sexta-feira, 4 de março de 2011

Guiné 63/74 - P7895: Álbum fotográfico de Vitor Raposeiro (Bambadinca, 1970/71) (2): O fatídico dia 13 de Janeiro de 1971


Guiné > Zona Leste > Sector L1  > Bambadinca > 13 de Janeiro de 1971



Guiné > Zona Leste > Sector L1  > Bambadinca > 13 de Janeiro de 1971

Guiné > Zona Leste > Sector L1  > Bambadinca > 13 de Janeiro de 1971




Guiné > Zona Leste > Sector L1  > Bambadinca > 13 de Janeiro de 1971 > CCS/BART 2917 (1970/72) >  Quatro fotos do fatídico dia em que as NT caíram em duas minas A/C à saída do reordenamento de Nhabijões.

Fotos: © Vitor Raposeiro (2009) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.




1. Mensagem do Vitor Raposeiro (*):



Envio-vos algumas fotos do dia 13 de Janeiro 71, um domingo [ ?] que me ficou na memória pelas piores razões pois nesse dia ficaram feridos dois Furriéis (Marques e Fernandes) [, da CCAÇ 12,] e, se não me falha a memória, houve mais mortes e feridos a lamentar no rebentamento de duas minas, a primeira no burrinho que levava a comida para uma guarnição, já não me lembro qual, [Nhabijões],  e a outra numa viatura [ GMC,] que foi fazer segurança à zona do sinistro.

Talvez alguém tenha mais dados sobre o assunto que a mim me escapam. As fotos (**) foram tiradas à sucapa porque o comando [do BART 2917] não queria ninguém por perto.  


Vitor Raposeiro
______________

Notas de L.G.:


(*) 3 de Março de 2011 > Guiné 63/74 - P7893: Tabanca Grande (268): Vitor Raposeiro, ex-Fur Mil, Radiotelegrafista, STM (Aldeia Formosa, Bambadinca e Bula, 1970/72)

(**) Vd. poste de 24 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5332: Álbum fotográfico de Vitor Raposeiro (Bambadinca, 1970/71) (1): Em dia de anos do Tony Levezinho, lembrando o nosso Novembro negro (CCAÇ 12, 1969/71) 

11 comentários:

Humberto Reis disse...

Por acaso foi uma sexta feira. A chamada sexta feira 13.

Carlos Vinhal disse...

Caro Humberto
Segundo a minha pequena agenda de 1971 que me acompanhou na Guiné, o dia 13 de Janeiro foi a uma quarta-feira. A única sexta-feira 13 de 1971 foi no mês de Agosto. Por acaso dia memorável para mim.
Um abraço
Carlos

José Marcelino Martins disse...

Dos mortos em Campanha na Guiné, no dia 13 de Janeiro de 1971, consta apenas uma morte por ferimentos em combate.
Trata-se do Soldado Condutor Auto Rodas MANUEL DA COSTA SOARES da CCaç 2590 (RI 2 - Abrantes), casado com Aldina de Freitas Lourenço Soares, filho de António Soares e Maria de Lourdes Costa, Natural de Alvães, freguesia de Palmaz concelho de Oliveira de Azemeis. A causa foi uma mina em Nhabijões, tendo sido inumado no Cemetério Paroquial de Palmaz.

Anónimo disse...

Terá sido, então, numa quarta-feira, 13. Vou juntar aos dados de que disponho, porque hei-de voltar ao assunto, a propósito da minha estada nos Nhabijões, que se seguiu ao acontecimento em análise.
Um abraço,
Mário Migueis

Anónimo disse...

Morreu também, em combate, em 13 de Janeiro de 71, o Soldado Manuel da Costa Soares, da CCaç 12, natural de Aveiro (v. site da APVG).

Um abraço,
Carlos Cordeiro

Anónimo disse...

Desculpem o engano. O José Martins já tinha apontado o nome. A única diferença é aparecer na APVG como tendo pertencido à CCaç 12.
Abraço,
Carlos Cordeiro

José Marcelino Martins disse...

Caro Carlos Cordeiro

São as malhas que o Império tece.
Na realidade, por muitos protocolos que se assinem, cada uma associação apresenta os dados, sem que se validem entre sí.

Um abraço

José Martins

Anónimo disse...

Pois é, caro José Martins.
Aliás, cada site devia fazer escolhas. Por exemplo: o Ultramar.terraweb escolheu - e muito bem - a consulta por concelhos. É uma belíssima fonte de consulta. A Liga e a APVG dão várias possibilidades. Uma delas não funciona nas duas: a busca por datas. A Liga apresenta "datas entre...". Coloca-se lá e não aparece nada ou então dados sem qualquer sentido. A APVG coloca a hipótese de data certa. Coloca-se e aparece um conjunto grande de dados também sem sentido.
Se cada uma se especializasse fariam melhor trabalho.
Um abraço,
Carlos Cordeiro

Humberto Reis disse...

Andei mais de 40 anos convencido de que tinha sido a uma sexta feira. Peço desculpa pelo lapso.
Um abraço
Humberto Reis

Luís Graça disse...

Diz a ficha de unidade que o início da CCAÇ 12 remonta a 18 de Junho de 1970 por alteração da anterior designação (CCAÇ 2590)... Foi extinta em 18 de Agosto de 1974...

Além de 1 morto (o nosso pobre Manuel da Costa Soares, que deixou uma filha órfão, que ele nunca chegou a conhecer), houve vários feridos, entre graves e feridos (da CCAÇ 12 e da CCS/BART 2917)... Eu próprio caí numa das duas minas desse mafaldada quarta-feira, dia 13 de Janeiro de 1971...

Unknown disse...

Camarigos, uma pequena rectificação e um acrescento. O burrinho não ia levar a refeição a lado algum. Ia para a CCS para lá almoçarmos eu, Luís Moreira que ia ao lado do malogrado Manuel Soares, ele próprio e o então furriel José Antunes. Ia ainda no burrinho um miúdo da tabanca de que não sei o nome. Este e o José Antunes nada sofreram, felizmente, o Soares faleceu no acidente e eu fui evacuado para o Hospital onde depois vi o António Marques (hoje mais conhecido por Fernando) que ficou em piores condições que eu com o rebentamento da segunda mina.
Um abraço,
Luís R. Moreira