sexta-feira, 22 de julho de 2011

Guiné 63/74 - P8587: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (44): Aqui e ali, prossegue a recuperação da memória.... (Hélder Sousa)

Marginal de Ponta Delgada / Ilha de S. Miguel / Açores > Tomás Carneiro, Hélder Sousa e Carlos Cordeiro


1. Mensagem do nosso camarada Hélder Sousa (ex-Fur Mil de TRMS TSF, Piche e Bissau, 1970/72), com data de 18 de Julho de 2011:

Caros camaradas
Tenho estado um tanto afastado da colaboração activa com o nosso blogue.
Digo isso porque não tenho, nos últimos tempos, participado com qualquer tipo de intervenção, fosse de que género fosse. Quanto a participação passiva, isto é, leitor, também não tenho avançado muito, apenas beneficio do conhecimento das entradas e comentários, que vejo 'muito a fugir'.

Tal situação deve-se a que, como se devem recordar duma publicidade do nosso tempo a lâminas de barbear, muito pode acontecer durante a longa vida duma lâmina Nacet. Sucederam várias coisas, que não cabem aqui por não serem deste âmbito, inclusive um rebentamento de pneu (felizmente que não originou nada de grave), mas agora estou a utilizar esta semana, aproveitando umas condições especiais que o nosso camarigo Mexia Alves conseguiu para os membros da Tabanca Grande e, sendo assim, cá me encontro a tentar melhorar o físico e a mente, sendo certo que já estivemos a conversar e também com o camarigo Simeão Ferreira.

Ao estar assim um tanto afastado, perdi a participação nas felicitações de vários camaradas aniversariantes, que espero venham a tomar conhecimento que a minha falta não se ficou a dever a qualquer atitude pessoal mas sim por falta de meios.

Perdi também a entrada fulgurante do setubalense Pardete Ferreira, que se revelou bastante interessante, na medida em que veio trazer e dinamizar uma área normalmente reservada, com o reavivar da memória de muitas pessoas, relatos com vivacidade, perspectivas de novos contributos, etc., perdi o caso do comentário desaparecido e depois recuperado, perdi (mas li) o excelente texto/tema do José da Câmara com todos os comentários que tem vindo a suscitar, perdi a questão de serem ou não ridículas as cartas de amor, enfim, perdi a possibilidade de intervir em tempo certo mas vejo que o blogue, mau grado alguns amuos incompreensíveis, continua capaz de prender a atenção dos seus muitos seguidores.

Há no entanto um outro aspecto que queria referir.
Estive, no final da outra semana, numa actividade da minha associação profissional que ocorreu nos Açores, mais propriamente em S. Miguel.

Como não podia deixar de ser, entrei em contacto com os nossos camaradas Carlos Cordeiro e Tomás Carneiro que me foram visitar e como prova disso aqui envio as fotos anexas. Boa disposição, bons camaradas!
Mas não resisto a contar um pequeno episódio, que acho muito signifitivo e, para além de ser lisonjeiro para o alvo dos comentários, também me parece que prestigia o Blogue por ter amigos assim. Então lá vai!

A foto em que estamos os três à porta do Hotel onde decorreu o Congresso da minha Associação foi feita imediatamente antes de nos despedirmos e eu entrar num autocarro para uma visita turística no âmbito da actidade social do Congresso. A guia abordou-me e, pedindo desculpa pela questão, disse que tinha reparado que eu estava a conversar com o Professor Carlos e perguntou se éramos amigos. Disse que sim, que éramos amigos da guerra, e então ela desfez-se em elogios ao nosso camarigo Carlos Cordeiro. Que era muito boa pessoa, que era espectacular, muito bom professor, que todos aqueles que tinham tido a sorte de serem alunos dele estavam apaixonados, sim, é esse mesmo o termo, só que no bom sentido, esclareceu a guia, enfim, tudo do melhor e não posso deixar de aqui o registar, tudo de forma que me pareceu muito sincera, muito autêntica, muito genuína. Por mim, aqui deixo ficar: parabéns Carlos!

Outro aspecto dessa viagem é que tive também oportunidade de apreciar uma pequena mas significativa acção de reactivar a memória relativamente à guerra de África, levada a cabo pela secção local da Liga dos Combatentes, com uma exposição no átrio dum Centro Comercial (Solmar), muito visitada pelos passantes. Dessa exposição envio algumas fotos, de camaradas que estiveram na Guiné, sendo que o Sousa Henriques é conhecido pelos livros que já editou, o último dos quais sobre uma viagem recente, e o Cláudio Medeiros é um nome que me é familiar, acho que estive com ele, mas não me consigo localizar. Um dos visados estava lá, estive à conversa com ele (é o que tem o dedo a apontar), dei-lhe o endereço do nosso blogue na esperança que o filho possa ser um facilitador.


Carlos Cordeiro e Tomás Carneiro na Marginal da cidade de Ponta Delgada aquando do encontro com Hélder Sousa

Centro Comercial Solmar de Ponta Delgada / Terceira, onde decorreu uma exposição alusiva à Guerra de África > Bandeiras dos Promotores

A afirmação dos motivos

Alguns painéis expositores de fotografias de ex-combatentes açorianos da Guiné

Um forte abraço para vós
Hélder Sousa
____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 24 de Junho de 2011 > Guiné 63/74 - P8470: Em Busca de... (166): Precisa-se de depoimentos para fazer a História da Pensão Central da Dona Berta (Hélder Sousa / José Ceitil)

Vd. último poste da série de 3 de Julho de 2011 > Guiné 63/74 - P8498: O Mundo é Pequeno e o nosso Blogue...é Grande (43): Manuel Freitas, que organiza há 9 anos os encontros do pessoal do HM241 (1967/71), acaba de descobrir o nosso blogue, graças ao António Paiva

3 comentários:

Juvenal Amado disse...

Oh Hélder

Visitar as ilhas maravilhosas de quem eu fiquei amante....... E quem é que não fica absolutamente rendido à beleza do arquipélago.

És um sortudo

Um abraço invejoso

Anónimo disse...

Um abraço aos nossos amigos e camaradas açorianos, Carlos, Tomás, Durval... e claro ao Hélder que, sem ser editor, foi oportuníssimo... É caso para dizer: "O repórter estava lá!"... Bela iniciativa, parabéns! Luís Graça

Anónimo disse...

Nó estivemos lá...
...Com honra e dignidade.
Obrigado Helder por este cantinho açoreano.
Um abraço amigo,
José Câmara