sábado, 16 de julho de 2011

Guiné 63/74 - P8560: Os nossos médicos (40): Em Junho de 2012, vou recordar mais coisas, no 15º encontro da malta do HM241 (J. Pardete Ferreira)

1. Comentário, de 12 do corrente, do nosso camarada médico J. Pardete Ferreira, ao poste P8518:


Neste novo tacho de Anexo do Arquivo Geral do Exército, e não só, que não é uma prestação de serviços remunerada, para não infringir o D.L 137/2010,  de 28 de Dezembro,  e que faço com muito prazer, toldado, aqui ou ali, por um desaparecimento mais, vejo caras a que não consigo dar nome e nomes, cujas caras não encontro.


Lembro-me do falecido Borges de Sousa, ORL [,otorrinolarangologista,] e Director do HM241 que, em 1963, tinha ajudado o Prof Larroudé a operar-me ao ouvido direito no Hospital de Sta Maria (é por isso que só ouço metada de algumas asneiras que se dizem à minha beira, como no café, a título de exemplo); muito especialmente do igualmente falecido Nogueira Pinto, com quem trabalhei no H Sta Maria, que um dia, estando a operar, histericamente o avisam de que um baleado estava a chegar ao Hospital:
- Deixem-me acabar o que estou a fazer, eu até estive na Guerra!.

Com efeito tinha sido médico no Olossato e um dos Capitães que encontrei no Cacheu, tinha sido Alferes com ele que, de certo modo, acabou por ter sorte. Estando a fazer a barba, desencadeou-se um ataque ao aquartelamento e uma bala... veio partir o espelho de que se servia.

Respondendo ao camarigo [José] Marcelino Martins: não,  o meu Amigo António Rodrigues Gomes, Prof de Ortopedia, não foi Médico na Guiné. Como eu oriundo do Liceu Gil Vicente e sportinguista, partilhava o gosto do andebol; ele como defesa esquerda e eu como guarda-redes. Ambos fomos convidados pelo Prof Raposo para ir para o Benfica, clube que ele treinava. O Rodrigues Gomes aceitou e eu fui para o Sporting. Isto em anos diferentes, porque eu era um puto. Nesse tempo do Gil ia-se para o Benfica, do Pedro Nunes para o Sporting e creio que da Fonseca Benevides para o Belenenses.


Mas o nome de Raposo é importante: descobrindo o filho Raposo como Capitão e Comandante de Companhia  na Guiné, ajustamos e disputamos, para gáudio dos feridos e doentes que  nesse dia tiveram uma diversão, um jogo de andebol de uma equipa da sua Companhia e uma do HM241. Até eu joguei, a pivô, ganhamos e só tenho pena que o Couto, escriturário, que jogava no Boavista e que marcou quase todos os nossos golos, tivesse falecido.

Caro Zé, O Rodrigues Gomes, Cirurgião, que esteve em Bissau, após um estágio nos EUA e uma breve passagem pela Cardiologia Médico Cirúrgica do HS Maria, foi para o Porto fazer Cirurgia Cardíaca.

Obrigado e um Alfa Beta

José Pardete Ferreira

PS - Prometo que quando estiver com a malta do HM241 no primeiro domingo de Junho de 2012 para o 15º encontro, vou descobrir coisas, uma vez que só tenho escrito de cor. Com a ajuda da minha malta. Tudo vos será repetido. (*)
_________________



Nota do editor:

(*) Último poste da série > 14 de Julho de 2011 >
Guiné 63/74 - P8555: Os nossos médicos (39): Venham mais cinco, dez, vinte... E também os nossos queridos enfermeiros (J. Pardete Ferreira)

Sem comentários: