sábado, 16 de abril de 2011

Guiné 63/74 - P8110: Comemoração do Dia do Combatente em Lagoa (Arménio Estorninho)

1. Mensagem de Arménio Estorninho (ex-1.º Cabo Mec Auto Rodas, CCAÇ 2381, Ingoré, Aldeia Formosa, Buba e Empada, 1968/70), com data de 13 de Abril de 2011:

Ao Camarigo Carlos Vinhal com cordiais saudações.


Lagoa – Algarve comemorou o “Dia do Combatente,” no passado dia 9 de Abril de 2011, desta feita com pompa e circunstância.

O Núcleo de Lagoa – Portimão da Liga dos Combatentes levou a cabo as comemorações do Dia do Combatente e da passagem do 93º Ano da Batalha de La Lys, cerimónias que tiveram lugar no dia 9 de Abril de 2011, pelas 10,30 horas, no Largo dos Combatentes da Grande Guerra, em Lagoa, e junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar.

O evento contou com a presença de muitos ex-combatentes e seus familiares, bem como de entidades públicas e privadas, e com o seguinte programa:

10.20 horas - Chegada dos convidados ao local da Cerimónia e apresentação de cumprimentos, dos quais tendo observado:

Foto 1 – Recepção aos convidados, estando na esqª. e de costas o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Dr. José Inácio, ao centro o Presidente do Núcleo o Capitão Ap. Paulo Neto e na dtª. o Coordenador da logística do evento o Sargento-Mor de Cav. Fernando David.

Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Dr. José Inácio;
Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Rui Correia;
Presidente da Junta de Freguesia de Lagoa, Francisco Martins;
Representante do Presidente da Câmara M. de Portimão, Vereador Jorge Campos;
Representante Comandante do Regtº. de Infantaria nº 1-Tavira, Major de Infª Oliveira;
Representante do Comandante do Destacamento da GNR de Silves;
Representante do Comandante do Posto da GNR de Lagoa, Cabo Aprovado Almeida;
Comandante do Bombeiros Voluntários de Lagoa, Vítor Rio Alves;
Comandante Interino dos Bombeiros Voluntários de Portimão, José Mestre;
Assistente do Agrupamento nº 511 do CNE de Lagoa, Padre José Nunes;

10.30 horas - Início das Cerimónias:

Foram dados toques regulamentares a cada passagem da Cerimónia, efectuados por elementos da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão.

Foto 4 – Grupo da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão, sob a orientação do Chefe Silva e também sendo sócio da Liga dos Combatentes.

Foto 5 - Portas–Bandeira do Núcleo de Lagoa – Portimão e da Liga dos Combatentes
Sargento da GNR Aposentado Deodato Pais, CCav 742, Zala e Nambuangongo, Angola - 65/67 e o Fuzileiro Jacinto Guerreiro (Combatente em Angola e Moçambique)

Por parte do Presidente do Núcleo de Lagoa – Portimão da Liga dos Combatentes, Capitão Aposentado Paulo Neto, foi feita alocução e de onde foram retirados excertos:

Foto 6 – O Presidente do Núcleo de Lagoa – Portimão, Capitão Aposentado Paulo Neto, sendo o palestrante. Da esqª. três camaradas da Associação Pára-quedistas do Algarve, com Sede em Albufeira, Sargento-Chefe do RI 1 - Tavira, Major Oliveira, do RI 1- Tavira, Presidente da C. M. Lagoa Dr. José Inácio, Membro da Direcção do Núcleo Engº Rosa Silva, Sargento-Mor de Cavª Davide (Coordenador do Evento), Portas - Bandeira, Sargento da GNR Aposentado Deodato Pais, Fuzileiro Jacinto Guerreiro, Camarada da Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra – Portimão e Camarada da Associação de Pára-quedistas do Algarve, com Sede em Albufeira.

- A Liga dos Combatentes, a que nos honramos de pertencer, em cerimónias da responsabilidade da Direcção Central e dos Núcleos Regionais, comemora hoje em todo o País uma das suas datas mais significativas, a Batalha de La Lys, na Flandres, Norte de França e durante a Grande Guerra 1914/18.

- Em 09 de Abril de 1918, a 2ª Divisão Portuguesa, integrada no XI Corpo de Exército Britânico, sofreu um dos mais duros reveses da nossa História Militar. Aconteceu que o Exército Alemão desencadeou na zona da frente que guarnecíamos um muito vigoroso e sistemático bombardeamento com fortíssima concentração de artilharia, durante mais de 03 horas consecutivas, tendo disposto 10 Divisões de Infantaria frente aos 20.000 homens da 2ª Divisão do Corpo Português.

- Quero manifestar o nosso muito agrado, por ter pela primeira vez presente nestas cerimónias uma força militar do Regimento de Infantaria Nº1 – Tavira, o que significa especial empenho do Comando no relacionamento com os Núcleos e com a Sociedade Civil.

-Peço-lhe Sr. Major Oliveira, que transmita ao Sr. Coronel Comandante do RI 1, que tomamos a devida nota dos meritórios esforços de inter-acção com as populações da área da Unidade e também no campo das actividades culturais.

Prestação de Honras Militares em Parada, por um Pelotão do Regimento de Infantaria Nº1 – RI 1-Tavira e estando sob o Comando da Alferes Rodrigues.

Foto 7 – Sob o Comando da Alferes Rodrigues, o Pelotão está em posição de descanso arma.

As entidades oficiais foram convidadas a fim de depositarem coroas de flores, na base do Monumento em honra dos Combatentes oriundos do Concelho de Lagoa e falecidos no Ultramar Português, 1961/74. Seguindo-se o toque a mortos e salva de tiros.

Foto 10 – Deponde a coroa de flores, Presidente da C.M. Lagoa Dr. José Inácio, logo o Presidente do Núcleo Capitão Apº Paulo Neto e segue-se o Major de Infª Oliveira.

Foto 11 – Pelotão em posição de execução para a salva de tiros, em memória dos Combatentes falecidos.

Foto 12 – Em sentido e em continência pela memória aos mortos.

11.00 horas – As Entidades Oficiais deslocaram-se ao Cemitério de Lagoa, tendem deposto flores nas campas dos Combatentes oriundos da Freguesia de Lagoa, que combateram na Grande Guerra -1914/18 e no Ultramar Português.

Foto 13 – Aquando o Presidente do Núcleo Capitão Apos. Paulo Neto (em 1º plano), colocara flores na campa do Sold. Firmino A. Marques, que foi Combatente na Grande Guerra - 14/18. O repórter da Tabanca Grande é o último lado direito.

Foto14 – O Soldado Serafim Branco, C.Caç.2511, Angola 69/71, colocando Flores na campa de um Combatente do Ultramar e o ex-Fur. Mil. José Júlio Nascimento o municiador das flores.

Foto 15 – Capitão Apo. da GNR Domingues Garcia, depondo Flores no Jazigo de João B.Castelo Branco e o ex-Fur.Mil. Araújo Marcos, C.Caç.111, Ambrizete, Angola 61/63.

Foto 16 – Vice-Presidente da C.M. Lagoa Rui Correia, depondo uma flor no jazigo de seu pai, que falecera quando exercia funções de Presidente da Câmara M. de Lagoa.

Foto 18 – Assim ficou o Monumento, o qual edificado para perdurar em memória dos Combatentes falecidos no Ultramar Português – 1961/74 e aguardando uma visita dos que têm a felicidade de estarem vivos.

Do Presidente do Núcleo de Lagoa – Portimão, da Liga dos Combatentes, foram ditas singelas palavras e que se transcrevem:

- Por fim uma palavra de grande reconhecimento e gratidão à Câmara Municipal de Lagoa que nos acolhe, pelas atenções que nos têm dispensado e pela valiosa colaboração que tem prestado a este Núcleo ao longo dos anos. Sic.

- Esperamos manter e até melhorar o nosso relacionamento com a Câmara Municipal de Portimão.

Cumpre-me ter presente o notável desempenho desta Câmara na Grande homenagem Municipal ao saudoso Coronel Armando Maçanita, Herói Nacional, nosso Presidente de Honra. Sic.

Cordiais mantenhas para todos os Camarigos.

Com um Abraço
Arménio Estorninho
CCaç 2381, “Os Maiorais de Empada,”
Guiné 68/70
____________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 16 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7795: Álbum fotográfico do Arménio Estorninho (CCAÇ 2381, Ingoré, Aldeia Formosa, Buba e Empada, 1968/70): Cherno Rachide e a festa do fim do Ramadão, Bissau, 1970

2 comentários:

Anónimo disse...

Popularity among customers and encounter is necessary
to get a good painting work. These games arrived in fast succession in their motor forming ancestors.
This manual is the answer to your gaming desires.


Feel free to visit my blog post gta vice city tips

Anónimo disse...

In 1930 there have been 200,000 evictions in Nyc alone.

You develop an online bill on rock-star gameis webiste, you
then sign it in in your PSP. Those are simply a number of the
possibilities open to you.

Also visit my page; gta 5 cheats and codes