terça-feira, 5 de abril de 2011

Guiné 63/74 - P8051: Mais um bravo da Ponte Caium, o Rocha, trazido pela mão da filha, Susana Rocha... Obrigada por tudo ! (Cristina Silva, filha de Jacinto Cristina, CCAÇ 3546, Piche e Ponte Caium, 1972/74)



1973 ou 1974 > A Cristina, quando criança, posando para a fotografia, folheando o álbum de seu pai, Jacinto Cristina, na altura destacado na Ponte de Caium, subsector de Piche, Zona leste da Guiné  (CCAÇ  3546, 1972/74)...  A Cristina já era, portanto, nascida quando o pai foi mobilizado para a Guiné.


Foto: © Jacinto Cristina (2011) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados




1. Da nossa amiga Cristina Silva, filha do nosso camarada Jacinto Cristina (e que o representa aqui,  no nosso blogue, já que ele não tem email nem acesso fácil à Internet), mensagem com data de 3 do corrente:


Queridos Amigos


Estive a ver o blogue, fiquei feliz por mais um Camarada da Guiné  ter "aparecido" [, o Rocha,pela mão de sua filha, Susana Rocha] (*). São extraordinárias as histórias vividas pelos Soldados de então e que são contadas nesse espaço fabuloso onde eu também pertenço e parte da minha história, leia-se da do meu pai, enche de orgulho a família e desperta a curiosidade dos amigos.


Faltam-me palavras para lhe agradecer, [ao Luís,]   o carinho com que tem transcrito as memórias do meu pai e a amizade... os presentes no blogue nos dias de aniversário... Emoções que hoje são fortes para quem ouviu aventuras contadas durante mais de 30 anos. Muitas mais, foram as vezes que eu folheei os álbuns e contemplei fotografias de outro mundo e pensava no meu pai, na Guerra! 


É um turbilhão de sentimentos. Dou graças a Deus por ele ter voltado, são e salvo, para junto de mim e da minha mãe. Apesar de estar hoje longe deles, tento viver, ao máximo, perto.


Espero que estejamos todos juntos em breve! (...)


Da amiga, Cristina


PS: Não consigo enviar comentários para o blogue, não sei porquê.


2. Comentário de L. G.:


Querida Cristina: É espantoso (leia-se: maravilhoso) que sejam vocês, as filhas dos nossos camaradas, a trazer "pela mão" até ao blogue os vossos pais, nossos camaradas... Vocês são já filhas da Galáxia da Internet. Os vossos pais são filhos de outra Galáxia, a de Gutemberg... Muitos deles são se sentem confortáveis a teclar num computador... É o caso do teu pai, e agora do Florimundo Rocha, de cuja história nada saberíamos se não fora a a sua filha Susana Rocha (já nascida depois da guerra)...


Obrigado, Cristina, pela ternura das tuas palavras. Pela parte que me toca, limito-me a cumprir um dever de memória. Na realidade, é um dever de todos nós, antigos combatentes no teatro de operações da Guiné: um dever para com os que morreram, um dever para os que sobreviveram e regressaram, e que durante dezenas de anos, como foi o caso do teu pai, não tiveram com quem partilhar aqueles segredos, cumplicidades e emoções que só se partilham com camaradas de armas...


Quanto aos comentários, aqui ficam algumas dicas... Espero que ajudem e que apareças mais vezes. O nosso blogue fez-se também para encurtar distâncias... Um beijinho e até à próxima, em Lisboa, no Funchal ou em Figueira de Cavaleiros...



Comentar é FÁCIL, sob o velho e frondoso poilão da Tabanca Grande...


(i) As opiniões aqui expressas, sob a forma de postes ou de comentários, são da única e exclusiva responsabilidade dos seus autores, não podendo vincular o proprietário e editor do blogue, bem como os seus co-editores e demais colaboradores permanentes.

(ii) Camarada, amigo, simples leitor: Podes escrever no final de cada poste um comentário, uma informação adicional, um reparo, uma crítica, uma pergunta, uma observação, uma sugestão... (De preferência sem erros nem abreviaturas; evitar também as frases em maúsculas).

Basta, para isso, apontares o ponteiro do rato para o link Comentários, que aparece no fim de cada texto (ou poste), a seguir à indicação de Postado por Fulano Tal [Editor] at [hora], e clicares DUAS VEZES... 


(iii) Tens uma "caixa" para escrever o teu comentário que será publicado instantaneamente, sem edição prévia, sem moderação, sem "censura"... No caso de teres uma conta no Google, deves usar essa identificação. Mas também podes entrar como "anónimo" (desde que ponhas no final da mensagem o teu nome, localidade e endereço de email válido, não oferecendo a tua identidade não ofereça qualquer dúvida aos editores).


Se voltares ao blogue, encontrarás logo a mensagem que lá deixaste. Repete as operações acima descritas para visualizar o teu comentário.  (...)
__________


Nota do editor:


(*) Vd. poste de 1 de Abril de 2011 >Guiné 63/74 - P8029: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (39): Florimundo Rocha, natural de Lagoa, ex-Sold Cond Auto, CCAÇ 3546, 1972/74 (Piche, 1972/74), outro "bravo da Ponte Caium", sobrevivente da emboscada de 14/6/1973

1 comentário:

antonio barbosa disse...

Boa noite
O QUE NOS UNE È MUITO MAIS FORTE
QUE O NOS SEPARA
Antonio Barbosa Ex- Alf. Mil. Op. Esp Guine 73/74