sexta-feira, 27 de maio de 2011

Guiné 63/74 - P8333: As mulheres que, afinal, foram à guerra (13): O papel da CASA - Comissão de Assistência ao Soldado Açoriano, com sede em Lisboa e delegações nos Açores (Carlos Cordeiro)


Açores > São Miguel > Ponta Delgada > Fevereiro de 1964 > Chegada da Companhia de Caçadores Especiais 274 (1962/64), depois de ter regressado da Guiné (embarque a 17 de Janeiro de 1964). "Na Foto, o Tenente Silva".



Açores > São Miguel > Ponta Delgada > Regresso da Companhia de Caçadores Especiais 274 (Bissau, Fulacunda,  Jan 1962/ Jan 1964). Quartel General de Ponta Delgada,  4 Fevereiro de 1964 > "Na foto, Leite Melo, Fernando Faria, Dinarte Teixeira".


Fotos (e legendas do mural do nosso camarada Durval Faria, no Facebook (Reproduzidas aqui com a devida vénia...)





1. Comentário. com data de 19 do corrente,  de Carlos Cordeiro ao poste P8295:

Luís,

Só uma curiosidade: para além do MNF [ - Movimento Nacional Feminino], a única instituição autorizada a editar aerogramas foi a CASA - Comissão de Assistência ao Soldado Açoriano - com sede em Lisboa e delegações nos Açores.

Os aerogramas da CASA são raridade filatélica, muito apreciada pelos coleccionadores.

A CASA foi constituída ainda em 1961 por açorianos - sobretudo senhoras - residentes em Lisboa. Ali tinha por missão acolher os militares açorianos que por lá passavam (nos embarques e desembarques, na IAO, etc.), mas, sobretudo, na visita aos militares açorianos que se encontravam hospitalizados no continente.

As delegações dos Açores tiveram um meritório papel de apoio social às famílias dos que se encontravam em campanha, incluindo até a concessão de casas.

É uma história que está por fazer, pois as senhoras ou já faleceram ou estão numa idade muito avançada e doentes. Uma colega e amiga minha é filha de uma senhora que teve importante papel na CASA,  aqui em S. Miguel, mas disse-me que a situação da mãe não permite colher muitas informações.

Uma investigação nos jornais diários e semanários da época é uma via que, muito lenta e espaçadamente, estou a explorar. Mas ao ritmo a que levo a "exploração"...

Um abraço,
Carlos Cordeiro

______________

Nota do editor

Último poste da série > 26 de Maio de 2011 > Guiné 63/74 - P8330: As mulheres que, afinal, também foram à guerra (12): Tão sinceras e tão ingénuas as minhas cartas de madrinha de guerra, entre os meus 15 e 19 anos (Felismina Costa)

Sem comentários: