quinta-feira, 21 de abril de 2011

Guiné 63/74 - P8145: Tabanca Grande (278): Jorge Manuel Magalhães Coutinho, ex-Alf Mil OpEsp/RANGER da CCS/BCAÇ 4610/73 (Piche, Bissau – 1974)




1. É com muita satisfação que acolhemos mais um Camarada que aceitou o convite para se juntar a nós - o Jorge Manuel Magalhães Coutinho -, ex-Alf Mil Op Esp/RANGER da CCS/BCAÇ 4610/73 - Piche, Bissau -, 1974.

Conta-nos ele no seu e-mail:

Embarcamos em 11 de Abril de 1974 no navio Niassa e chegamos a Bissau no dia 17, tendo seguido para o Cumeré onde ficamos instalados, com destino à frequência do habitual I.A.O. - Instrução de Aperfeiçoamento Operacional.

Duas semanas depois, deu-se o 25 de Abril e, após alguns dias, fomos destacados para fazer a segurança em Bissau, tendo aí acampado durante uns 15 dias.

Em seguida, o pessoal do meu batalhão seguiu para o cumprimento das missões para que tinha sido criado, render as companhias do BCAÇ 3883/72, que se encontravam aquarteladas no sector de Piche e que tinham terminado o seu tempo de serviço.

Porque me estavam atribuídas as funções de adjunto do Capitão - Oficial de Operações -, fiquei em Bissau para tentar arranjar transporte para um pelotão da 3ª CCAÇ, pois a situação estava muito complicada devido à grande movimentação de tropa, que se havia gerado com a entrega dos aquartelamentos ao PAIGC e as consequentes retiradas das Unidades para Bissau, a fim de aguardarem embarque para a Metrópole.
Ao fim de quase um mês, conseguimos embarque numa LDG, rumando a Bafatá e, de lá, para Nova Lamego de avião. Daí partimos para Piche em Berliets (quanta miséria e desgraça vimos nós naquele percurso!).
Em Piche, fui designado para adjunto do Comandante da Companhia e Chefe da Contabilidade (a minha especialidade civil), cabendo-me a tarefa de organizar a Cantina, o que me levou um mês, até vir de férias em Julho.
Infelizmente não tive muita oportunidade para estabelecer grande camaradagem e união com os homens do meu pelotão, tendo-se dessa parte encarregado os 3 furriéis RANGERS, já que, mesmo em Évora no RI 16, quase não convivi com eles por ter de preparar as operações de instrução.
Quando regressei ao batalhão, este encontrava-se em Bula e, daí, deslocamo-nos para Bissalanca (nos arredores de Bissau), após o que ficamos instalados nos Adidos.
Finalmente, embarcamos no Uíge em 14 de Outubro de 1974.
Em Lisboa, ainda gramei mais uns 3 ou 4 meses, a ultimar a comissão liquidatária, juntamente o 1º Sargento Afonso e com o Alferes Subhashandra Manishanker Bhatt (refiro o nome, porque achei sempre interessante ele ser de origem indiana - um homem impecável e de quem lamento ter perdido o contacto!)
Um abraço para todos,
Jorge Coutinho
Alf Mil OpEsp/RANGER da CCS/BCAÇ 4610/73
2. O nosso Camarada Jorge Coutinho é o 2º elemento do BCAÇ 4610/73 a aliar-se a esta nossa crescente tertúlia, já que contamos com a presença, desde 25 de Janeiro de 2010, do João Adelino Aves Miranda que foi 1° Cabo Radiotelegrafista da 1ª CCAÇ do BCAÇ 4610/73 e que se encontra actualmente emigrado na Alemanha.
3. Amigo RANGER Coutinho, como é habitual cabe-me a mim oferecer-te aqui, em nome do Luís Graça, Carlos Vinhal, Virgínio Briote, demais Camaradas tertulianos desta Tabanca Grande, os nossos melhores votos de boas-vindas e transmitir-te que ficamos a aguardar que nos contes alguns episódios da tua estadia na Guiné, que ainda recordes (dos locais, das pessoas, seus hábitos e costumes, dos combates, dos convívios, etc.) e, se tiveres mais fotografias daquele tempo, que nos as envies, para as publicarmos.

Recebe pois o nosso virtual abraço colectivo de boas vindas.
Guião de colecção particular: © Carlos Coutinho (2011). Direitos reservados.
Fotografias: © Jorge Coutinho (2011). Direitos reservados.
____________
Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:
18 de Abril de 2011 > Guiné 63/74 - P8124: Tabanca Grande (277): Manuel Abelha Carvalho, ex-Fur Mil OpEsp / RANGER do Pel Rec, da CCS do BART 6520/72 (Tite, 1972/74)

Sem comentários: