sexta-feira, 18 de março de 2011

Guiné 63/74 - P7962: Efemérides (63): 17 de Março de 1971, o regresso casa, no T/T Uíge, cansados da guerra: foi há 40 anos! (Tony Levezinho / Humberto Reis / Luís Graça)








T/T Uíge > 17 Março de 1971 > Dia da partida de Bissau para Lisboa. Regressávamos da guerra, cansados da guerra,  uns mais apanhados do clima  do que outros, alguns com chumbo no corpo (o Pina, o Fernandes, por exemplo, enquanto o Marques, o António Fernando Marques,  iria fazer outra comissão no Hospital Militar Principal, na sequência da mina A/C em que ele caiu com mais o 4º pelotão)...

Regressávamos  num navio da marinha mercante da Companhia Colonial de Navegação (uma empresa, fundada em Angola em 1922, para assegurar os transportes marítimos das colónias portuguesas com a Metrópole, sendo o paquete Vera Cruz o seu navio mais emblemático)... Uíge, de seu nome. Niassa, para lá. Uíge, para cá. 


Como se tudo continuasse como dantes e a vida corresse normalmente,  nessa viagem de regresso à Pátria (e à impossível normalidade, já que as nossas vidas nunca mais seriam como dantes),  servia-se a bordo, na classe turística, reservada aos sargentos,  uma sopa de creme de marisco, seguida de um prato de peixe (Pescada à baiana) e um de carne (Lombo Estufado à Boulanger)... Sem esquecer o luxo de uma sobremesa: a bela fruta da época, o bom café colonial, o inevitável cigarro a acompanhar um uísque velho, antes de mais uma noitada de lerpa ou de king... ou de mais uns uísques... Enfim, as pequenas delícias do sistema...

Obrigado ao Humberto Reis e à sua memória de elefante por me lembrar ontem, em comentário ao poste P7957,  que o 17 de Março de 1971 foi o primeiro dia do resto das nossas vidas...  E já lá vão 40 anos!...


Nomes e moradas de alguns de nós, furriéis milicianos da CCAÇ 12 (eram todos de rendição individual)  ficaram registados, entretanto,  numa folha de papel, nas costas da ementa do jantar a bordo, tavez no último dia, seguramente no alvoroço do regresso...

Alguns de nós nunca mais se voltaram a encontrar: foi o caso do Luciano Severo de Almeida, natural do Montijo, desaparecido em condições trágicas (ao que me contaram mais tarde) ... O António Branquinho (não confundir com o homónio do Pel Çaç Nat 63, que vive hoje na Covilhã, e que era nosso vizinho de Fá Mandinga, ele e o Alfero Cabral), esse, voltou para a Évora (e nunca mais deu sinais de vida), o Fernandes para o Barreiro e para a CUF, o Levezinho para a Sacor (mais tarde, Petrogal) e para os braços da sua querida Isabel.... O Humberto, para os da Teresa...  Enfim, vidas!

Voltei a encontrar o Fernandes, o Jaquim Fernandes,  em 1994, no 1º encontro do pessoal de Bambadinca, em Fão,  Esposende... O José Manuel Rosado Piça, o grande Piça, para os amigos, esse, também o revi uma vez .... O que será feito de ti, camarada, com os setenta e muitos (anos) em cima das canetas ? Tinhas na altura quinze anos a mais do que nós, sendo da mesma idade do Cap Inf Carlos Brito (que também nunca mais vi, depois de 1994, sabendo apenas que vive em Braga)...

Mesmo assim, ficámos amigos... todos, para sempre ! O Tony, o Humberto, esses e eu, ainda nos encontrámos na Lourinhã, antes do 25 de Abril, com as respectivas caras metades (eu, solteirinho, que a Alice só aparece mais tarde...) num memorável almoço de safio de fricassé feito pelo meu amigo Cabeça de Abóbora (O Zé Maria, dono Café Central), já falecido há muito... E depois, mais tarde, quando fui viver para Lisboa, em 1975, reforçamos a nossa amizade... Entretanto, o Tony exilou-se em Sagres há já largos anos, com a sua Isabel.... Hoje sou vizinho do Humberto, em Alfragide, mas víamo-nos muito mais vezes... em Bambadinca: aliás, partilhávamos o mesmo quarto... Enfim, vidas! (LG)


Fotos: © António Levezinho (2006). Todos os direitos reservados
________________


Nota de L.G.:

Último poste da série > 10 de Março de 2011 > Guiné 63/74 - P7922: Efemérides (61): Op Lança Afiada, triângulo Xime-Bambadinca-Xitole, 8 a 19 de Março de 1969 (Torcato Mendonça)

7 comentários:

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caros camaradas

A Cart.2519OS MORCEGOS DE MAMPATÁ, regressaram também á Metrópole nessa viagem em 17/03/1971, no UIGE com escala na Ilha da Madeira onde fomos deixar creio uma Companhia.
Encostá-mos ao cais de Lisboa em 22/03/1971, numa bela manhã que nunca mais esquecerei.

Um abraço

Mário Pinto

Luís Graça disse...

Obrigado, Mário... De facto, não fomos sozinhos, nem regressámos sozinhos... Também me lembro dessa memorável paragem no Funchal... Fomos levar o José Luís de Sousa, a casa, na Rua dos Comboios... A família em peso (muitas manas!...) esperavam-no, em festa!... Ainda hoje recordo a sua alegria. Nós, furriéis, seus amigos, associámo-nos à festa e depois lá regressámos ao navio...

Chegada a Lisboa a 22/3/1971... Já não me lembrava da data, a emoção essa não se esquece!

Luís Graça disse...

Mário: Quem mais, que companhias, ter
ão vindo no Uíge, nessa data (17 a 22 de Março de 1971) ? Da CCAÇ 12 (antiga CCAÇ 2590) não éramos meia centena... Os nossos pobres fulas e futa-fulas lá ficaram até ao fim da guerra, conhecendo três "gerações" de quadros e especialistas metropolitanos... A vida para eles também nunca mais seria a mesma...

Jorge Narciso disse...

Caros Luis, Humberto, Levezinho e restantes "regressados" desse dia 17 de Março.

Cansados da guerra.
Belo plágio evocativo de Jorge Amado e da sua Tereza Batista.

Acredito (não passei pela experiencia pois regressei de avião) que independentemente da "area/classe" do barco em que cada um fez essa viagem:

Comendo lombo, bifanas, carapaus, massa, feijão ou meras rações de combate.

Jogando king, canasta, sueca, lerpa, bisca lambida ou montinho.

Bebendo uisque velho, cognac, brandy ou bagaço baptizado.

Gozando a brisa maritima, cuja temperatura se ia "normalizando" à medida que o barco "subia", mesmo que vomitando de enjoo.

Acredito, repito, que tal viagem soubesse a cada um como um grande cruzeiro, qual ponte para o outro lado da vida.

Cansados da guerra:
"Herois" e "cobardes" (com todo o subjectivismo inerente a tais designações) e os que não foram, nem pretenderam ser, nem uma coisa nem outra (seguramente a esmagadora maioria).

Cansados da guerra:
Independentemente do tempo nela passado e, em tantos casos, cansaço atingido logo nos primeiros dias ou, noutros ainda, antes mesmo de para ela partir.

Cansados da guerra:
Para a qual e na generalidade não foram devidamente preparados, sequer consciencializados do que os esperava.

Cansados da guerra:
De ver morrer, matar, estropiar e rebaixar a condição humana ao seu patamar mais subterraneo e hediondo.

Antes que além da guerra, os camaradas fiquem cansados de mim, vou terminar, já agora com uma pequena efeméride:

No dia 17 de Março de 1971, perfaziam-se 15 dias que tinha começado a trabalhar, exactamente 3meses depois do meu regresso da Guiné, periodo de "convalescença" pós cansaço.

Abraço

Jorge Narciso

António Tavares disse...

Camarigos,
Vera Cruz, Uíge, Carvalho de Araújo,Niassa...estão na memória de ex-combatentes(Guiné)que muito que escrevam sobre as difíceis viagens de cada um não conseguem explicitar a viagem de cada um para quem os lê.
Um abraço do,
António Tavares
Galomaro 1970/72

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro Luis Graça

Nos meus apontamentos e memórias não tenho quem foram as Companhias que nos acompanharam no regresso só me lembro de alguns episódios e que foram acontecendo ao longo da viagem.
Lembro-me por exemplo das camionetes que se encontravam no Funchal para quem quisesse visitar a Ilha.
Lembro-me das noitadas no bar que o pessoal fazia a bordo.
Lembro-me dum camarada nosso a fazer lisionismo, que punha o pessoal todo em transe.
Lembro-me do Uige sair do Funchal com o mar picado e o pessoal a gritar ao gregório.

Enfim, são algumas recordações que me lembro mas a principal foi a alegria de ter chegado a Lisboa e ver os meus familiares, creio como todos nós.nure

Um abraço

Mário Pinto

Anónimo disse...

Camaradas
O BCav. 2922 (Pitche), o BArt 2920(Bafatá) e mais algum pessoal em rendição individual, iniciaram o seu "Cruzeiro Turístico" para a Guiné no T/T "UIGE" em 18/7/70.
A 18/6/72 a CCav.2749, regressou no Boeing dos TAM a Lisboa.
Abraço
Luís Borrega