terça-feira, 8 de março de 2011

Guiné 63/74 - P7912: Memorial aos Soldados do Concelho de Silves mortos na Guerra de África (1961-1974) (Amílcar Ventura/João Pargana)

1. O nosso Camarada Amílcar Ventura, ex-Fur Mil da 1.ª CCAV/BCAV 8323, Bajocunda, 1973/74), enviou-nos uma mensagem solicitando a divulgação da seguinte carta:

Camaradas,
Agradeço a divulgação da carta do meu Amigo João Pargana, que foi Capitão de Engenharia em Moçambique, para se construir um Monumento aos Combatentes da Guerra de África em Silves.

Eu também estou a tentar tudo o que me é possível, junto dos mais altos responsáveis da Câmara Municipal, para que tal possa vir a ser uma realidade.
Obrigado.
Amílcar Ventura
Fur Mil da 1.ª CCAV do BCAV 8323
Memorial aos Soldados mortos na Guerra de África (1961-1974)do Concelho de Silves

Ex.ma Senhora
Presidente
Câmara Municipal de Silves
Praça do Município
8300 SILVES


Silves, 15 de Fevereiro de 2011
m. ref. 11353

Assunto: Memorial aos Soldados do Concelho de Silves e aos Soldados Desconhecidos mortos na Guerra de África (1961-1974). Proposta.

Ex.ma Senhora:

Considerando que, passados 37 anos sobre o termo de Guerra de África (1961-1974), estarão esbatidos todos os complexos ideológicos quanto à designação com que a História recordará esse conflito,
Considerando a convicção de que a designação Guerra de África (1961-1974) será aquela que a História vai adoptando, e a que vem sendo progressivamente a ser adoptada pela generalidade dos autores independentes,
Considerando que não cabe aos soldados decidir sobre a guerra, e que se a fazem, é na convicção do cumprimento de um dever,
Considerando que o cumprimento desse dever até ao sacrifício da própria vida os torna credores da gratidão dos seus concidadãos,
Considerando a vocação histórica de Silves e do seu Concelho,
Considerando que honrar os seus mortos, além de um dever primário, é um contributo para a consolidação dessa vocação,
Considerando que na guerra acima referida morreram não menos de 32 soldados nascidos no Concelho de Silves.

Venho com a presente propor à Câmara Municipal da mui digna Presidência de V. Exª que seja construído na rotunda da Cruz de Portugal um memorial aos Soldados do Concelho de Silves e aos Soldados Desconhecidos Mortos na Guerra de África (1961-1974).
Na expectativa do melhor acolhimento para esta iniciativa, sou, com os meus mais respeitosos cumprimentos,

De V. Exª
Atentamente

(João José Gonçalves Pargana)

P.S. - Com a minha modesta homenagem àqueles que souberam tudo dar, sem nada esperar em troca.
____________
Notas de M.R.:

Diz textualmente o Sr. Capitão João Pargana na carta: “Memorial aos Soldados do Concelho de Silves e aos Soldados Desconhecidos mortos na Guerra de África (1961-1974)”

Peço desculpa pela minha ignorância, mas “… Soldados Desconhecidos…”?

Não estão todos os soldados falecidos em combate nas três frentes da Guerra de África devidamente identificados?

Vd. último poste sobre um Monumento em:
4 de Março de 2011 > Guiné 63/74 - P7897: Monumento aos Mortos da Grande Guerra do Concelho de Loures (José Martins)

1 comentário:

José Marcelino Martins disse...

Com o devido respeito pelo assunto da carta referida na mensagem e, em apêndice a nota do editor, creio que o nome do memorial estaria certo se fosse retirada as datas de 1961/1974, dado que neste período estão identificados, creio, todos os militares e civis ao serviço das Forças Armadas mortos naquele período.

Tanto não se poderá dizer de outras guerras/campanhas em África onde muitos militares e auxiliares africanos não só não estão identificados como não estão quantificados.

Como a ideia é feliz, bastará no projecto final, "afinar" o título a dar ao monumento.