sexta-feira, 10 de junho de 2011

Guiné 63/74 - P8397: Grupo dos Amigos da Capela de Guileje (16): Ainda a imagem de N. Sra. Fátima doada pelo António Camilo e pelo Luís Branquinho Crespo




Guiné-Bissau > Região de Tombali > Guileje > Nucleo Museológico Memória de Guiledje > 2010 > A última doação à Capela de Guileje (*) foi uma imagem de N. Sra. de Fátima, trazida expressamente de Portugal por António Camilo e Luís Branquinho Crespo (**).  O Camilo (à direita), ao lado do Pepito.



Guiné-Bissau > Região de Tombali > Guileje > Nucleo Museológico Memória de Guiledje > 2010 >  A imagem de Nossa Senhora de Fátima, acabada de sair da embalagem que a protegeu durante a longa viagem Portugal-Guinéu Bissau.






Guiné-Bissau > Região de Tombali > Guileje > Nucleo Museológico Memória de Guiledje >  Capela > 2010>  A capela, sem a imagem de N. Sra. Fátima.




Guiné-Bissau > Região de Tombali > Guileje > Nucleo Museológico Memória de Guiledje > Capela > 2010 >  O Crespo e o Camilo colocando a imagem na sua base.







Guiné-Bissau > Região de Tombali > Guileje > Nucleo Museológico Memória de Guiledje > Capela > 2010 >  A imagem, depois de colocada na sua base.





Guiné-Bissau > Região de Tombali > Guileje > Nucleo Museológico Memória de Guiledje > Capela > 2010 >  A  famosa lápide, recuperada das ruínas do quartel de Guileje, que atesta a época e a autoria da construção da capela (CART 1613, Os Lenços Verdes, Guileje, 1967/68), sob a direcção do seu saudoso camarigo Zé Neto (1929-2007), que não chegou a assistir à inauguração da sua capela, reconstruída (***)... Em sua memória, foi a viúva, Júlia Neto, nossa querida amiga.

Fotos: ©  António Camilo  (2010). T&odos os direitos reservados




O António Camilo, ex-Fur Fur Mil da CCAÇ 1565 (Bissau, Jumbembém, Canjambari, Bissau, 1966/68), foi um dos primeiros (e seguramente dos mais empenhados) elementos do Grupo dos Amigos da Capela de Guileje.   Ele, que esteve no norte da Guiné, no tempo da guerra, apaixonou-se pelo sul, pelo Rio Corubal, pelo Saltinho, por Guileje, em tempo de paz e de reconstrução... 

Para além do valioso material (cimentos, tintas, etc.) que ele encaminhou para a reconstrução da Capela de Guileje, ofereceu também uma imagem de Nossa Senhora de Fátima... Estas fotos, de 2010, documentam uma das suas recentes viagens à Guiné-Bissau... (A última viagem, no início de 2011, foi a 15ª, conforme se pode ler no artigo, de 2 páginas, sob o título "O bom gigante", que lhe dedicou a revista Visão, de  3 de Fevereiro de 2011, e a que voltaremos dentro em breve noutro poste).


Um artigo sobre o algarvio António Camilo, de 66 anos, nosso camarada, na véspera de dar início à sua 15º viagem de solidariedade à Guiné-Bissau... Revista Visão, 3 de Fevereiro de 2011, pp. 84-85.


Na viagem (ou numa das das viagens) de 2010,  ele (e o seu amigo, Luís Branquinho Crespo) levou até Guileje a imagem de Nossa Senhora de Fátima que faltava na Capela, hoje integrada no Núcleo Museológico Memória de Guiledje, inaugurado entretanto em 20 de Janeiro de 2010... 

O Camilo mandou-te recentemente um CD-ROM com centenas de fotos da sua última viagem humanitária, mais estas por mail. Estou-lhe grato e prometo fazer uma selecção desses fotos dar início à publicação do álbum fotográfico do nosso "bom gigante"... (LG)

_____________

Sem comentários: