domingo, 3 de julho de 2011

Guiné 63/74 - P8500: Bibliografia (37): Fotos do lançamento do último livro do nosso camarada e amigo António Estácio, Nha Bijagó: Respeitada personalidade da Sociedade Guineense (1871-1959) , Lisboa, 20 de Junho de 2011






 
Lisboa > Palácio da Independência > 20 de Junho de 2011 > Lançamento do livro Nha Bijagó (*), do nosso camarada e amigo António Estácio... Como se pode ver pelas fotos, a cerimónia contou com a presença de numerosos amigos e admiradores do autor que ele foi fazendo ao longo de uma vida com muitos lugares de passagem (Guiné, Coimbra, Angola, Macau...). Infelizmente, por razões profissionais,  eu não pude estar presente como tencionava, pelo que pedi ao Estácio que me mandasse algumas fotos e um pequeno apontamento sobre a sessão. Uma selecção das fotos (da autoria de João Firmino) aqui ficam, mas sem as legendas (que não vieram a acompanhá-las)... As fotos de Daniel Levy não as aproveitei, devido ao seu formato e baixa resolução.


Parabéns ao Estácio por mais este livro que revela o grande amor que ele tem e mantém pela sua terra, ao evocar a figura de Leopoldina Ferreira Pontes,  justamente conhecida por Nha Bijagó, que foi uma figura de referência da sociedade guineense da primeira metade do séc. XX... Teremos oportunidade de publicar em breve algumas notas de leitura deste novo livro do Estácio...(LG).

Fotos: © João Ramiro Firmino (2011). Todos os direitos reservados.


1.  Mensagem do António Estácio, com data de 28 de Junho último:
(i) Caro Luís Graça: Como prometi aí vão algumas fotos referentes à cerimónia de lançamento do meu último livro (*) [, Lisboa, Palácio da Independência, 20 de Junho p.p.]

Podes usá-las, sendo de autoria de João Ramiro Firmino, um ex-colega meu no Liceu de Bissau,  e que, por sinal, como Furriel cumpriu serviço militar na Guiné.

Com um abraço

António J. Estácio




Capa do livro, edição de autor... Foto de Daniel Levy

(ii) Caro Luís Graçacitassi@yahoo.com.br ]


Sem querer abusar, junto mais fotos [... 137, ]do lançamento do livro sobre a Nha Bijagó, de autoria de Daniel Levy, podes usá-las como melhor entenderes.

Grato pela atenção dispensada, se for necessário algo mais é favor dizer.

Obrigado.

António J. Estácio

P. S. - Esqueci-me de dizer que os livros são comercializados a 10,00 €, sem incluiro registo e os portes de Correios. [Contactar o autor através do seu email:
______________

Nota do editor

(*) Vd. poste de 15 de Junho de 2011 >
Guiné 63/74 - P8420: Agenda Cultural (134): Lançamento do livro Nha Bijagó, de António Júlio Estácio, dia 20 de Junho de 2011, pelas 18 horas no Palácio da Independência (António Estácio)

3 comentários:

antónio graça de abreu disse...

Sou suspeito pois sou amígo do António Estácio há muitos anos, desde os tempos de Macau, 1980 ou 81, quando vinha de Pequim e encontrava tanta gente boa em Macau que me acolhia e tratava tão bem! O Estácio foi um desses portugueses amigos.
Estive no lançamento do seu último livro e surpreendi-me com a presença de tanta gente, mais de cem pessoas, gente ligada à Guiné pelas vidas, pelos corações.
Foi uma apresentação bonita, participada e conseguida.
O livro é um trabalho notável do António Estácio, está lá a Guiné
toda da primeira metade do Século XX, a Guiné que, como militares, quase nos escapou, a Guiné das famílias com algum poder em Bissau
e ramificações pelo território.
Depois, importante, o António Estácio nasceu e cresceu na Guiné, sabe do que fala, saber de experiência e estudo feito.
Parabéns, António Júlio Estácio.
Recomendo vivamente o teu Nha Bijagó.

Abraço,

António Graça de Abreu

Anónimo disse...

Obrigado, António, afinal o nosso blogue esteve representado, e bem, por ti. Uma abraço ao dois Antónios. LG

Manuel Joaquim disse...

Olá, Luis, é só para dizer que estive presente e julgo que o Humberto Reis também( pareceu-me ele, quis ir cumprimentá-lo no fim da sessão mas ... deixei de o ver).Assim, já fomos três. Conheço o A. Estácio de outros lugares, um deles a Ajuda Amiga, e foi com muita satisfação que participei no evento cuja descrição, acima feita pelo A. Graça de Abreu, subscrevo inteiramente.

Abraço