quarta-feira, 23 de março de 2011

Guiné 63/74 - P7988: Blogpoesia (130): Ai Guiné, Guiné (3) (Albino Silva)

1. Terceiro poste da série Ai Guiné, Guiné*, trabalho em verso do nosso camarada Albino Silva (ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845, Teixeira Pinto, 1968/70), enviado em mensagem do dia 21 de Março de 2011:


AI GUINÉ GUINÉ ( 3 )

Ó Guiné gosto de ti
e quando aí eu estava,
para saber tanto de ti
aos Guineenses perguntava...

Eu assim ia sabendo
tudo aquilo que queria,
Guineenses me contavam
e aos poucos eu já sabia...

Ó Guiné, eu sou sincero
no que digo, não me engano,
antes de ir para a Guiné
eu tinha sido Africano...

Por isso gosto de ti ,
sem exagero ou mania,
o lidar com Africanos
isso eu já bem conhecia...

Mesmo em guerra, ó Guiné,
bem cedo me apercebi
que ao pisar o teu solo
iria de gostar de ti ...

Desde logo comecei
a lidar com essas massas,
na Guiné aonde havia
muitas e muitas raças...

Então em Teixeira Pinto
era onde me encontrava,
naquele solo Manjaco
mas que na verdade gostava...

Manjacos e Fulacundas,
Futa Fulas também é
das Raças que lá havia
nessas terras da Guiné...

Eu também conheci Fulas,
Mandingas e muito mais,
na Guiné eram diferentes
mas para nós eram iguais...

S. Domingos junto à fronteira,
já perto do Senegal, sim,
o Cacheu não era longe,
mais longe era Farim...

O Bachil e Bassarel
sem ser longe do Cacheu,
Jolmete, Pelundo, Caió,
em Teixeira Pinto estava eu...

De Teixeira Pinto ao Cacheu,
Ó Guiné, metia dó,
de tanta porrada que havia 
entre o Pelundo e Có...

E lá em Teixeira Pinto
onde muito ouvia falar
do Guilege e Gandembel,
com tanta tropa a lutar...

Pois toda a terra tremia,
quase por toda a Guiné,
Bafatá, Nova Lamego 
e Madina do Boé...

Mas nem tudo era mau,
apesar daquela terra,
no tempo que estive lá
ser só tempo de Guerra...

A malta se habituou
e com o tempo a passar,
Portugal e a Guiné
lado a lado a lutar...

Tantas lanchas lá havia
nesses rios entre matas,
barcos e tantas canoas
como também as fragatas...

Nesse tempo sem ter paz,
Ó Guiné , é bem verdade,
com tantos anos passados
hoje até temos saudades...

(Continua)
____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 22 de Março de 2011 > Guiné 63/74 - P7982: Blogpoesia (128): Ai Guiné, Guiné (2) (Albino Silva)

Vd. último poste da série de 22 de Março de 2011 > Guiné 63/74 - P7983: Blogpoesia (129): O Futuro em construção (José Teixeira)

Sem comentários: