quarta-feira, 8 de junho de 2011

Guiné 63/74 - P8386: Convívios (348): I Encontro de Núcleos da Liga dos Combatentes do Algarve - Castro Marim, 21 de Maio de 2011 (Arménio Estorninho)

1. Mensagem de Arménio Estorninho (ex-1.º Cabo Mec Auto Rodas, CCAÇ 2381, Ingoré, Aldeia Formosa, Buba e Empada, 1968/70), com data de 29 de Maio de 2011:

Camarigo Carlos Vinhal,
Saudações.

O Núcleo de Vila Real de Santo António, da Liga dos Combatentes, levou a efeito o 1.º Encontro Regional dos Núcleos do Algarve da Liga dos Combatentes [Lagos, Lagoa / Portimão, Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António (V.R.S.A.)] e Almoço de Confraternização na Vila de Castro Marim, no dia 21 de Maio de 2011.

Para o Núcleo de Lagoa, a informação sobre o decorrer do evento deu-se a “ título verbal” e por transmissão da palavra de Camarada-a-Camarada, íamos levados ao sabor da onda para os acontecimentos.

Assim, pelo que me foi dado a observar da Efeméride, da mesma fotografei e anotei o seguinte para memória:


Núcleo de Vila Real de Santo António - 1.º Encontro de Núcleos do Algarve

I - 10.00 horas – Início da chegada dos Núcleos oriundos do Algarve, bem como a recepção das individualidades Militares e Civis.

Foto 1- O Presidente do Núcleo de Lagoa /Portimão, Capitão Neto, à esquerda, dialogando com o Presidente da Liga dos Combatentes General Joaquim Chito Rodrigues e com a presença do ex- 1.º Cabo Escriturário da CCaç 464, Dembos, Maquela do Zombo – Angola 1963/65


II - 11.00 horas – Concentração junto à Sede do Núcleo de V.R.S.A. (instalada em parte de um Edifício, da Gare Marítima do Porto).

Foto 2 – Um grupo de camaradas do Núcleo de Lagoa -Algarve. Estão de pé, a partir da esquerda: ex-Soldado José António Louzeiro, CCav 1649 – Teixeira Pinto – Guiné 1967/68; ex-Fur Mil Matos, da incorporação de Moçambique – 1962/66; ex-Soldado José Francisco Vieira “Alemão”, C Cav 3378 “Kimbas”, Olossato – Guiné 1971/73; ex-Soldado Alfredo Ramos, CCaç 556, Enxalé, Bambadinca e Porto Gole – Guiné 1963/65; e eu, de blusão verde. Em baixo, o ex-1.º Cabo Manuel Rodrigues, da incorporação de Angola, e o ex-Soldado Francisco Mendes, CCaç 3444, Dembos - Angola 1971/74.


III - 11.30 horas – Rumaram os Núcleos e Entidades convidadas, em cortejo para a Igreja Matriz da Nossa senhora da Encarnação.

Foto 3 - Missa em memória dos Camaradas tombados em Combate, celebrada pelo Tenente-Coronel Capelão César Chantre.

Foto 4 - Os Núcleos organizam-se de forma a tomarem o rumo para o Cemitério Municipal.


IV - 12.30 horas – Romagem ao Cemitério Municipal, de V.R.S.A.

O Núcleo é responsável pelo Talhão do Combatente do Cemitério Municipal, no mesmo construiu-se e foi inaugurada uma Lápide “Monumento” alusiva aos que Tombaram em Combate no ex-Ultramar Português. Em cerimónia de carisma Militar, também lhes foi feita Homenagem Póstuma com atribuição de Medalhas da Cidade entregues individualmente aos seus familiares.

Pela comissão de apresentação do evento, que decorreu em cerimónia de cariz Militar, foi mencionado e enaltecido:

- Com um muito obrigado pela presença das Entidades Civis, Militares, dos Núcleos do Algarve e dos Familiares dos Camaradas Falecidos a Homenagear;

Foto 5 – Cerimónia de inauguração. Encontram-se na frente a partir da direita: Major Oliveira, do RI 1 -Tavira; Presidente do Núcleo de V.R.S.A., Coronel Joaquim Aguiar; Presidente da Liga dos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues; Presidente da Câmara Municipal de V.R.S.A., Eng. Luís Gomes; Vereador da C.M. de V.R.S.A., Sr. João Rodrigues; Presidente do Núcleo de Faro, Major Henrique Pires de Oliveira, e o Presidente do Núcleo de Olhão, Sr. João António Peres.

- Todo o empenho demonstrado para a feitura deste evento, pelo Presidente da Câmara Municipal de V.R.S.A, Eng. Luís Gomes e pelo Sr. Vereador João Rodrigues.

O Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues, tomou a palavra e dissertou sobre:

Foto 6 – O Presidente da Liga dos Combatentes, na cerimónia de inauguração a mencionar o simbolismo do momento e da Liga dos Combatentes.

- É um prazer vir ao Algarve, estar aqui nesta cerimónia de cariz Militar e com muita honra vir inaugurar uma Lápide em Memória dos que Tombaram em Combate no ex-Ultramar Português;

- Levantamos corpos de militares na Guiné, uns foram trasladados para o cemitério de Bissau e outros entregues aos seus familiares em Portugal, porque é nossa a responsabilidade de faze-lo;

- Hoje, dizemos que fomos Combatentes, aqueles que agora estão com as fardas das Forças Armadas estão a cumprir o testemunho e ordens;

Por sua vez tomou da palavra o Presidente do Núcleo Anfitrião, Coronel Joaquim Aguiar e tendo enaltecido:

- Com um muito obrigado pela presença de todos os Núcleos do Algarve e que só assim é possível a amplitude do evento;

- Que no País existem 225 Talhões dos Combatentes e também são muitos os espalhados pelo Mundo;

- Hoje, aqui se faz a homenagem e a reflexão, destes Militares de V.R.S.A., que a partir de agora estão juntos;

Foto 7 - A Lápide inaugurada, onde constam todos os Militares do Concelho de Vila Real de Santo António caídos em combate no ex-Ultramar Português.
[Foto editada por Carlos Vinhal. Clicar na foto para ampliar]

- O que aqui se passa é uma demonstração inequívoca, de que os combatentes devem honrar a Pátria;

Foto 8 - Cerimónia da inauguração da Lápide, quando da chamada efectuada pela Comissão organizadora a fim de serem colocadas as coroas de flores, tendo já efetuado o simbólico ato, o General Joaquim Chito Rodrigues e o Coronel Joaquim Aguiar.

Foto 9 - No momento em que a Força presente executava a Salva de Tiros. À esquerda está o ex-1.º Cabo Clarim, com a sua inseparável “requinta.”

Sobre as ordens do Major Oliveira, do Regimento de Infantaria Um, de Tavira, esteve em Formatura um Pelotão e que era comandado pelo Tenente Algarvio, foram executados manejos de armas e com uma salva de tiros de conformidade com o ato.

Foto 10 - Aquando da presença de um familiar do Soldado Pára-quedista Arlindo Matias, da CCP 121 – Guiné,  falecido em 02/11/71.

Após as entregas das Medalhas da Cidade, foi dada por terminada esta cerimónia, todos procuraram o seu meio de transporte e seguiram para a Quinta do Sobral.


V – 14.00 horas – Almoço de Confraternização na Quinta do Sobral, Castro Marim.

Deu-se a chegada, havendo recepção com um beberete e de seguida a acomodação dos cerca de 350 convivas no Salão, iniciando-se o esperado almoço de confraternização.
Lentamente íamos degustando os pitéus das entradas, até que foi servida uma boa sopa, seguindo-se o prato de lombo de porco com ananás, bem regado de bebidas, com um bom self-service de sobremesas, o que agradou aos convivas.

Era notório, que o ex-1.º Cabo Corneteiro Joaquim Manuel Nunes, “Beja, Évora e Faro,” com a sua “requinta” trinava de forma e a propósito com o momento.

Quanto a mim aconteceu ”Eureka,” pois ao fim de cerca de 43 anos (1968) aquando uma coluna-auto, entre Aldeia Formosa e Gandembel, finalmente agora tive a oportunidade de localizar o ex-1.º Cabo Pára-quedista José António Louzeiro Santos, natural da Cidade de Loulé. Este reencontro deu-se graças à colaboração do Capitão Pára-quedista Armando Fanqueiro, cunhado do José António.

Via telemóvel já houve contactos entre nós, das lembranças estamos comummente em sintonia e aguarda-se para breve um almoço.

O acontecimento fica para construir quando houver oportunidade, para ser colocado em forma de “Poste.”

Foi apresentado um verso, alusivo à Liga dos Combatentes:

Grito

Liga dos Combatentes?...
Valores permanentes!...
Liga dos Combatentes?...
Em todas as frentes!...

No decorrer do almoço de convívio, o Presidente do Núcleo de V.R.S.A. Coronel Joaquim Aguiar, convidou mais uma vez o Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues a dissertar sobre o momento e a Liga, do qual transcrevo resumidamente:

- Que os Núcleos são as instituições, com funções no âmbito dos combatentes e que são únicos representantes da Liga dos Combatentes;

- O que fomos diz-nos a História, o que queremos ser hoje e amanhã, é batermo-nos pelos valores e a felicidade dos vivos;

- Conseguimos pôr a funcionar várias creches. Concorremos a apoios do Governo, para projectos que temos para arrancar e logo que tivermos o dinheiro;

- Publicamos uma série de livros, fizemos tertúlias e temos 516 voluntários sem ganhar algo para efectuar apoio e serviços;

- Façam-se sócio, pois a Liga dos Combatentes é uma Instituição transversal da população Portuguesa,

- Temos sem-abrigos que pagam cotas, são cidadãos que apoiamos e são aqueles que o País entregou uma arma ou outro objeto para defenderam um camarada a seu lado;

A terminar disse, que foi um prazer vir ao Algarve, foi um prazer aqui estar e dou-vos um muito obrigado.

Com um abraço
Arménio Estorninho
CCaç 2381 “Os Maiorais” de Empada
___________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 8 de Maio de 2011 > Guiné 63/74 - P8246: Convívios (327): XXII Encontro do pessoal da CCAÇ 2381 - Os Maiorais - ocorrido no dia 30 de Abril de 2011 em Salir do Porto (Arménio Estorninho)

Vd. último poste da série de 4 de Junho de 2011 > Guiné 63/74 - P8373: Convívios (341): XXIII Encontro/Convívio do BCAÇ 2884 “MAIS ALTO”, Régua, 28 de Maio (José Firmino)

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Caro camarigo Arménio Estorninho

Obrigado pela tua foto/reportagem.
Através dela podemos 'acompanhar' o evoluir dos acontecimemtos.
É de louvar o facto de se ter conseguido congregar num mesmo local um conjunto de representações de toda a região Algarve. Ajuda à colaboração entre pessoas e instituições que, por vezes, tendem a trabalhar de costas voltadas.
E é de registar igualmente o empenho colocado pela autarquia de Vila Real de S. António em dar corpo ao acontecimento.

Abraço
Hélder S.