segunda-feira, 13 de junho de 2011

Guiné 63/74 - P8413: O dia de Portugal em Taunton, MA (José da Câmara)

1. Mensagem de José da Câmara* (ex-Fur Mil da CCAÇ 3327 e Pel Caç Nat 56, Guiné, 1971/73), com data de 12 de Junho de 2011:

Meu caro amigo Carlos Vinhal,
Junto encontrarás um pequeno trabalho que ontem realizei na cidade na cidade de Taunton, MA. Tem os condicionalismos próprios das condições de quem não é profissional na fotografia, das condições atmosféricas e, muito especialmente, por ser um participante activo no desfile e não pretender destoar dos demais, abandalhando o propósito da minha participação.

Sei e compreendo que isto não tem muito a ver com os propósitos do nosso blogue. Por isso mesmo faz com este trabalho o que melhor de aprouver.
Aos nossos camaradas e amigos peço indulgência.

Com um abraço amigo,
José Câmara


O Dia de Portugal em Taunton, MA

Ontem, Sábado dia 11 de Junho de 2011, desloquei-me à cidade de Taunton, área consular de New Bedford, para participar em algumas das festividades do Dia de Portugal.

São Pedro não ajudou e fomos confrontados com fortes chuvas que, desde logo, condicionaram tudo e todos, afastando muito público e participantes que não estavam preparados para a intempérie. Mesmo assim dei por bem empregue o meu tempo.

Sempre estive ligado ao Boston Festival, a minha área consular. Ao desertar para Taunton apenas pretendi marchar com antigos combatentes das Forças Armadas Portuguesas. No meio deles sinto-me bem. Falamos a mesma linguagem e sabemos o que isso significa.
Infelizmente, para além de marchar também fui o fotografo de serviço para este pequeno trabalho, o me valeu uma admoestação do comandante das Forças em Parada e a promessa de uma carecada. Como se tal fosse possível numa cabeça devastada pela natural voragem dos anos…

Para além das agremiações portuguesas da área, de salientar uma representação de jovens vinda da Bermuda para estas festividades e da PSP e dos Bombeiros de Taunton.
Também contribuíram com a sua presença a Sra. Consul de Portugal em New Bedford, Dra. Graça Fonseca, o presidente da Câmara Municipal, a presidente do Conselho Municipal e outros membros do mesmo conselho, representantes da direcção escolar, o senador estadual Pacheco, todos da cidade de Taunton e ainda o Promotor de Justiça do Condado de Bristol. Este arriscou algumas palavras em português, fruto do seu casamento com uma senhora nascida nos Fenais da Ajuda, ilha de São Miguel.

Os vários discursos salientaram a importância de Portugal no contexto da história mundial e, em especial, o contributo dos portugueses, aqui residentes, para desenvolvimento das várias variantes na vida das comunidades em que estão inseridos e dos EUA.

Julgo ser salutar referenciar o agradecimento público que Sra. Dra. Graça Fonseca fez aos Ex-Combatentes das Forças Armadas Portuguesas pelo contributo que prestaram, quando jovens, na defesa da nação e agora em todas as cerimónias em que a área consular de New Bedford se vê envolvida e nas cerimónias oficiais da própria cidade de Taunton. Disse ela, e bem, que esses ex-combatentes foram e continuam a ser um exemplo para todos.

Por estes lados O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades acontece um pouco todos os dias. Em boa verdade, o emigrante celebra Portugal quando se senta para ver o telejornal ou ler o jornal na língua mãe, ou se lembra da sua terra, dos familiares e dos amigos que deixaram atrás.

A todos bem haja.
José Câmara

O verde e o vermelho são as cores da minha bandeira

O presidente da Associação de Antigos Combatentes das Forças Armadas Portuguesas, Sr. Eduíno Faria, procede à chamada dos presentes antes de se iniciar o desfile. Infelizmente a Associação não está preparada com uniforme para a chuva. Mesmo assim apraz registar o seu aprumo.

Representação da PSP de da cidade de Taunton. O comandante desta representação, de nome Silveira, nascido nos EUA, filho de pais da ilha das Flores . Logo atrás, a representação dos Bombeiros de Taunton preparando a sua integração no desfile.
Estas representações significam o perfeito entendimento e respeito mútuo entre as comunidades portuguesa e a americana

O desfile passando em frente ao imponente edifício do Tribunal Superior do condado de Bristol.

Apesar da tempestade que se abateu sobre Taunton, muitas pessoas saíram à rua para verem o desfile.

Garbosos jovens de ontem e os de hoje num abraço a Portugal.

Os antigos combatentes que fizeram a guarda de honra nas cerimónias oficiais do Dia de Portugal na cidade de Taunton, MA.

Representação da Escola Oficial Portuguesa do Taunton Sports Club. Independentemente das falhas, é interessante a participação destes jovens.

As bandeiras americana e portuguesa hasteadas lado a lado na cidade Taunton. De referenciar a bandeira negra hasteada logo por baixo da bandeira americana. Essa símbolo, cujo hasteamento em todos os lugares públicos foi aprovado pelo congresso americano, simboliza os soldados americanos desaparecidos em combate (MIA), cujos corpos ainda não foi possível resgatar e fazer regressar a casa e aos seus familiares.


The Greater Taunton Portuguese community of today keeps contributing to the community



The development of Taunton into its modern day form took place on the backs of diverse immigrant populations, none being more prominent than that of the Silver City’s Portuguese community.

(In Taunton Gazette, Jun 12, 2011)
____________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 11 de Junho de 2011 > Guiné 63/74 - P8402: Memórias e histórias minhas (José da Câmara) (23): Perdendo a plumagem

7 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Curiosa a diferença entre dois continentes, para não dizer dois países.

Realmente há duas actitudes: lá (EUA) recorda-se os que cairam, hasteando uma bandeira que relembra os que ainda não foram localizados; aqui, leia-se TAP (aquela empresa que durante anos transportou milhares de militares entre os teatros de operações e a metrópole, cobrando os seus bilhetes), encara a hipótese de fazer "alguns descontos" até ao limite de 100%, depois de encarar a situação económiva actual, da familia.
Sei que a Liga vai até onde pode. Localizar e identificar os corpos, trazendo-os para locais dignos nos próprios territórios onde tombaram, porque, como disse e bem o General Chito Rosdrigues, a Liga não transporta "ossos, mas pessoas de vidamente identificadas".
Os já identificados, porque não regressam às suas terras, mesmo que a familia os não possa trazer, existe o pároco e o presidente da junta, que poderão dar uma ajuda.
O transporte? Mesmo na TAP? Sewrá assim algo de tão "financeiramente impraticavel? Um caixão com os restos mortais não ocupam mais que o espaço de uma mala de viagem, e sempre se cumpriam as "Normas Regaladoras de Trasladaç~eo de Ossadas de Militares" de 04 de Fevereiro de 1966, as quais estabelecem a gratuitidade do transporte das ossadas dos militares falecidos no então Ultramar para a Metrópole ou Ilhas Adjacentes, quer para as trasladaçóes requeridas pela familia, quer as que tivessem lugar por iniciativa do Exército. Neste caso, previa-se a sua remoção para um Ossário Militar Central em Lisboa, ou ....

segue....

José Marcelino Martins disse...

continuação
... ou Ossários Militares Regionais, um por cada Província Ultramarina, a construir.
(ver mais no volume 8º dos livros da CECA - Morteos em Campanha).

Continuando:

Não dizia o Pragrama das Forças Armadas de 25 de Abril de 1974, que iam manter todos os acordos que o Governo Português havia celebrado?
Ou terei lido mal?

Pode ser que o texto que acabei por escrever, nada tenha a ver o texto do José da Câmara, mas o que se refere a combatentes (ou ex-combatentes ou antigos combatentes - depende do dourarda pílula de quem escreve) estão todos ligados.

Como dozem os homens do Ribatejo, que o diga o Zé Brás, temos de, definitivamente, pegar o touro pelos cornos.

Um abraço

José Martins

Juvenal Amado disse...

J. Câmara

É saboroso ter um bocadinho de Portugal aí tão longe.

Um abraço

Anónimo disse...

Taunton...terra-sabi...de sotaques distintos... de uma so lingua,a portuguesa !!!

Nelson Herbert

Anónimo disse...

José Câmara

É um orgulho ver as cores nacionais evidenciadas além fronteiras!

Quem não gosta de ver o seu País enaltecido, lembrado, brilhando mesmo à chuva, num País estrangeiro, com crianças a quem incutem o amor à Pátria distante?

Desculpem, mas fico sempre emocionada, quando vejo que longe da sua Pátria os Portugueses não esquecem o seu torrão Natal.

Obrigada pela "reportagem".

Um abraço daqui, onde se deu origem à expansão e donde se continua a emigrar...


Felismina Costa

Luis Faria disse...

Amigo Câmara

Regressado de uns dias de ausencia,deparo-me com este teu belo trabalho,onde as palavras mais uma vez dizem do teu sentir Pátrio e da tua força interior.

O País de certo modo obrigou-te,como a tantos outros,a ultrapassar as suas fronteiras.Não o rejeitaram,trazem-no no coração,com orgulho.

Bem hajas,José Camara. Bem Hajam!

Um abraço ,grande
Luis Faria

Carlos disse...

Subscrevo aqui estas palavras de autoria CMD Roberto Durão.
" Uma Nação que não Honra ou esquece o seu passado, não merece o futuro "

Carlos Amaro