quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Guiné 63/74 - P8633: Tabanca Grande (295): Domingos Gonçalves, ex-Alf Mil da CCAÇ 1546/BCAÇ 1887 (Nova Lamego, Fá Mandinga e Binta, 1966/68)

1. Mensagem do dia 28 de Junho de 2011 de Domingos Gonçalves, ex-Alf Mil da CCAÇ 1546/BCAÇ 1887, Nova Lamego, Fá Mandinga e Binta, 1966/68:

Bom dia
Dando seguimento à comunicação da semana passada, refiro:
Chamo-me Domingos Gonçalves, fui Alferes Miliciano, do Batalhão de Caçadores 1887, Companhia 1546.
Permaneci na Zona do Gabu, nos primeiros meses de 1966, como já referi, e depois, ainda em 1966, andei por terras de Bambadinca, Fá, Xime, Xitol, Saltinho, Enxalé, e Porto Gole, etc.
Em 1967 permaneci na zona de Farim, especialmente em Binta e Guidage.
Terminei a comissão no início de 1968.

Regressado à vida civil, licenciei-me em Filosofia, na Universidade Católica, desenvolvi a actividade profissional especialmente na Segurança Social, onde integrei a carreira técnica superior, e fui quadro dirigente.
Encontro-me aposentado há vários anos.

Escrevi três pequenos livros, - edições de autor -, facultados aos colegas da Companhia 1546, por altura dos encontros anuais, que vamos fazendo.

Aproveito a oportunidade de enviar o texto de um desses livros, que tenho no computador, que poderá ser disponibilizado, caso a gestão do já enorme volume de informação, de várias origens, o entenda conveniente.

Um abraço para todos os ex-combatentes.
D.Gonçalves


2. No mesmo dia foi enviada esta mensagem ao nosso novo camarada

Caro camarada Domingos Gonçalves
Incumbiu-me Luís Graça de te contactar no sentido de te convidar a aderires à nossa tertúlia. Passei os olhos pelo teu texto que vamos publicar na íntegra com muito gosto.

Tratando dos assuntos por ordem, se quiseres fazer parte do nosso grupo de trabalho que tem como meta o registo/publicação de depoimentos contados na primeira pessoa, manda uma foto actual e outra do teu tempo de alferes, em formato JPEG, tipo passe se possível, ou em tamanho que permita trabalhá-la. De ti já sabemos o essencial para te apresentarmos à malta.

Quanto ao teu trabalho a publicar, se tiveres por aí algumas fotos que possam ilustrar o texto, podes mandá-las em separado com as respectivas legendas, bastando que nos digas em que parte do texto as queres inserir. Acredita que ficas com um trabalho impecável.

Sobre o teu Batalhão e Companhia há muito pouco no nosso Blogue pelo que terás oportunidade de aumentar o seu espólio.

Consulta esta ligação, se ainda não o fizeste, para te inteirares:

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/BCA%C3%A7%201887

Ficamos a aguardar o teu contacto para avançarmos com a tua apresentação formal à tertúlia.

Deixo-te desde já um abraço em nome dos editores.

O camarada e amigo
Carlos Vinhal

Nova Lamego, 14JUN66 > Alf Mil Domingos Gonçalves junto à "Estação dos Correios".


3. Mensagens de Domingos Gonçalves de 30 de Junho e 3 de Agosto de 2011:

Caro camarada Carlos Vinhal:
Bom dia

Agradeço em primeiro lugar, a oportunidade de disponibilizar a um universo enorme de ex-combatentes, e não só, as impressões que fui passando para o papel, já lá vão mais de quarenta anos.
Contudo, durante todo o mês de Julho vou ficar ausente de casa, pelo que só em Agosto disponibilizarei um conjunto bastante grande de informações, umas já publicadas, e do conhecimento dos colegas da Companhia 1546, e outras ainda inéditas.

Com amizade,
Domingos Gonçalves


3/08/2011
Junto envio uma fotografia antiga, tirada no dia 14 de Junho de 1966, aquartelamento de Nova Lamego, junto do pipo que fazia de caixa do correio, após o regresso de uma escolta a Beli.
Envio, também, uma recente.
Brevemente procederei ao envio de mais fotos.

Cumprimentos para todos os camaradas.
D.Gonçalves


4. Nota de CV:

Caro camarada Domingos,
Bem-vindo à caserna virtual de ex-combatentes da Guiné e pessoas de algum modo ligadas à problemática da guerra colonial, naturais e amigos da Guiné-Bissau.

Neste blogue cabe principalmente aos ex-combatentes naquele ex-território nacional, a incumbência de deixar as suas narrativas e vivências em textos e fotos. Quem sabe, servirão um dia de base para se reescrever a história da guerra colonial.

Tentamos ser o mais honestos intelectualmente falando, descontando algumas imprecisões que o tempo e a falha da memória, já algo cansada, pode originar. Cada um conta com a preciosa ajuda dos restantes camaradas para que a verdade seja uma realidade. Há muitos documentos nas nossas mãos, autênticas preciosidades. Este blogue tem por missão publicar o que está disperso.

Pelo que nos contas, tens em livro, edição de autor, as tuas memórias, pelo que as poderás disponibilizar ao nosso, e teu, blogue para publicação, se assim o desejares. O ideal seria ilustrá-las com fotos que tu ou os teus camaradas possam ter guardadas.

Brevemente vamos começar a publicar o teu "Regresso dos Herois" pelo que se houver algumas fotos que possas disponibilizar por favor envia no mais curto espaço de tempo possível.

Recebe um abraço de boas vindas da tertúlia e dos editores.

O camarada e amigo
Carlos
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 7 de Julho de 2011 > Guiné 63/74 - P8522: Tabanca Grande (294): José Carvalho Barbosa Silva, ex-1.º Cabo Radiotelegrafista do BENG 447 (Brá, 1965/67)

3 comentários:

Luís Graça disse...

Parabéns,Domingos, "bambandiqueiro" como eu... E boas vindas à Tabanca Grande. Fico/ficamos à espera das tuas memórias escritas dos idos anos de 1966/68... Daqui da Lourinhã, em férias, com um Alfa Bravo. Luís Graça

José Marcelino Martins disse...

Bem vindo ao poilão.
Mais um homem do LESTE, que tanta falta fazem aqui na Tabanca, para falar daquela terra.

Hélder Valério disse...

Caro camarigo Domingos Gonçalves, que venhas em boa hora engrossar este já numeroso grupo de companheiros que têm em comum a presença na Guiné, é o meu desejo e a minha saudação.

Como poderás ver, há por aqui de tudo, aliás como na vida, no mundo.

É isso que torna este blogue interessante. Existem pontos de encontro para os que têm em comum o grupo de combate, a companhia, o batalhão, o curso, etc. mas aqui o espaço é a Guiné em toda a parte e em qualquer momento.

De vez em quando 'a coisa' aquece um bocadito, há sempre quem pretenda um pouco mais de protagonismo, outros, porventura menos agradados por qualquer coisa que não veicula o seu ponto de vista, procurarão impô-lo, umas vezes de forma virulenta, outras de forma provocadora mas no fundo não devem ser maus rapazes, a acreditar nas palavras do Padre Américo que dizia "não há rapazes maus".

E pronto, é isto que temos!

Fico a aguardar a leitura do que já disponibilizaste.

Abraço
Hélder S.