quarta-feira, 13 de abril de 2011

Guiné 63/74 - P8091: 7º aniversário do nosso blogue: 23 de Abril de 2011 (1): Um Oscar Bravo (OBrigado) a quem nos visita, lê, comenta, divulga, alimenta, critica, incentiva, avalia, escrutina, ajuda a crescer e a melhorar... A todos os autores, comentadores, leitores, a todos/as os/as amigos/as, camaradas e camarigos/as da Guiné (A equipa editorial)


Guiné-Bissau > Bissau > AD - Acção para o Desenvolvimento > Foto da semama > Título da foto: Cabedú aponta a direcção do seu desenvolvimento; Data de Publicação: 10 de Abril de 2011; Data da foto: 23 de Janeiro de 2011; Palavras-chave: desenvolvimento comunitário

Legenda: "A tabanca de Cabedú, no extremo sul da Mata de Cantanhez, dá mostras de grande dinamismo na identificação de várias acções que pretende realizar para sair do isolamento e abandono a que está votada. 


"Os Homens Grandes, as mulheres e os jovens concentram-se para definir as suas grandes prioridades e dividir responsabilidades na sua execução, certos de que qualquer apoio que venha de fora só poderá ter sucesso se contar com o seu próprio engajamento.

"O abastecimento de água, pela construção de um poço com captação através de um sistema de energia solar, assim como a melhoria de acesso ao porto fluvial que assegure a ligação com as outras localidades vizinhas, são as actividades já em curso".

Foto (e legenda): Cortesia de © AD- Acção para o Desenvolvimento (2011). Todos os direitos reservados



1. Mensagem enviada, por Luís Graça,  a todo pessoal (registado) da Tabanca Grande, pelo correio interno e agora alargado ao universo dos nossos leitores, em nome da equipa editorial:

Data: 11 de Abril de 2011 12:03
Assunto: 7º aniversário do nosso blogue > 23 de Abril de 2011


Amigos/as, camaradas, camarigos/as:


À semelhança do que fizemos o ano passado, vamos aceitar e publicar pequenas mensagens dos quase 500 membros da nossa Tabanca Grande (vai agora entrar o 488º, o Florimundo Rocha, da Ponte de Caium, sobrevivente da terrível emboscada de 14/6/1973, a 3 km de Piche), por ocasião do 7º aniversário do nosso blogue...


Recorde-se que o blogue (http://foranada.blogspot.com) já existia desde 5 de Outubro de 2003, mas era um blogue meramente pessoal onde o seu fundador escrevia as suas "blogarias"... Foi em 23 de Abril de 2004 que ele decidiu escrever um "poste" sobre a Guiné, e mais concretamente uma homenagem às madrinhas de guerra (que ele não teve)...


No espaço de um ano, só se publicaram ... 4 postes, até em que em meados de Abril de 2005 começaram a aparecer os primeiros camaradas de armas, que tinham estado  na "zona leste da Guiné": o Sousa de Castro, o Humberto Reis, o David Guimarães, o A. Marques Lopes e por aí fora...


Foi então que o autor do Blogue-fora-nada decidiu, por volta de Maio de 2005,  dedicar o seu blogue inteira e exclusivamente à Guiné e à partilha de memórias do seu tempo de guerra... Ele e os camaradas que foram aparecendo (mais de 100, até meados de 2006) começaram a ir ao "baú da memória" buscar "peças do puzzle", pedaços da sua história de vida que são também pedaços da história (anónima) de um colectivo, de uma geração, a nossa geração de combatentes...



Um ano depois, no início de Maio de 2006, o nosso blogue, I Série, tinha cerca de 100 membros, registados, e uma média de 3 mil páginas visitadas... por mês... No final desse mês de Maio, tínhamos a cifra (simpática) de  26500 visitas, no total. Ao fim de 735 postes... (Usávamos então uma numeração romana...).


Vd. poste de 15 de Fevereiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5819: O 6º aniversário do nosso Blogue (3): No início de Maio de 2006, tínhamos 100 tertulianos, 735 postes publicados e 3 mil páginas visitadas por mês (Luís Graça)



Este crescimento (em quantidade e qualidade) só foi possível porque, parafraseando um dos nossos poetas,  o Manuel Maia,  camarada traz outro camarada e... camarigo fica!



(...) Num blog que congrega ao seu redor,
num misto de saudade e até de amor
pela terra ocre/amarela, um "batalhão"...
Amigo traz amigo e amigo fica
enquanto um outro amigo fica à bica
e bate à porta n' outra ocasião...





Em Junho de 2006, mudámo-nos, como é sabido, para "outras instalações", a II série, o blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, o presente blogue... A equipa editorial alargou-se, com a entrada do Carlos Vinhal, depois do Virgínio Briote e por fim do Eduardo MR... E contamos hoje com uma equipa, mais alargada, de camarigos que nos apoiam, ajudam,  ouvem, incentivam, invectivam, fustigam, inspiram, e sobretudo nos aconselham, nos bons e nos maus momentos...


Ultrapassámos há dias os 8 mil postes e os 2,5 mihões de visitas, "números que valem o que  valem"... mas que merecem, no mínimo,  uma reflexão.  


O nosso 7º aniversário deve ser aproveitado, não para deitar foguetes (que os tempos não estão para isso...) mas para reflectirmos, serenamente, sobre o passado, o presente e o futuro do nosso blogue (e da nossa Tabanca Grande, que se reune pelo menos uma vez por ano,  e que já deu novas tabancas ao mundo: de Matosinhos à Lapónia, da Linha ao Centro, dos Melros a Piche)... 


Todos os comentários,  críticas e sugestões (de melhoria) serão bem vindos, por parte dos Homens Grandes, das Mulheres Grandes, da Bajudas, dos Djubis... Ao fim da "4ª comissão", sabemos que há muitos tabanqueiros "cansados", bastantes que se remeterem voluntariamente ao "silêncio", alguns "desiludidos", e até temos um ou outro (contam-se pelos dedos...) que já abandonou as fileiras, isto é, o seu lugar debaixo do frondoso e secular poilão da nossa Tabanca Grande... É humano, é normal, procuramos o consenso, mas não forçamos o consenso, e menos ainda impomos o pensamento único... Por razões inelutáveis, dez dos nossos camaradas da Tabanca Grande já "da lei da morte" se libertaram...


Em qualquer dos casos, aqui fica o apelo, aos resistentes, aos resilientes, aos sobreviventes, aos bravos da Guiné: Ajudem-nos a todos nós, editores, colaboradores permanentes e autores, a fazer "mais e melhor"... E sobretudo, tragam caras novas, histórias novas, fotos novas (do "baú velho")... E a quem ainda tem pachorra de ir visitar o nosso blogue,  uma ou até mais vezes por dia, o nosso Oscar Bravo!!!

Para todos/as, onde quer que estejam, o nosso pessoalíssmo e camarigo Alfa Bravo, e votos de boa saúde, bom trabalho ou boa reforma! 


Os editores, Luís Graça, Carlos Vinhal, Virgínio Briote, Eduardo Magalhães Ribeiro


PS -Vamos começar a publicar os primeiros comentários que nos chegaram... O 1º será do Rui Felício, camarada da zona leste, camarigo da primeira hora, da I Série...

3 comentários:

Rui Silva disse...

PARABÉNS LUÍS GRAÇA E CO-EDITORES, EQUIPA FANTÁSTICA!!
Eu, aqui no meu cantinho, mas ainda a apanhar sombra do poilão da Tabamca Grande, congratulo-me pelo Blogue e pela equipa que em boa hora conheci e a que me pendurei, e daqui não saio.
Até Monte Real.
Rui Silva

Anónimo disse...

O Sousa de Castro deixou o seguinte comentário no Poste P6312:

É verdade, Luís Graça!... Na minha persistência de saber algo sobre as histórias relacionadas com a Guiné, te encontrei (ainda bem!) e passei a divulgar a outros camarigos com quem já contactava, que existia um blogue que tinha a ver com a malta que participou na guerra colonial da Guiné. Na altura nem queiras saber a alegria que senti!... Poder compartilhar algo que só nós que estivemos naquela Província sentíamos!

Tem sido muito enriquecedor esta troca de ideias, histórias reais, vividas e sentidas pelos ex- combatentes que, apesar de tudo, nutrem um sentimento único por aquele povo, que é o de solidariedade, nalguns casos nostalgia até!...

Um bem haja para todos que de algum modo contribuiram para enriquecer a nossa História.

Sousa de Castro

Quarta-feira, Abril 13, 2011 10:14:00 PM

Vd. poste de 4 de Maio de 2010
Guiné 63/74 - P6312: O blogue em números (4): 6300 postes, 1,7 milhões de páginas visitadas, 6 postes e 37 comentários por dia, 411 membros (500 no final do ano ?) (Luís Graça)


http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2010/05/guine-6374-p6312-o-blogue-em-numeros-4.

Luís Graça disse...

Eis aqui o perfil do nosso tertuliano nº 2 (De facto, se não me tivesses batido à porta, possivelmente nunca eu me teria metido nesta aventura, que foi e tem sido o nosso blogue...):

"Ex-1º cabo radiotelegrafista, nasceu em 15/12/1950, Casado, três filhos - Alistado em 09JUN70. Incorporado em 04MAI71, no R.I. 8 (Regimento de Infantaria 8) - Braga, como recruta.

"Fez a especialidade no RTm (Regimento de Transmissões), Porto, de 04JUL71/NOV71, promovido ao posto de 1º cabo em 07NOV71.

"Nomeado para servir no Ultramar nos termos da alínea c) do artº.20 do dec. 49107 de25JUN69. Participou na guerra colonial na Guiné, pertenceu à CART 3494 (Companhia de Artilharia) do BART 3873 (Batalhão de Artilharia)na zona leste, Xime e Mansambo.

"Embarcou em 27/01/1972 nos TAM (transporte aéreo militar), regressou por ter terminado a comissão de serviço em 03/04/1974 nos TAM. Passou à disponibilidade em 03MAI74.

"Actividade Profissional: Ingressou no Estaleiros Navais de Viana do Castelo em 23JUN1975, exerceu funções no sector do SEDO (serviço de docas) durante 33 anos e seis meses, tendo passado por várias categorias profissionais, passou à situação de reforma como Técnico Fabril, em 15DEC2008".

http://www.blogger.com/profile/10476661642924949946