quarta-feira, 25 de maio de 2011

Guiné 63/74 - P8320: Convívios (343): Sobre o 12º Convívio da CCAÇ 3491, que aconteceu em 21 de Maio de 2011, em Lousada (Luís Dias)



1. O nosso Camarada Luís Dias, ex-Alf Mil At Inf da CCAÇ 3491/BCAÇ 3872, Dulombi e Galomaro, 1971/74, enviou-nos um resumido relato e 2 fotografias, da recente festa anual da sua Unidade.

12º CONVÍVIO DA CCAÇ3491AVELEDA – LOUSADAMAIO 2011
No passado dia 21 de Maio, reuniu-se em Convívio comemorativo do 37º Aniversário do regresso à Metrópole, a C.CAÇ. 3491 (Guiné 71-74), após 27 meses e meio de ter gasto muito suor, muitas lágrimas e de ter vertido algum sangue (felizmente não muito), a palmilhar os trilhos, matas, bolanhas e picadas, daquelas terras quentes da Guiné.
Como diziam os seus elementos: "VALOROSA companhia que tanto percorreste" e cujo lema foi: "É MUITO...!" e sempre foi levado a sério.
Foi tudo muito! Muita fome, muita sede, muito calor, muito trabalho, muito mosquito, muita mosquinha, muitas abelhas, muitos macacos, muita cobra, muita formiga, muito lacrau, muita operação, muita emboscada nocturna, muita noite perdida no mato, muita caminhada, muita escolta, muita segurança, muita chuva, muita seca, muita picagem e muito tempo de comissão!!!! (e vá lá, muita bajuda gira!).
O encontro teve lugar em Aveleda - Lousada e foi organizado pelo Ribeiro (o homem que nos dava cabo do cabelo, sem parcimónia).
Tudo correu a contento e a felicidade do reencontro entre camaradas é sempre um ponto alto. Muitos levam as suas famílias, onde já se incluem os netos.
Um dos novatos neste nosso convívio foi o Ex-1º Cabo Atirador Avelino (1º GC), que já não via os seus camaradas há também 37 anos (!!!). Para não estar sozinho trouxe com ele o filho e os dois irmãos (tudo gente boa de Matosinhos).
Queixou-se o organizador e com razão de que muitas cartas de camaradas foram devolvidas ou por endereços desactualizados ou por estarem incompletos.
Temos de procurar os faltosos, para que voltem a inscrever-se, com as direcções correctas (código postal certo, senão os CTT, devolvem).
Uma das pessoas que sentíamos mais a falta foi a do camarada Carlos Ferreira, cuja alcunha é bem a sua imagem: o "Nunca falha".
Caro camarada sabemos que estás doente e que essa doença foi impeditiva de estares entre nós. É nosso desejo que reajas rapidamente a essa "emboscada" traiçoeira que te surgiu e possas voltar a conviver connosco no próximo ano. Muita força Ferreira!
Foi com alegria que tivemos a companhia do nosso ex-2º Comandante, Moreira Campos (Coronel reformado), pessoa por quem, pessoalmente tinha e tenho muita estima e consideração o que, julgo, se estendia a todo o pessoal.
Também nos brindou com a sua presença o Ex-Alferes Mário Vasconcelos (responsável pelas transmissões do batalhão/CCS).
Recebemos também a visita do Magalhães Ribeiro, Ex-Fur. Milº Op.Esp, o "Pira de Mansoa", um dos co-editores do magnífico blogue da Tabanca Grande,o homem que desceu a última bandeira portuguesa na Guiné e que teve a amabilidade de se deslocar ao nosso Convívio, acompanhado da esposa, para nos dar um abraço de camaradagem.

Feitas as apresentações a companhia endereçou-lhe uma salva de palmas, em retribuição do seu gesto. Um bem hajas Magalhães e à tua esposa (a paciência que as nossas mulheres têm de ter para nos aturarem nestas andanças), por teres roubado um pouco de tempo ao teu repouso para te deslocares ao nosso Convívio. Já sabes estás sempre convidado. Estarás sempre em família.
Um dos momentos altos do Convívio foi a passagem de fotos dos nossos tempos da Guiné, numa das paredes do restaurante, onde verificámos que estamos, efectivamente, muito mais velhos (!!!). Também foram vistas fotos do Dulombi actual, que muito sensibilizaram os presentes.
A CCAÇ 3491, reforçada pelo então 2º Comandante do Batalhão.

__________

Sem comentários: