quinta-feira, 7 de abril de 2011

Guiné 63/74 - P8059: Efemérides (65): Freguesia de Mar-Esposende: Homenagem aos ex-Combatentes no dia 1 de Maio de 2011 (José F. Silva/Fernando Cepa)

1. O nosso Camarada José Ferreira da Silva (ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CART 1689/BART 1913, , Catió, Cabedu, Gandembel e Canquelifá, 1967/69), enviou-nos em 4 de Abril de 2011, a seguinte mensagem.
Camaradas,

Conhecendo bem o meu ex-camarada de guerra da Guiné, Fernando Cepa, apercebi-me que está bastante ligado a mais um evento de cariz social que não nos pode deixar indiferentes.

Trata-se da feitura de um monumento aos ex-combatentes de Esposende, cuja inauguração se anuncia para o dia 1 de Maio próximo.

Falei-lhe da possibilidade do evento ser anunciado no nosso blogue e pedi-lhe que escrevesse alguma coisa sobre isso.

Ele, assim o fez e creio que é merecedor do nosso apoio. Junto o texto, tal e qual o forneceu e ainda a fotogravura do referido monumento.

Um abraço

José F. Silva

HOMENAGEM AOS EX-COMBATENTES NA FREGUESIA DE MAR-ESPOSENDE NO DIA 1 DE MAIO DE 2011

Numa louvável iniciativa da Junta de Freguesia de Mar, do Centro Social da Juventude de Mar e dos ex-Combatentes do Ultramar, vai realizar-se na freguesia de S. Bartolomeu do Mar – Esposende, no dia 1 de Maio de 2011, uma justa homenagem aos soldados daquela freguesia que durante cerca década e meia, combateram bravamente em terras de África, na defesa da Pátria.
Esta iniciativa que está a merecer uma extraordinária adesão e que tem vindo a ser programada com bastante rigor, tem o apoio de diversas entidades locais e nacionais, destacando-se o empenho do senhor Tenente General Joaquim Chito Rodrigues, Presidente a Liga dos Combatentes, e do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Esposende.
A ideia, amadurecida há vários anos, remonta ao ano de 2004, quando os ex-Combatentes se reuniram pela primeira vez, no dia 11 de Junho de 2004 no Centro Social da Juventude de Mar.
Seguiram-se outras reuniões, sem que, se avançasse definitivamente com um programa e um espaço temporal para a homenagem, embora todos concordassem com a da justeza da iniciativa.
Entretanto, na passagem dos 50 anos do inicio da guerra colonial, a Junta de Freguesia de Mar e o Centro Social da Juventude de Mar, decidiram finalmente avançar com um projecto, ao qual associaram os ex-Combatentes.
Assim, em reuniões de 15 de Janeiro, 5 de Março e 2 de Abril de 2011, realizadas na Junta de Freguesia de Mar, ficou definitivamente assente o programa a executar.
Decidiu-se que o Memorial a erigir, evocativo da efeméride, seria construído exclusivamente em granito, por ser uma matéria prima, nobre, e característica da nossa região.
A figura do soldado destacar-se-á em alto relevo, personificando a bravura duma geração de jovens que se bateram até à exaustão, de armas na mão, na defesa da Pátria.
As legendas serão em baixo relevo para resistirem as intempéries. O cravo, simboliza a ligação dos ex-Combatentes à libertação e democratização de Portugal. Pese embora, o facto de homenagem ser abrangente a todos os militares do Ultramar, decidiu-se, e bem, particularizar no Memorial, uma mensagem em que fosse lembrada a memória de dois soldados, filhos desta terra, que tombaram em combate e cujos corpos ficaram em África, o José Vaz Saleiro Lima em Moçambique e o Gastão Vaz Saleiro Lima em Angola.
O programa da homenagem é o seguinte:
  • 10.00 h – Recepção às Autoridades Civis, Militares e Religiosas na sede da Junta de Freguesia de Mar.
  • 10.15 h – Inauguração da Exposição sobre os ex-Combatentes na sede da Junta de Freguesia de Mar.
  • 10.45 h – Missa, sufragando a memória dos ex-Combatentes falecidos, com bênção e inauguração do Memorial.
  • 11.45 h – Sessão de Encerramento.
Muitas entidades já manifestaram interesse em participar nesta homenagem, estando já confirmada a presença do senhor Presidente da Câmara Municipal de Esposende, e, provavelmente, o Contra-Almirante e Vigário Geral Castrense e Capelão Chefe das Forças Armadas, Rev. Padre Manuel Amorim, irá presidir à celebração da Eucaristia.
Através da Liga dos Combatentes, foi requisitada ao General Chefe do Estado Maior do Exército, uma força militar com secção de atiradores e clarins para prestar as devidas honras militares.
Fernando Cepa
____________

Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série:

3 comentários:

Anónimo disse...

Ora cá está o Fernando Cepa!
Já somos três! da CART 1689.
Embora "pela mão" Silva, sempre veio.
Seja bem aparecido!
Como vê, respeitando as regras desta "casa" (escritas à esquerda dos textos), há lugar para todos.

Gostava que o Miranda, não por ser do meu pelotão nem por ser do Fêquêpê, mas por ser um homem cujo instrumento de trabalho foi a caneta, se juntasse a nós.
Abraços para os dois.
Alberto Branquinho

Silva da Cart 1689 disse...

Camarada Branquinho
Tenho insistido com o Cepa para ele integrar este nosso grupo. Estou seguro de que seria uma mais valia para a tertúlia. Porém, anda sempre muito ocupado com as Associações que criou, quando da sua actividade autárquica. Sei que está apetrechado de muita documentação relativa à guerra da Guiné e que, mais tarde ou mais cedo, vai aparecer.Confiemos
Abraço

Fernando Cepa disse...

Caros Amigos Alberto Branquinho e Zé Silva.
Leio sempre com redobrado interesse e entusiasmo as vossas intervenções na Tabanca. Sem pretender chegar ao voss elevado patamar de comunicadores de excelência, um dia, irei voltar a armar a G3 e saltar para a picada voltando novamente a combater ao vosso lado. Um abração do F. Cepa (Ex-Furriel Milicianoda Cart 1689)