quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Guiné 63/74 - P7796: Os nossos médicos (21): É falso que a CCAÇ 2796 tenha sido evacuada de Gadamael para Bissau, por recomendação médica (Morais da Silva, ex-Cap Art)



Guiné > Região de Tombali > Gadamael - Porto > s/d> Aquartelamento, com o espaldão, em primeiro plano, o obus 14 (e não a peça de artilharia 11,4), cujo espladão está em construção. Ao fundo, a tabanca (reordenamento feito pelo exército).


Foto: Autor desconhecido. Álbum fotográfico Guiledje Virtual. Gentileza de:
 © Pepito/ AD - Acção para o Desenvolvimento (Bissau) (2007). Direitos reservados (Editada por L.G.).


1. Mensagem do Cor Art Ref António Carlos Morais da Silva, que foi comandante da CCAÇ 2796 (Bissau, Gadamael e Quinhamel, 1970/72):

 Data: 10 de Fevereiro de 2011 23:16
Assunto: P7756 - Desmentido
Caro Dr Luís Graça:

Desculpará que o volte a incomodar mas peço-lhe o favor de publicar o meu desmentido formal ao que está escrito no P7756 de 10 de Fevereiro de 2011  e que transcrevo:

 "( ...) Fiz também Guileje com o famosíssimo Cap Parracho que cumprimento também, e Gadamael com o Cap Silva, das Operações Especiais, a quem tive que passar a certidão de óbito por morte em combate, e que recordo com muita saudade (Gadamael era o pior buraco do sul; a companhia que então lá estava teve que ser evacuada para Bissau por minha recomendação)." (*)


Esta afirmação é de Amaral Bernardo, então médico pertencente à CCS/BCaç 2930, de Catió.

A informação de que a Companhia de Gadamael (CCaç 2796) foi evacuada para Bissau por sua recomendação é FALSA e IMPERDOÁVEL.

Este médico deve ter andado distraído durante 11 meses (desde 24 de Janeiro de 1971 quando faleceu em combate o Capitão Assunção Silva, comandante da CCaç 2796, até Dezembro de 1971 quando Amaral Bernardo diz ter sido rendido e seguido para Bissau).


Não sei se havia um ou dois médicos no sector do BCaç 2930 e por isso queira Deus que o autor da falsidade não seja o médico que em 8 de Maio de 1971, estando ocasionalmente em Cacine, se recusou a embarcar num sintex para socorrer 4 militares gravemente feridos em resultado de uma flagelação no fim do dia (que também provocou mais 2 mortos militares) e que, desde então, nunca mais permiti que pusesse os pés em Gadamael.

A CCaç 2796 não foi para Bissau,  como falsamente afirma Amaral Bernardo.

Permaneceu em Gadamael até Fevereiro de 1972 (esteve pois 14 meses em Gadamael e não foi evacuada para Bissau) sob o meu comando, que assumi em imediatamente após a morte de Assunção Silva e mantive, a meu pedido, até ao fim da comissão em Outubro de 1972.

Morais da Silva (coronel, ex-capitão comandante da CCaç 2796).

P.S. É com muita dor que, após 41 anos, sou obrigado a recordar e trazer à tona do meu íntimo uma das piores noites que tive em combate. Perdi soldados, desesperei com os feridos graves e dói-me ter que voltar a recordar a cobardia do médico que não foi capaz de cumprir a sua missão onde era absolutamente necessário.

Repito o que já deixei claro. Não sei se era Amaral Bernardo o médico que estava em Cacine em 8 de Maio de 1971.
 Os meus cumprimentos

António Carlos Morais da Silva 

Amadora
www.moraissilva.com

2. Comentário de L.G.:

Devido à delicadeza do assunto, e por estar em causa a honra e o bom nome de dois camaradas nossos, pedi de imediato ao Amaral Bernardo para confirmar ou desmentir o teor da mensagem do antigo comandante da CCAÇ 2796. As alegações do médico, que trabalha no Porto,  irão ser publicadas a seguir a este poste ou ainda hoje, até ao fim do dia.  

Só agora recebi o texto definitivo do Amaral Bernardo, bem como uma série de fotos do seu tempo de Guiné,  razão por que também só hoje se divulga o desmentido do Morais  da Silva que, recorde-se, foi , no CTIG, Instrutor da 1ª CCmds Africanos, em Fá, adjunto do COP 6, em Mansabá, e comandante da CCAÇ 2796, em Gadamael.

Como escreveu o Morais da Silva no nosso blogue, “avancei no fim de Janeiro de 1971 para o comando da CCaç 2796,  em Gadamael,  quando da morte em combate do seu comandante, meu camarada de curso e amigo Capitão de Infantaria Assunção Silva. Fiquei, a meu pedido, no comando desta companhia até ao final da comissão em Outubro de 72”  (Poste P6690).
_______________

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste de 10 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7756: (Ex)citações (129): Os nossos médicos Mário Bravo e Amaral Bernardo saúdam a entrada, na Tabanca Grande, do José Figueiral (... e o regresso à família de Bedanda)

Neste poste cita-se um outro mais antigio, onde vem a afirmação Amaral Bernardo agora contestada pelo M;orais Siilva:

9 de Janeiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1471: O tenente miliciano capelão Mário Oliveira, Catió. BCAÇ 2930 (Amaral Bernardo)



(...) O Mário de Oliveira que está com o Mário Bravo não tem nada a ver com o Padre Mário de Oliveira da Lixa. É o capelão da CCS do BCAÇ 2930, sediada em Catió, sede do batalhão, a que ambos pertencemos: (i) embarque no Carvalho de Araujo, que ardeu no caminho; (ii) chegada a Bissau em 4 de Dezembro de 1970; (iii) e regresso em 14 de Outubro de 1972.

O Mário de Oliveira é meu afilhado de casamento!... O Mário Bravo foi-me render a Bedanda (onde estive 13 meses com o capitão Ayala Botto, que cumprimento).

Fiz também Guileje com o famosíssimo Cap Parracho que cumprimento também, e Gadamael com o Cap Silva, das Operações Especiais, a quem tive que passar a certidão de óbito por morte em combate, e que recordo com muita saudade (Gadamael era o pior buraco do sul; a companhia que então lá estava teve que ser evacuada para Bissau por minha recomendação). Só voltei a ver o Mário Bravo há dias, aqui no hospital onde trabalho e lhe dei um abraço e o endereço do blogue. (...)

Último poste desta série >  2 de Agosto de 2010 > Guiné 63/74 - P6817: Os nossos médicos (20): O atentado contra o Cap Mil Med José Joaquim Magalhães de Oliveira, de que eu fui testemunha (Augusto Inácio Ferreira, 1º Cabo Op Cripto CCAV 2482, Fulacunda, 1969/70)

 Recorde-se igualmente que a CCAÇ 2796 foi mobilizada pelo RI 1, era independente, partiu para a Guiné em 31/10/1970 e regressou à Metrópole em 5/10/1972... Esteve em Bissau, Gadamael e Quinhamel. Comandantes: Cap Inf Fernando Assunção Silva (morto em combate); e Cap Art António Carlos Morais da Silva.

4 comentários:

Anónimo disse...

A fotografia é de gadamael e o que se vê é a construção de um espaldão do obus 14.Em fundo é efectivamente o reordenamento que no meu tempo era onde se encontrava uma Ccav e entre estes foi construída a nova pista.
C. MARTINS

Anónimo disse...

Camarada C Martins:
Desta vez, não resisto à coriosidade que me desperta a referência que leio nos vossos comentários á "nova pista", "rua principal", "reordenamento da população", etc. No meu tempo, o aquartelamento era de "risca ao meio", ou seja, a estrada ladeada de construções mais ou menos alinhadas com as casas que já lá existiam.
Se não for pedir muito,localiza-me as instalações referidas e a instalação dos Obuses, fece ao aquartelamento primitivo. Obrigado
Manuel Vaz

Unknown disse...

Boa resposta Cap. mas peca por ser muito meiga. os GAVIOES DE GADAMAEL ficaram la ate serem rendidos

CARLOS BOTO

Unknown disse...

Boa resposta Cap. mas peca por ser muito meiga. os GAVIOES DE GADAMAEL ficaram la ate serem rendidos

CARLOS BOTO