito com o qual já houve contacto telefónico, que faça uma boa viagem (hoje) para a sempre lembrada e saudosa Guiné.

Com um Abraço, manga di mantenhas
Arménio Estoninho

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Arménio: De facto, as tuas belas fotos do Ramadão mereciam outro destaque... Foi o que fiz, embora continue a merecer uma visita o poste onde tens a sequência completa do acontecimento, a festa do fim do Ramadão, em 1970.

Dou-te os parabéns pelo teu sentido de oportunidade como "repórter de ocasião" e pela tua surprendente (ou talvez não, para um algarvio...) cultura islâmica.

O Pepito acabou de me telefonar. Ficou cá mais dois dias, vai embira amanhã... A mãe da Isabel, a Dona Leonor, fez 84 anos, ontem... Houve mais festa lá em casa, depois dos anos da Dona Clara...

Estava muito contente porque vai levar com ele as tuas fotos e as do Vasco da Gama para o Califa Aliu Djaló,que sucedeu ao seu irmão Sekuna, depois deste morrer... (Ambos filhos do Cherno Rachide, que tu e eu conhecemos; eu, superficialmente, aquando de uma visita dele a Bambadinca, em 1970, se não erro).