sexta-feira, 22 de julho de 2011

Guiné 63/74 - P8591: Contraponto (Alberto Branquinho) (37): Adivinhação... ou as guerras de Bissau (...e afins)

1. Mensagem do nosso camarada Alberto Branquinho (ex-Alf Mil de Op Esp da CART 1689, , Catió, Cabedu, Gandembel e Canquelifá, 1967/69), com data de 20 de Julho de 2011:

Caro Carlos Vinhal
Depois de algum tempo de ausência escritural, eis que hoje "tropecei" no POST 8577 do Belmiro Tavares, que nunca escreve só por escrever (na minha opinião de ledor destas coisas que vão sendo aqui publicadas...) e me causou o texto que vai junto, texto que já há muito andava a bailar na minha cabeça.

Tua justiça ditarás.

Com um abraço (a juntar aos já muitos)
Alberto Branquinho


CONTRAPONTO (37)

ADIVINHAÇÃO… ou as guerras de Bissau (…e afins)

Quem é? Quem são?
Quem serão? Quem poderá ser?

Pretendendo ser notório, falando de guerra, mas que guerra não teve, apesar de, em alguns casos, ter(em) frequentado os “arredores” da guerra.
Que (apesar disso) em forma (e conteúdo) pretende(m) transmitir um certo “quid” guerreiro?

Não importa ter ou não terem tido guerra, porque para se ter (feito) guerra não é necessário ter ido à guerra. Basta imaginar que se fez. Imaginar, conjecturar, argumentar, insinuar e… concluir.
Pelo sim ou caso não. Aqui mesmo.

Não se compreende essa preocupação, porque, de facto (defeito?) o facto de (não) ter(em) feito guerra não é, por si só, uma (des)honra para a família.

Pois, quem (pre)tenderá estar usando agora(!) mais a “espada que a pena”, (melhor dizendo – mais as armas do que outro(s) seu(s) instrumento(s) que serviram de apoio a essoutras), porque, “in illo tempore”, G3, canhão, obus, morteiro, bazuca, metralhadora… não lhes houve? (Talvez pistola…)
Qual será a razão?

Adivinhação:
Quem é? Quem serão?
A questão fica no ar.
Dão-se alvíssaras a quem encontrar.

Alberto Branquinho
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 17 de Junho de 2011 > Guiné 63/74 - P8437: Contraponto (Alberto Branquinho) (36): A construção e a desconstrução de um Padre

4 comentários:

Anónimo disse...

O teu humor continua profundo e apropriado.Lembra muito interessante,e muito antiga,forma de teatro (de que näo recordo o nome),em que se representa com sombras em pano branco de fundo.Ao ler o teu poste,estranhamente,pensei nele. Um grande abraco.

Anónimo disse...

Viva Alberto!

Este adivinhativo Contraponto, revela a tua boa forma para a crítica literária.
Porém, tratando-se de uma matéria subjectiva, dependendo da maneira como cada um se vê, e parecendo-me ver muitos, não me atrevo a indicar nenhum, pela óbvia injustiça de poder esquecer-me de alguém.
Um grande abraço
JD

Anónimo disse...

Zé Diniz

Compreendo perfeitamente que não queiras responder para não cometeres a injustiça de te esqueceres de "alguéns".
Estás perdoado!

Mas convem ter presente aquilo que o Mário de Carvalho escreveu no "Casos do Beco das Sardinheiras": "... importa não confundir Género Humano com Manuel Germano".
Tenho dito!

Alberto Branquinho

Silva da Cart 1689 disse...

Mestre Branquinho
Excelente!
Um abraço