domingo, 20 de fevereiro de 2011

Guiné 63/74 - P7825: Os nossos médicos (24): Convite ao Cor Art Ref Morais da Silva para "partir mantenha", quando vier ao Porto (Amaral Bernardo)





Guiné > Região de Tombali > Bedanda (?) > 1971 >   Foto do Álbum de Amaral Bernardo, ex-Alf Mil Med, CCS / BCAÇ 2930 (Catió, 1970/72)... Junto ao obus (não se percebe se está inoperacional, ou se está camuflado)... Recorde-se que ele esteve em Bedanda, durante todo o ano de 1971, tendo sido rendido no final do ano pelo Mário Silva Bravo. Ambos são formalmente membros da nossa Tabanca Grande.

Foto: © Amaral Bernardo (2011). Todos os direitos reservado

1. Mensagem do nosso camarada e amigo Amaral Bernardo, médico e professor universitário, dirigida ao Cor Art Ref Morais da Silva,  também professor universitário, com um Post Scriptum ao editor L.G.:

Senhor Coronel Morais da Silva,

Apesar de o senhor entender, a propósito de um acidente que poderia ter acontecido a qualquer mortal e não necessariamente a um médico, me colar a mim, médico, a essa situação, independentemente das consequências para mim, não me deve qualquer pedido de reparação (simples desculpas, nem que seja a fazer figas), porque a sua estrutura e orgulho de militar não lho permitem fazer publicamente. Não obstante, eu gostaria de me encontrar consigo, para exorcizar. 


O senhor tem as minhas coordenadas. Aguardo que me envie as suas. Será o sinal de que o senhor também desejará falar nestes lamentáveis assuntos, longe deste palco, com a sinceridade e, porque não, a humildade que merece. Se assim o entender, partiremos mantenha  e um café - e, porque não,  um almoço -,  aqui nesta cidade que é "uma naçõn"... à moda do Porto, claro!

Por mim dou este assunto encerrado, aqui. Amaral Bernardo [, foto à esquerda].


PS -  Luís, agradeço-te a maneira com conduziste este delicado assunto.Sai enaltecido este espaço que comandas e principalmente tu. Tenho duas ou três notas breves para te enviar, mas vou deixar que isto serene mais. Se vieres à Tabanca de Matosinhos ou ao Porto, liga-me .Diz ao homem do blogue aqui do norte que me contacte. Queria ir encontrar-me com a malta de Bedanda. Obrigado. Abraço forte. AB

_________________

Nota de L.G.:

3 comentários:

Anónimo disse...

Poderemos continuar a conversa no Porto ou aqui em Lisboa mas terá que fazer o favor de me facultar o seu endereço de e-mail.
Cpts
Morais Silva
antoniocmsilva@netcabo.pt

Anónimo disse...

O obus parece-me que está em "stand-by".Eu se estivesse no lugar do Coronel Morais da Silva perante o comportamento inqualificável desse médico(que não foi obviamente o Dr. Amaral Bernrdo)teria provavelmente reagido de uma forma bem mais contundente. Imagino-me com o estado de espirito que tinha nessa altura... e teria tomado uma atitude radical.. deixo à vossa imaginação.

Médico e ex-artilheiro em gadamael numa altura posterior aos factos
C. Martins

Anónimo disse...

amaralbern@gmail.com