segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Guiné 63/74 - P8880: O Nosso Livro de Visitas (119): Notícias de familiares e amigos do nosso saudoso camarada Fur Mil Fernando Ribeiro, da CCAÇ 3414 (Sare Bacar e Bafatá, 1971/73) (José Gaspar Fernandes Baptista / Joaquim Peixoto)

1. De uma leitora nossa, M.L. [, aqui referida apenas pelas iniciais do nome, porque fazemos questão de mantê-la no anonimato, para proteção da sua vida privada], recebemos a seguinte mensagem, datada de 23 de setembro último, com notícias que interessam a todos aqueles  - familiares, amigos, camaradas -  que privaram com o nosso malogrado camarada Fernando Ribeiro (*):

Assunto - Furriel Fernando Ribeiro (**)


[Foto à esquerda > Guiné > Zona Leste > Sare Bacar > CCAÇ 3414 (Sare Bacar e Bafatá, 1971/73) > O Fernando Ribeiro, de pé, ao lado do seu amigo e camarada Joaquim Peixoto, membro da nossa Tabanca Grande. Morreu em 26 de Julho de 1973, já no final da sua comissão]. 
 



Boa noite (....): Sou a [M.L.] que pela história a seguir [....] vai identificar.

Mais alguém apareceu com notícias do Fernando Ribeiro, o seu sobrinho, a quem ele deu parte da vida a educar. Deus não quis que isso acontecesse. Então depois de eu o ter contactado, ele, José Gaspar Fernandes Baptista, escreveu, penso que num outro blog. Copiei e colei aqui para a nossa história ter continuação. O Zé Gaspar ainda continua à ]espera de resposta de alguém. 

"Um pouco por mero acaso e também com ajuda da M.L., finalmente encontro alguma informação concreta do meu muito saudoso tio, Furriel Fernando Ribeiro.

"Posso dizer que fui o sobrinho favorito do Fernando. Quando ele morreu na Guiné, ia eu fazer 12 anos em Julho, a 26. Ele deve ter conversado com os camaradas, do sobrinho Zézito, o que nasceu em Timor, filho do irmão João que também era militar. 

"A morte do Fernando foi a devastação completa na família, o meu falecido avô, José Fernandes Ribeiro e a avó Maria do Céu Gaspar, (pais do Fernando, e na altura eu vivia com eles),'agarraram-se' a mim e passei a ser o filho mais novo, uma 'espécie' de substituto…. 

"Tenho algumas fotografias do tio Fernando na Guiné… com os camaradas. Também tenho a foto acima publicada. Tenho em meu poder a máquina fotográfica dele, a velhinha CANON, ainda funciona e bem.( Eu fui o 'herdeiro universal' da mala do Fernando que veio mais tarde da Guiné. 

"A todos os que tiverem recordações do Fernando e que queiram partilhar comigo, agradecia. Gostava muito encontrar e conversar com os amigos de armas do Fernando. 

"Tenho algumas fotos que vou digitalizar para partilhar com todos, em especial com a sobrinha do Furriel Pedro Pereira. Ainda o conheci, era pequenito na altura, mas ficou a recordação, muito vaga mas com muita saudade.

"Um grande abraço a todos. José Gaspar Fernandes Baptista"


2. Comentário do Joaquim Peixoto [, foto à direita , no T/T Niassa, na viagem para o TO da Guiné, em 1971], com data de 3 do corrente:

 Caro camarada  Luís:

Antes de mais as minhas desculpas pelo atraso em relação ao teu mail, mas a vida de aposentado é muito complicada!...

Recebi há já algum tempo ( em Junho) um mail do José Gaspar F. Batista (penso que é sargento da GNR em Coimbra)  em que se identificava como sobrinho do falecido Fur Ribeiro. Nesse mail, enviou-me várias fotos e solicitou-me que as legendasse.

Respondi ao mail,  legendando as fotos e acrescentando alguns comentários. Falei-lhe da organização do nosso primeiro convívio. Confirmou a recepção do meu mail e que mais tarde entraria em contacto comigo 

Na realidade, pelo contacto e amizade que tive com o Fernando Ribeiro, tinha conhecimento desse seu sobrinho. O Fernando falava muito de um irmão militar que tinha um filho nascido nas ex-colónias. Pela forma como se referia ao irmão e sobrinho, não havia dúvidas que esse seu sobrinho era o eleito dele e por quem nutria um grande carinho e amizade.

 Um grande abraço, 

 Joaquim Peixoto

3. Comentário de L.G.:

E uma grande história de amizade!... Gostaria de poder contar, nas nossas fileiras, com a presença do José Gaspar. Fica o convite formal para ele integrar a nossa Tabanca Grande e partilhar connosco a(s) memória(s) do nosso saudoso camarada, e seu tio, Fernando Ribeiro que a morte, traiçoeira, levou cedo desta vida. Ele que nos contacte. Obrigado também à nossa amiga, M.L., que tudo tem feito para que a memória do seu amigo Fernando não se perca.


_____________________ 

Notas do editor: 

(**) Sobre o Fernando Ribeiro, vd. postes de:



Sem comentários: