domingo, 8 de maio de 2011

Guiné 63/74 - P8241: In Memoriam (77): S. Bartolomeu do Mar - Esposende, homenageou os seus ex-Combatentes no dia 1 de Maio de 2011 (José Ferreira da Silva / Fernando Cepa)



1. Em mensagem do dia 4 de Maio de 2011, José Ferreira da Silva (ex-Fur Mil Op Esp da CART 1689/BART 1913, , Catió, Cabedu, Gandembel e Canquelifá, 1967/69), enviou-nos este relato referente à homenagem prestada pela freguesia de S. Bartolomeu do Mar - Esposende, aos seus dois combatentes caídos em campanha na Guerra do Ultramar, de autoria de outro nosso camarada, o Fernando Cepa, que brevemente irá fazer parte da nossa Tabanca.



EX-COMBATENTES HOMENAGEADOS EM S. BARTOLOMEU DO MAR


A Freguesia de S. Bartolomeu do Mar, em Esposende, homenageou no domingo passado os seus ex-Combatentes com a inauguração de um Memorial na Praça 25 de Abril e uma exposição fotográfica na Sede da Junta. O presidente da Câmara, João Cepa, que presidiu às cerimónias, assumiu o compromisso de a autarquia homenagear os ex-Combatentes do Concelho.

Numa cerimónia em que a chuva não permitiu acabar em beleza, a freguesia de S. Bartolomeu do Mar engalanou-se para homenagear os seus ex-Combatentes e, em especial, os dois mortos em combate, José Vaz Saleiro de Lima e Gastão Vaz Saleiro Lima. Da Homenagem para além da Missa em sufrágio dos ex-Combatentes falecidos, constou a inauguração de um Memorial, em granito, do artista Américo Abreu, das Marinhas, na Praça 25 de Abril, a norte da Junta, e a abertura de uma exposição fotográfica sobre os ex-Combatentes, na sede da Junta. Para além dos presidentes da Câmara, da Junta e da Assembleia de Freguesia de Mar, marcaram presença o Major Nogueira Pinto em representação do Comandante da Escola Prática dos Serviços da Póvoa de Varzim; Coronel João Paulo Vareta presidente da Liga dos Combatentes de Braga, em representação do Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, presidente da Liga dos Combatentes; o representante do Comandante da GNR de Esposende; o Adjunto do Comandante do Porto de Viana do Castelo; Major Celestino Costa, da Companhia 1542; o Núcleo de ex-Combatentes de Viana do Castelo, representado pelo Coronel José Lima, Tenente-Coronel José Martins e Secretário Manuel Meira Silva; o Núcleo de ex-Combatentes de Braga, representado pelo Tenente-Coronel João Mendonça, Tenente-Coronel Adelino Oliveira Martins e Manuel Oliveira; e os padres Cândido Gaio e Jaime Cepa.

No uso da palavra, o presidente da Câmara felicitou a organização desta iniciativa e deixou o compromisso de que o concelho irá, em breve, homenagear os seus ex-Combatentes porque “todos estes jovens que atravessaram o atlântico e partiram porque amavam a pátria são um exemplo para todos”. E lembrou que “a maior arma que o povo tem hoje é o voto” razão pela qual não se devem deixar levar pelos defensores da abstenção, pois “se queremos políticos melhores devemos usar essa arma e dar o nosso contributo ao país”. No final recordou que “o país ainda não fez justiça aos ex-Combatentes”.

Fernando Cepa, da organização, referiu na passagem dos 50 anos do início da guerra colonial que “a emoção desta homenagem é um grito de revolta por não ter acontecido mais cedo” e lembrou que vivendo num país que “tem propensão para tornar pequeno, aquilo que é nobre e grande, estamos aqui para transformar uma pequena e singela cerimónia num acto de elevada grandeza”. E deixou a promessa de tudo fazer para trazer para a terra natal os restos mortais dos falecidos José e Gastão Lima.

Em representação do Batalhão de Artilharia do falecido José Lima, Alfredo Fonseca agradeceu esta “honrosa e merecida homenagem” pois “tarde é o que nunca se faz”. E lembrou o companheiro morto em combate: “um homem de carácter bem formado, humilde e honesto”. Criticou os governantes que “não têm consciência do que passamos” salientando que esta “é a melhor medalha para quem trabalhou”.

O Coronel João Paulo Vareta referiu que esta cerimónia “toca-nos muito fundo e nunca é tarde para lembrar quem por lá ficou”. E concluiu: “mal vai o povo que não reconhece os seus mortos; esta iniciativa é a prova de que os ex-Combatentes são respeitados pelo povo”.

O presidente da Junta de Mar, Manuel Santos, salientou que “a nossa pequena freguesia foi muito generosa porque daqui saíram cerca de meia centena de soldados” por isso, “estamos agradecidos a esta exemplar geração que tão bem nos representou”.

Intensamente emocionado, com as lágrimas a correrem pela cara, estava o Major Celestino Costa, com 92 anos, o então Capitão da Companhia 1542 do José Lima ao lembrar os momentos duros do época.

Em termos de balanço Joaquim Teixeira Ribeiro, da Companhia 1542, disse que estas cerimónias foram “do que melhor vi até hoje porque foi um dia rico e fabuloso, devido à excelente organização e à família do José Lima. Vamos de coração cheio pois foi um marco na nossa história”.



A exposição na sede da Junta estará aberta no horário de expediente e no próximo domingo, de tarde.

Centro Social da Juventude de Mar, 2011-05-02
A Direcção,
Fernando Cepa

[Edição de fotos, revisão e fixação de texto: Carlos Vinhal]
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 6 de Maio de 2011 > Guiné 63/74 - P8232: In Memoriam (76): Isabel Raimundo Conde homenageia seu tio José Luís Inácio Raimundo, Soldado Comando da 38.ª CCOM (morto em combate em Guidaje a 12 de Maio de 1973), no dia do seu 61.º aniversário

Sem comentários: