quarta-feira, 27 de julho de 2011

Guiné 63/74 - P8609: (Ex)citações (144): O Google Maps é agora quem mais ordena ? A confusão de topónimos: A Bissorã do nosso tempo chama-se agora Califórnia ?!... Piada de mau gosto, erro técnico, distracção, estupidez etnocêntrica... ? (Manuel Joaquim, CCAÇ 1419, Bissau, Bissorã, Mansabá, 1965/1967)


Guiné- Bissau > Região do Oio > Bissorã > Mapa 1/500 000 (detalhe) > Bissorã, capital da Região do Oio... Em 2004, o sector de Bissorão teria mais de 50 mil habitantes. A cidade tinha uma população estimada em cerca de 12 mil (em 2008) e está geminada (ou tem um protocolo de acordo) com a cidade de Braga

A Região  do Oio com mais de 200 mil habitantes é composta pelos sectores de Bissorã,  Farim, Mansabá, Mansoa e Nhacra.   

Fonte: Guiné-Bissau, Mapa, 1/500 00, 1ª edição. Paris: Instituto Geográfico Nacional de França. 1981. (Reproduzido com a devida vénia...) 

1. No Google Maps, certamente por lamentável e involuntário engano,  o topónimo Bissorã aparece substituído por California.  [Sobre Bissorã temos mais de 100 referências no nosso blogue].

Este erro, que está a gerar alguma confusão entre os camaradas que estiveram em (ou passaram por) Bissorã,   poderá ter ter sido provocado ou, melhor, agravada por um vídeo, de 2009, da autoria do jornalista espanhol Luis de Vega ,com a duração de 4' 44'', e que tem justamente como título California, un pueblo africano e como legenda o seguinte: "Visita del periodista Luis de Vega a la región (sic) de California en Guinea Bissau. Inauguración del nuevo colegio que se financio gracias a la subasta de sus fotos"... 

No vídeo, o  jornalista é conduzido de jipe  ao "pueblo" de California, onde foi construída uma escola (Escola de California, em português, e não em espanhol...), graças à cooperação espanhola (não sei de que origem, religiosa, laica...).  Braima Sanhá é o condutor e o guia. Fala fluentemente espanhol, e fica-se a saber, pelas fotos do seu álbum,  que esteve em tempos alistado na Legião Estrangeira, possivelmente nalguma cidade espanhola do norte de África.

No final do vídeo, depois de agradecer a ajuda espanhola, fica claro, das  palavras de Braima Sanhá, que ele está a falar a partir de California (aldeia), Bissorã (sector), República da Guiné-Bissau (país). Não pode portanto haver confusão entre os dois topónimos...  

Bissorã é, de resto,  um topónimo gentílico, que já vinha do tempo dos portugueses, e que portanto não foi (nem faria sentido ser) mudado pelas novas autoridades do país, contrariamente aos casos de Canchungo (antiga Teixeira Pinto), Quebo (antiga Aldeia Formosa) e  Gabu (antiga Nova Lamego), três nomes que me ocorrem assim de repente (mas tambem não haverá muitos mais)...

Sobre este assunto, o nosso querido amigo Carlos Fortunato, presidente da Ajuda Amiga, e ex-Fur Mil da CCAÇ 13, os Leões Negros (1969/71) e que tem Bissorã no coração, talvez nos possa adiantar mais alguns esclarecimentos. Ele volta sempre a Bissorã, quando vai à Guiné-Bissau, no descurso das expedições da Ajuda Amiga. 

Aliás, o Manuel Joaquim, também membro da direcção da  ONGD Ajuda Amiga, está melhor posicionado do que eu para falar directamente com o Carlos sobre esta aparente confusão... Infelizmente, não conheço o Oio (o mais longe que fui, a norte de Bissau, foi a Mansoa, em 2008...) e muito menos Bissorã que, tudo indica, terá crescido bastante depois da independência.

De qualquer modo, quando se procura Bissorã no mapa da Guiné-Bissau, o Sr. Google (Maps) espeta-nos logo com ... a Califórnia... que deverá ser apenas um aglomerado populacional na periferia da cidade de Bissorã...

Segundo o Google Earth,  há uma Ponta California perto de Bissauzinho,  Quinhamel, Biombo, Guiné-Bissau... Mas também nos mostra, de maneira inequívoca, a cidade de Bissora (sic) no Oio, em 3D... 

Na verdade, gosto deste sítio, o maplandia.com [ google maps world gazetteer]:

(...) "Maplandia.com provides the searchable world gazetteer based on Google Maps, the most comprehensive online satellite imagery ever available. More than 2 000 000 places all over the world are divided into many geographical categories according to continents, countries and administrative regions. Coloured region contours, direct Google Earth links and other no elsewhere to find features make exploring the world easy as never before. Maplandia.com is here for you. Don't wait, explore the world today!" (...).

Parece, em todo o caso, haver um conflito, a respeito da denominação de Bissorã, no Google Maps, por oposição ao Google Earth... (LG).



 2. Comentário do Manuel Joaquim [, foto à esquerda,] ao poste P8593, com data de 25 do corrente: Olá, Zé Rodrigues, meu grande camarada da CCaç 1419! Que prazer em "ver-te" por aqui! Um grande abraço!

Anda lá, decide-te e entra cá na Tabanca! Ando por aqui sozinho a representar a CCaç 1419!

Olha,  Zé, acerta os tempos da 1419 na Guiné:

(i) em Bissau - dois meses e 20 dias;
(ii) em Bissorã - 12 meses;
(iii) em Mansabá - seis meses.

Chegámos a Bissau no início de Agosto de 1965, saímos para Bissorã a 24/10/65 e daqui saímos para Mansabá no fim de Outubro de 1966 onde estivemos até quase ao fim de Abril de 1967. Essa memória!

E agora... a CALIFÓRNIA! O Rogério Cardoso até acha que pode ser brincadeira, mas não é! Ó Rogério, é assim que o GOOGLE MAPS identifica Bissorã!

Não sei a razão, deve ser erro ( que existe já há muitos meses) porque não me consta que Bissorã tenha mudado de nome. É verdade que já vi um video no Youtube referente a uma ação missionária para a construção de uma escola em que está uma pequena construção com uma placa "Escuela de California" e onde um dos intervenientes fala de California, Bissorã.

Alguém por aqui pode ajudar a entender isto?

[ Revisão / Fixação de texto / legendas / título: L.G.]

2 comentários:

Rogerio Cardoso disse...

Amigo Manuel Joaquim
Não sei se sabes, mas Bissorã já é geminada á uns bons anos, com a cidade de Loulé. Na comitiva Louletana, entre muitos, foi o nosso camarada da Cart.643-ex-Fur.Mil.Eduardo Geraldo.
Como nesta altura me encontro no Algarve, vou vêr se me informam na Câmara Municipal, sobre datas, fotos e outros elementos que tenham interesse para todos nós.
Um abraço
Rogerio Cardoso
Cart.643-Aguias Negras

Jorge Freire disse...

O meu nome é Jorge Paes da Cunha Freire. Fui alferes da CArt 1612 (Gatos Negros), do BArt 1896. Estive em Bissorã de Novembro de 1966 a Agosto de 1967, quando a companhia seguiu para Buba.
Também já tinha notado essa designação de Califórnia para a vila de Bissorã, quando pesquisei no Google Earth a sua localização. Anteriormente, o nome original constava naquela página da Internet. Tentei pesquisar outras referências onde pudesse encontrar a explicação para a mudança de nome, mas em vão.