quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Guiné 63/74 - P7797: Notas de leitura (203) Estudos Sobre o Tifo Murino na Guiné Portuguesa (Mário Beja Santos)

1. Mensagem de Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, Comandante do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 15 de Fevereiro de 2011:

Queridos amigos,
A Tina Kramer, que em tempos pediu a ajuda do blogue por razões do seu doutoramento (em preparação) em que vai abordar as memórias dos ex-combatentes dos dois lados, já chegou a Bissau e procede às primeiras investigações. O seu intérprete é o Abudu Soncó.
A Tina promete escrever mais tarde no blogue as suas impressões de viagem. Oxalá que seja bem sucedida e traga dados inéditos sobre as memórias que ali coligimos no nosso blogue.
Junto fotografias que tirei de um daqueles livros horríveis em que se dissecam ratos à procura de tumores, enquanto folheava o livro na Feira da Ladra até me senti agoniado. Depois veio a recompensa, estas pequenas preciosidades que junto.
O livro para o blogue.
Cada vez que vejo estas imagens muito belas de solidariedade como as da tabanca de Matosinhos, penso sempre que podíamos promover a venda destes livros para fazer mais filantropia com quem tanto precisa. Talvez esta sugestão pegue: às sextas-feiras à noite fazermos leilões de dádivas a pensar num objectivo concreto.

Um abraço do
Mário


O Bairro do Pilum, com Bissau ao fundo, há mais de 60 anos

Beja Santos

O comandante Sarmento Rodrigues é o governador que introduz a viragem naquela Guiné praticamente desconhecida na sede do Império. Não só transforma Bissau numa cidade colonial moderna como imprime a nível do conhecimento transformações que, sem exagero, foram inacreditáveis para o espírito da época. Basta pensar no Centro de Estudos da Guiné Portuguesa, no Boletim Cultural da Guiné Portuguesa, nas infra-estruturas abarcando a meteorologia, o combate à doença do sono, o hospital civil, as múltiplas missões científicas, desde as geo-hidrográficas como as zoológicas. Tudo está identificado, António Duarte Silva no seu importante estudo intitulado “A Invenção e a Construção da Guiné-Bissau” documenta inequivocamente esta governação modelar onde se procurou subtrair a Guiné e a sua história do tratamento folclórico e exótico, repondo-a no eixo da civilização.

Foi sobretudo no período do conflito político-militar de 1998-1999 que se perdeu parte significativa do acervo documental que é património do país, tal foi a barbárie da presença senegalesa no INEP (e não só). Várias instituições têm procurado restaurar parte dos danos, pude assistir a uma exposição denominada “Raízes” e onde se mostravam fotografias que antes de intervenção estavam seriamente danificadas e que faziam parte do arquivo fotográfico do INEP.

Dentre os estudos científicos deste período áureo, desencantei na Feira da Ladra um livro que interessa aos especialistas em medicina veterinária “Estudos sobre o Tifo Murino na Guiné Portuguesa”, é seu autor um importante cientista da época João Tendeiro. Como é evidente, não vamos aqui analisar o tifo murino, uma doença infecto-contagiosa dos ratos susceptível de atingir o homem. Na época, esta questão de saúde pública era preocupante atendendo à falta de higiene e saneamento básico. O que acontece é que no interior da obra, para além dos cadernos revelando corpos ao microscópio, para além dos gráficos e imagens de ratos infectados, o autor exibe fotografias de inegável interesse como os arredores de Bissau (caso de Intim e Pilum de Baixo), a fotografia do Laboratório de Veterinária e Indústria Animal bem como a Granja Agrícola e Pecuária de Pessubé, na época a vanguarda experimental no domínio agrícola, foi aqui que Amílcar Cabral começou o seu trabalho quando chegou à Guiné, em 1952.

Mostram-se as fotografias que devem ter sido tiradas na época da missão, na segunda metade dos anos 40. O Pilum de Baixo (ou Cupelum) estava fora de Bissau, a Granja tem um aspecto familiar, parece que ao tempo não havia grandes problemas com a densidade demográfica…

Por se tratar de uma pequena raridade, fica a pertencer ao blogue.

Arredores de Bissau – Pilum de Cima

Caminho para o Pilum. Ao fundo, Bissau

Bairro indígena da Granja Pecuária de Pessubé
____________

Nota de CV:

Vd. poste de 12 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7769: Notas de leitura (202): Política Cultural Portuguesa Em África O Caso da Guiné-Bissau, de Mário Matos e Lemos (Mário Beja Santos)

Sem comentários: