quinta-feira, 30 de junho de 2011

Guiné 63/74 - P8491: Os nossos médicos (31): HM241: Pessoal médico do meu tempo por especialidades (J. Pardete Ferreira)

A. Segunda parte da mensagem, enviada em 30 de Junho, pelo J. Pardete Ferreira [, foto à direita]:




(...) 2 - Esta penso ser mais para o António Paiva (*):


[ Lista dos médicos em serviço no HM241, no meu tempo]


Dr. Diaz Gonçalves - Cirurgião e Chefe de equipa


Foi substituir o Tim-Tim e que foi substituído pelo Bruges e Saavedra (excepto quando veio fazer um estágio de Neurocirurgtia e foi substituído pelo Leite Barata que, não querendo ficar em Bissau, foi enviado para Mueda!).


Outros elementos da equipa [de cirurgia]:


Dr. Ruy Branco;
Dr. Saavedra Machado;
Dr.Cavadinha Gomes, já falacido e cirurgião vascular:
Dr. Ventura, virada para as Oortopedias;
D.Trigo de Sousa (grande jogador de cartas, interessado pela Ortopedia, hoje Psiquiatra em Évora e Médico de Sporting de Braga quando este Clube ganhou a taça de Portugal);
Dr Diamantino Lopes (de que já falei e que não tem nada a ver com o Prof. Diamantino Lopes, que tinha consultório em Benfica e um dos meus "Patrões" no Hospital de Santa Maria):
Dr. Malheiro (o último médico a ir a Madina do Boé).


3 - Dr. Moreira de Figueiredo - Chefe do Serviço de Saúde Militar:


Grande amador de ostras, possuindo uma luva própria para não se cortar com a faca especial para abrir as ostra. Ia à Estomatologia. 


Foi substituído pelo Ortopedista Dr. Biscaia da Silva na Chefia do Serviço, tendo-lhe deixado por herança o seu motorista Setúbal, com as suas sete filhas mestiças e que morava na tabanca. Hoje, mora em Setúbal e vejo-o de quando em vez.


4 - Pela Cirurgia, passaram ainda:


o Santos Bessa que foi para o Hospital de Gaia;
o Carrilho, o Rei de Barcelos e do Golfe;
eu, o José Pardete Ferreira ou só José Pardete;
o João Dória e o Neves Fernandes (estes dois  vieram à Metrópole fazer um estágio de Nefrologia);
o [Joaquim] Vidal Saraiva
e, se calhar, ainda me faltam alguns!


5 - Na Ortopedia: o falecido Dr. Carlos Ribeiro, o Dr. Araújo, o Dr. Barreira, o Dr. Azevedo Franco.




6 - Outras Especialidades:


Dr. Martins Fernandes, ORL (falecido de Leucémia),
Dr. Clemente, ORL;
Dr. Botelho de Melo, Oftalmologia;
Dr. Felino de Almeida (Director do Hospital e Dermatologista, tendo, naquela função sido substituído pelo Dr. Pedro Refóios).


7 - Mendes Ferrão, Dermatologista, já falecido;
Vieira Alves e Malícia, já falecidos, Estomatologistas,
Arlindo Baptista e Esteves Franco, em sucessão no Serviço de sangue;
Dr. José Bicó, no Laboratório;
Nascimento e Maurício, na Radiologia;
Antero, na Oftalmologia e na Estomatologia:
Couto, da Marinha, na Estomatologia.
Isolino na Anestesia


8 - Castro, [David] Payne e Milimori,  na Psiquiatria


9 - Outros de passagem ocasional no Hospital.


10 - Outros Médicos: 


Maymone Martins, Guveia e Melo, Chaves Ferreira Maximiliano, Pereira Alves, Madureira, Entrudo, Pina, Vitor Ribeiro, Horta e Costa, etc.


Garanto que apenas fiz um esforço de memória, é uma e meia da manhã, peço desculpa aquele que esqueci e, seguramente, não foram poucos.


Bou-me deitar.


Boa noite, camarigos


J. Pardete Ferreira
_________________


Notas do editor:

(*) Vd. poste de 28 de Junho de 2011 > Guiné 63/74 - P8482: Os nossos médicos (28): Diamantino Lopes, cirurgião do HM241, praxista coimbrão, com grande sentido de humor (António Paiva / J. Pardete Ferreira)


(**) Lista do pessoal de BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70)


JOAQUIM VIDAL SARAIVA, Dr. 
(ex-Alf Mil Médico, CCS do BCAÇ 2852)
Esplanada Fernando Ermida, 128
4405-335 S.FÉLIX DA MARINHA
Telef 227810206 / 227624167



(***) Último poste da série > 30 de Junho de 2011 > Guiné 63/74 - P8487: Os nossos médicos (30): Quase cinco meses no CAOP, Teixeira Pinto, (Fevereiro / Junho de 1969), antes de ir para o HM241 (J. Pardete Ferreira)

12 comentários:

Anónimo disse...

Caro Pardete Ferreira,
Dois médicos açorianos: o Dr. Bruges e Saavedra, terceirense (fixou residência na Amadora, tendo fundado a Clínica Santo António) e o Dr. JL Botalho de Melo (já referenciado no blogue por Beja Santos), micaelense, com consultório no Largo da Matriz em Ponta Delgada. Foi ele que, por volta de 1960, me receitou os primeiros óculos.
Um abraço,
Carlos Cordeiro

Anónimo disse...

Caro Pardete Ferreira

Conheci muito bem o Dr. Moreira de Figueiredo, assim como a Drª. Maria Helena, sua esposa, casal maravilhoso e digno de respeito.

Ele por si, divertido e brincalhão.
Não lhe conheci essa arte de apanhar otras,mas sim o gostar muito de caça.

Seu nome completo era:
António Lebre Moreira de Figueiredo.

Como meu pai também era caçador,um dia sai-me esta muito simples.

Em Portugal só´há duas épocas de caça.

a 1ª em Agosto, pombos,rolas,tordos e patos.

a 2ª em Outubro, a geral,onde já se pode caçar perdizes e coelhos.

Nunca se fala na caça á lebre.
Será por serem poucas ou sorte delas?

Olhou para mim,com um sorriso simples e abanando a cabeça de um lado para o outro, me diz:

- Essa está bem vista, é mais a sorte deles a lebre não tem galões.

Era uma pessoa simples e admirável.

António Paiva

Rogerio Cardoso disse...

Caro DrºPardete Ferreira
Em 27-10-65 no terreiro do HM241, depois de me tirarem do heli, fui visto rápidamente por uma equipa de médicos e enfermeiros. Eu tenho na memória ouvir a seguinte frase: Drº Branco analise........ , ora deve ser o mesmo DrºRuy de que foi colega.
Estive 20 dias no hosp.até ser evecuado, tinha uma fractura exposta do femur esqº, ele procedeu á colocação das duas partes do femur na posição certa, cama e extensão com pesos, depois no 19º dia fui engessado para ser transportado para o HMP.
Já nas urgências da Infante Santo,foi marcada uma cirurgia para o Dº Rosmaninho Pereira, o que nada me agradou, pois ele tinha efectuado uma série de amputações,naturalmente necessárias, e era rotulado entre a giria da malandragem, como o "serrador". Então, e lá vem outro seu conhecido, pedi, evocando todos os santinhos, ao Drº Biscaia da Silva, na altura director da ortopedia,para ser ele a efectuar a dita cirurgia. Assim aconteceu, sendo a anestesista a sua esposa.No fim de contas tive azar, não vale a pena fugir ao que nos está destinado, acordei da cirurgia com uma paralisia do ciático, que me deixou insenssivel do joelho para baixo e mais tarde com uma osteite crónica, de que ainda sofro. Peço desculpa de algum pormenor médico não estar descrito corretamente, de arquitectura ainda acho que percebo, deste assunto muito pouco.Um abraço do Rogerio Cardoso-Cart643-AGUIAS NEGRAS

Pardete Ferreira disse...

É, seguramente o Dr. Ruy Branco qu, mais tarde foi Professor.
è um gajo e pêras.
O teu azar foi teres sido ferido "tão cedo". Uns anitos mais tarde, chegámos a ter cinco ortopedistas e os cirurgiões gerais também davam uma ajudazita nalgumas lesões.
O Dr. Biscaia não teve nada a ver com a complicação que tiveste, chata e limitativa, é certo mas, a maior parte das vezes é condicionada por uma posição viciosa contra o equipamento. Felizmente, e porque este via melhorando, esse tipo de lesões tem-se tornado mais raro.
Que se lixe, dirás tu e com razão. Neste caso, quem sofre sou eu e tenho que te dar inteira razão.
Sabes, como em tudo na vida, tratam-nos mais como números estatísticos do que como seres humanos.
Alfa Bravo
Pardete

Pardete Ferreira disse...

Desculpa: A minha mania das pressas...em 1965 o Dr. Ruy Branco de que falo não tinha chegado à Guiné. Ele esteve lá de 1968 a 1970!
Um primo meu é que era o PELREC de Tite entre 1965 e 1967.
De qualquer maneira respondi.
Alfa Bravo
Pardete

Anónimo disse...

Caro camarada e "colega" Pardete

desculpa meter o "bedelho", mas o azar do nosso camarada Rogério Cardoso foi duplo, não foi só a compressão do nervo ciático
durante tempo excessivo, devido à configuração da mesa operatória, como a "osteíte" osteomielite crónica de que diz sofrer ser provavelmente devido ao material de osteossintese utilizado na altura.
Para que o camarada fique completamente esclarecido não me parece que tenha havido qualquer má prática ou negligência.
Sei que não lhe servirá de grande consolo, mas era o que havia na altura.
Um alfa bravo

C.Martins

Anónimo disse...

PS
pensando melhor..se é só da região inferior do joelho o mais provável é ter sido o tibial...é apenas um exercício anatómico-perfeccionista da minha parte.. desculpem lá camarigos.. como estou com insónias.. o que é frequente
(sequelas da Guiné...será?)deu-me para isto.. armar ao "pingarelho"...enfim ..feitios

C.Martins

Anónimo disse...

Não tenho por hábito meter-me em comentários,sem ter a certeza, dos camaradas do blogue.

Mas neste, olhando para a lista de médicos qie o Dr. Pardete Fereira apresenta, me vejo forçado a fazer 2 Alterações:

1ª - O Dr. ERNESTO MENDES FERRÃO, com o posto de Capitão, sempre foi e só Estomatologista.
Quando regressou da Guiné passou a fazer serviço no CENTRO DE MEDICINA DENTÁRIA DO RATO, onde eu
cheguei a ter duas consultas com ele.

2ª- O Dr. MALICIA, tambem Capitão e Estomatologista, encontra-se de saúde e vivo a residir em OVAR

Não pertendo com isto arranjar discuções ou maus entendimentos,sei que os anos passam e as falhas acontecem.

Um abraço
António Paiva

Pardete Ferreira disse...

Camarigo Paiva,
Que duas boas notícias acabas de me dar.
Camarigo C. Martins,
Peno que estamos de acordo relativamente à não existência de mal páctica médica e ao facto de o material usado ser diferente e não tão o aperfeiçoado que o actual.
Andei trinta anos à espera de sem operado a uma PTA e já fui beneficiado com uma IQL revestida de Hifroxapatite... que já está ultrapassada, seguramente. Entretanto, já cá a tenho desde 1994.
À coisas que não discuto: eu sou Cirurgião e fiz uns arremedos de Ortopedia em caso de necessidade ou organização dos serviços (No meu tempo, em santa Maria, as diáfises eram para o Cirurgião e as intra-articulares para o Ortopedista, que presumo que sejas, e nisso sabes mais de que eu.
Humilde Alfa Beta
José Pardete Ferreira

Anónimo disse...

E ninguem fala do Dr. Guimarâes da psiquiatria (Capitão) que alegava ser o mais doido da casa?
Diz-se que conseguiu prová-lo, pois terá sido evacuado pela psiquiatria, após ter dado uns tabefes num senhor oficial superior do tribunal militar, por este ter posto em causa o seu parecer clinico, num julgamento.
um abraço do
Baptista
ex-fur mil da formação do HM241
1969/71

Pardete Ferreira disse...

Obrigado Batista,
Andava há mais de um mês à procura do Dr, Guimarães, da Psiquiatria, com o seu ar bonacheirão. Era ele que me falava na camisola do FC Porto para entrar na équipa cirúrgica! Olha :1 Nozinan 25 e dois Valium?s 10 para aquele que chegou de helicóptero.
Alfa Beta
José Pardete Ferreira

antonio baptista disse...

Falando do Dr Diamantino contaram-me que, enquanto estudante em Coimbra, certa vez "plantou-se" à porta do estádio da Académica, com um grupo de pândegos, em final de jogo, agarrado a uma placa indicativa de "paragem de autocarro".
Quando entendeu que a fila de espera já era suficientemente grande, abandonaram o local, em marcha algo forçada, (tipo corrida Carlos Lopes), sendo que o pessoal da fila jurava a pés juntos conhecer a sua familia, passada, a presente e augurando à futura descendência, um futuro cheio de prosperidades...
Baptista