sexta-feira, 20 de maio de 2011

Guiné 63/74 - P8302: Os nossos camaradas guineenses (31): O José Carlos Suleimane Baldé, ex-1º Cabo At Inf, CCAÇ 12 (1969/74), está em Portugal até 3 de Junho, e quer estar connosco! (Odete Cardoso / Luís Graça)




Guiné > Zona Leste > Sector L1 (Bambadinca) > Finete > 1969 > CCAÇ 12 > 4º Gr Comb: Fir Mil At Armas Pesadas Inf Henriques, 1º Cabo At Inf José Carlos Suleimane Baldé e o Sold At Inf Umaru Baldé (apontador do Mort 60)...  Zé Carlos foi o primeiros dos soldados arvorados a ser promovido a 1º cabo (em Setembro de 1969)...  Ambos, o Zé Carlos e o Umarú, pertenciam à 2ª secção, comandada pelo Fur Mil At Inf António Marques, até ao fatídico dia 13 de Janeiro de 1971...


CCAÇ 12 > 4º Gr Comb > 2ª secção (em meados de 1969)
Fur Mil 11941567 António Fernando R. Marques
1º Cabo 17714968 António Pinto
1º Cabo 82115569 José Carlos Suleimane Baldé (Fula)
Soldado Arvorado 82118369 Quecuta Colubali (Fula)
Soldadado 82110469 Mamadú Baldé (Fula)
Sold 82115869 Umarú Baldé (Ap Mort 60) (Fula)
Sold 82118769 Alá Candé (Mun Mort 60) (Fula)
Sold 82118569 Mamadú Colubali (Futa-Fula)
Sold 82119069 Mamadu Balde (Fula)



Foto: © Luís Graça (2005). Todos os direitos reservados






Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Xime > Amedalai > 26 de Julho de 2006 > O José Carlos com a família. A Odete Cardoso, esposa do ex-Alf Mil Jaime, é madrinha da filha mais nova do Zé Carlos.

Foto:
© Odete Cardoso (2010). Todos os direitos reservados


1. Duas mensagens recentes da Dra. Odete Cardoso, esposa do nosso camarada Jaime Pereira, ex-Alf Mil da CCAÇ 12 (Mar 71/Dez 72):


(i) Data: 13 de Maio de 2011 21:54
Assunto: Vinda do José Carlos Suleimane Baldé aos almoços da CCAÇ 12


Luís Graça

Regressei esta semana do estrangeiro e ouvi que tentou falar comigo.

Venho com muito gosto dizer-lhe que,  após uma série de vicissitudes relacionadas com a obtenção do passaporte e visto, o José Carlos parte de Bissau a 18 deste mês com chegada a Lisboa a 19 e estará cá até 3 de Junho.

O Jaime já falou com o António Dumas Murta e ficou combinado levar o José Carlos ao vosso almoço pelas 16 h. e  sugeriu a possibilidade de o José Carlos poder estar alguns dias convosco no período da sua permanência em Portugal.

Desta vez, o Vacas de Carvalho vai ser faltoso aos  almoços, pois tem um baptizado de um neto e, assim, perdemos a sua presença tão animada e fadista.

Ao dispor, para falarmos.
Um abraço para si e sua mulher.

Odete Cardoso

ii Data: 19 de Maio de 2011 15:11
Assunto: José Carlos - já chegou

Luis Graça

O José Carlos chegou hoje.  Eu e o Vacas de Carvalho já o levamos ao Mosteiro dos Jerónimos e CCB. 

Ele traz os documentos da sua vida militar na Guiné e pretende saber a que serviço público português se há-de dirigir para indagar se esse tempo lhe dá direito a alguma pensão. Tem alguma informação que lhe possa dar a esse respeito?

Sábado, vai ao almoço? O Jaime levará lá o Zé Carlos.
Um abraço
Odete Cardoso


2. Comentário de L.G.:

O Jaime Pereira, tal como o José Sobral, foi alferes da CCAÇ 12, de rendição individual. Pertencem à chamada 2ª geração. Os outros dois alferes eram o Ferreira e o Florindo Costa. O Jaime, hoje engenheiro e gestor, era o comandante do 4º Gr Comb. O José Carlos Suleimane Baldé era 1º cabo, nesse Gr Comb. Aliás, foi o primeiro dos nossos camaradas guineenses a ascender ao posto de 1º cabo. 

Em 1999, o Jaime Pereira e o José Sobral (que vive em Coimbra, onde é médico estomatologista) foram à Guiné, com as respectivas esposas, e andaram à procura dos antigos militares da CCAÇ 12 do seu tempo. A partir daqui ficaram a corresponder-se com regularidade com o Zé Carlos, que vive em Amedalai, perto do Xime...e que tem uma filha, de seis anos, cuja "madrinha" é a nossa amiga Odete Cardoso.

Há tempos, o J. L. Vacas de Carvalho convidou-nos para uma ida aos fados, numa casa típica onde  ele costuma cantar, em Algés. Éramos quatro casais. Foi nessa altura que eu conheci o Jaime e Odete, mais o Sobral e a esposa (cujo nome não recordo agora). Foi também nessa  noite que soube do projecto, muito acarinhado pela Odete, de trazer o Zé Carlos e a filha, a Portugal, por ocasião de mais um convívio anual da CCAÇ 12 (2ª geração)...

Os quadros da CCAÇ 12, de origem metropolitana, que renderam os "pais fundadores" (Maio de 1969/Março de 1971) são poucos... A CCAÇ 12 (2º geração) já ia ao recrutamento local buscar os cabos, os condutores, os mecânicos, os operadores de transmissões, etc. Na prática, só oficiais e sargentos é que eram da Metrópole, a partir de 1971. 

Logo em 1973, o pessoal (metropolitano) da CCAÇ 12 (2ª geração)  reuniu-se em convívio que se repete todos os anos, até hoje. São poucos mas bons: muitas dezenas duas ou três dezenas, entre antigos combatentes e familiares.

E até agora não foi possível reunir-se com a malta da CCAÇ 2590 (a CCAÇ 12 da 1ª geração), com excepção de um caso ou outro (por ex., o ex-fur mil SAM Victor Alves foi o ano passado ao 16º convívio da malta de Bambadinca, 1968/71, que se realizou em Óbidos, tal como o ex- Cap Inf Celestino Ferreira da Costa, hoje Maj Ref, residente na Trofa).   

Este ano, embora com locais diferentes, os dois grupos reúnem-se em Coimbra, no mesmo dia, 21 de Maio. Aguardo, com expectativa, a oportunidade (única) de estar com os meus camaradas da CCAÇ 12, entre eles o Jaime Pereira o José Sobral e o Victpor Alves (que já conheço), além do Zé Carlos Suleimane Baldé, de quem guardo as recordações mais afectuosas, incluindo a única foto que possuo (com ele).

Vou fazer todos os possíveis para dar um salto a Coimbra ou encontrar-me com o Zé Carlos em Lisboa. Espero que, entretanto, outros camaradas que com ele privaram possam estar com ele, até 3 de Junho, e inclusivamente ajudá-lo nos seus conatactos com a burocracia militar... O que poderemos fazer pelo Zé Carlos ?
____________

Nota do editor:

Último poste da série > 5 de Maio de 2011 > Guiné 63/74 - P8222: Os nossos camaradas guineenses (30): Cherno Baldé, 4º Gr Comb, 1ª Secção (Comandada originalmente pelo Fur Mil At Inf Joaquim A. M Fernandes), Sold, Ap Metr Lig HK 21, nº mecanográfico 82115269, fula... O mesmo que terá abatido em finais de 1972 o comandante de bigrupo Mário Mendes

4 comentários:

Joaquim Mexia Alves disse...

Julgo que o Jaime e o Sobral são do meu tempo no Pel. 52 e portanto da minha ligação à C. Caç. 12 comandada pelo então Cap. Bordalo, meu grande amigo.


Espero que no próximo almoço da C. Caç. 12 se lembrem de me dizer, como já uma vez fizeram e eu infelizmente não pode estar presente.

Um grande abraço

Luís Graça disse...

Joaquim:

O Jaime e o Sobral regressaram em Dezembro de 1972, pelo que deves tê-los conhecido em Bambadinca, na altura em que foste para o Pel Caç Nat 52 (Missirá e Mato Cão)... É uma pena termos andado estes anos todos "descoordenados" (em termos conviviais)... Mas nunca é tarde...LG

Anónimo disse...

Meus Caros

Muito gostaria de saber como está o 1º.cabo 17714968 António Pinto, da minha seccão.

Se alguma dos camarigos souber dele, eu agradeço que me informem.

Na altura ele tinha adoecido,e espero tenha recuperado bem.

O meu obrigado

António Marques

Unknown disse...

Meus caros camaradas.
Sou mais um dos que "felizmente" tive o prazer de conviver na Guiné com uma prole de rapaziada que ainda hoje considero (mais do que amigos) como se fossemos da mesma família.
Sou um dos que viveu momentos muito felizes nessa COMPAMHIA (COM LETRA GRANDE) que foi a C.CAÇ.12., mas que também viveu momentos "dramáticos" na última geração desta tão amada C.CAÇ.12, quando tivemos que emigrar para o Xime e por lá permanecermos até quando não sei porque eu pessoalmente num gesto premonitório resolvi pagar a minha viagem para a Metrópole pela TAP no dia 20 de Abril de 1974 (é verdade 5 dias antes do dito 25 de Abril), pois se não fosse assim só regressaria passados mais uns meses e não é por nada mas creio que pelo que tenho falado com alguns camaradas não houve ninguém que tivesse estado na C.CAÇ.12 tanto tempo seguido como eu que estive nesta COMPANHIA durante 24 meses.
Cheguei como "periquito" a Bambadinca em Março de 1972 em rendição individual como todos os camaradas que passaram pela C.CAÇ.12,então comandada pelo célebre Capitão Bordalo e regressei como disse em Abril de 1974 quando era comandante o Capitão José António Campos Simão. conheci portanto duas gerações desta COMPANHIA e estive aproximadamente um ano com cada uma delas.
Nunca escrevi nada no blogue porque nunca fui "expert" em computadores e é para mim muito difícil dominar estas tecnologias no entanto sempre acompanhei lendo todos os comentários que por aqui foram passando.
Resolvi escrever agora porque achei muito triste não se ter ainda comentado a infeliz partida do nosso camarada Victor Alves, que foi vagomestre da C.CAÇ.12 e um dos grandes impulsionadores dos convívios que vimos efectuando há 43 anos consecutivos e que muita saudade nos deixa...Paz à sua alma.
Ainda não me identifiquei mas penso que alguns camaradas já me poderão ter reconhecido.
Sou o António Lalande Jorge (conhecido como Furriel Jorge) e como disse fui Furriel Milº Mecânico Auto na C.CAÇ.12 durante o período atrás citado.
Também tenho algumas histórias curiosas que poderei divulgar num momento de inspiração.
Já agora não sei se será o local mais apropriado para estar a fazer este comentário mas peço desculpa pela minha ignorância.
António Lalande