terça-feira, 11 de outubro de 2011

Guiné 63/74 - P8887: O Nosso Livro de Visitas (120): Sold At Cav António Dias das Neves, da CCAV 2486, ferido por mina A/P no dia 18/10/1969, no decurso da Op Ostra Amarga (Marisa Neves / Virgínio Briote)

1. Mensagem de Marisa Neves, com data de hoje, em comentário ao poste P2250:

Boa tarde,

Gostaria,  se me pudessem ajudar, de saber mais sobre os feridos de 18 de outubro de  69 na Cav 2868. Pois o meu pai pisou uma mina A/P nesse dia onde atrás dele seguia o alferes Fernandes. Será que esse vídeo tem a ver com o caso do meu pai? 

Ele era o António Dias das Neves. O meu mail é bruxaisa_sapa@sapo.pt... Se me puderem ajudar.

Marisa Neves

2. Resposta do nosso co-editor Virgínio Briote [, alf mil comando, foto à direita, no Café Bento, Bissau, 1965,], em comentário ao mesmo poste:

Marisa Neves, Cara Senhora,

Boa Noite. Sou o V. Briote que, para o blogue do Luís Graça, na qualidade de editor, procedi a vários contactos para reviver essa ocorrência que nos custou, além dos feridos, duas preciosas vidas.

No post em que a Marisa faz o comentário, está inserida uma nota do Relatório da Operação que, em certo momento, refere: 

"Em 17 de Out[ubro de 1969], durante a Op Ostra Amarga, forças do BCAV 2868 accionaram uma mina A/P na região a sul de Capafa em 1545 1205 D3-86 (coordenadas) causando 2 feridos graves às NT (Pelotão Cav do  BCAV 2868)."

A minha questão, neste momento, é se pretende saber se a mina A/P que atingiu o seu Pai, António Dias das Neves, foi no decorrer dessa acção. Se é, a resposta é: Sim, foi. 

A operação das NT decorreu em vários locais, em dias e horas diferentes, embora globalmente tenha sido a mesma acção que foi designada por Op Ostra Amarga (popularmente conhecida por Op Paris Match). Só que esse facto (que atingiu o seu Pai) ocorreu no dia anterior e não nos momentos das filmagens. Os jornalistas franceses saíram no dia seguinte acompanhando a CCav (Companhia de Cavalaria) 2487 que estava a ser comandada, ocasionalmente, pelo então Cap José Sentieiro e as filmagens mostram os factos ocorridos por essa CCav 2487.

Agradeço que me diga se esta resposta a satisfaz ou se pretende saber algo mais sobre o assunto, para, neste caso, me poder informar junto dos intervenientes ainda vivos.

3. Resposta da Marisa Neves:

Boa Noite,

Sr. V. Briote, obrigado pela atenção, já lhe respondi por mail, mas já agora uma coisa que me esqueci: na caderneta militar diz mesmo que o meu pai pisou a mina A/P dia 18 de outubro de 69 e não dia 17. Ele era da Cav 2486, com especialidade atirador. Não sei como posso,  por exemplo,  mandar-lhe uma foto dele, para ver se há companheiros que se lembrem do sucedido? 

Pois infelizmente o meu pai ja faleceu há 10 anos. E eu estou a tentar reunir dados para fazer um memorial dele.

Cumprimentos,

Marisa Neves 

4. Comentário de L.G.:

Já não é o primeiro, nem o segundo, nem o terceiro casos... Já são bastantes. Filhas (mas também filhos) que vêm ter ao nosso blogue porque querem saber coisas sobre a vida do pai, no TO da Guiné: como foi ferido, ou como morreu, em que circunstâncias, quem foram os seus camaradas e amigos, etc. 

A história da Marisa é mais uma história, de grandeza humana, de amor filial,  que me comove, e me reconcilia com os meus semelhantes (às vezes, não direi que me zango, ou encolarizo... mas a verdade é que fico triste com a humanidade a que pertenço: pela sua mesquinhez, cinismo, estupidez, indiferença, cupidez, intolerância, prepotência...). 

Obrigado, Virgínio, por teres-te metido nas tuas tamanquinhas e dado uma ajuda à Marisa e à nossa equipa.... LG
 __________________

Nota do editor:

Último poste da série > 10 de Outubro de 2011 > Guiné 63/74 - P8880: O Nosso Livro de Visitas (119): Notícias de familiares e amigos do nosso saudoso camarada Fur Mil Fernando Ribeiro, da CCAÇ 3414 (Sare Bacar e Bafatá, 1971/73) (José Gaspar Fernandes Baptista / Joaquim Peixoto)

7 comentários:

Unknown disse...

Bom dia,

Sr. L.G, só lhe posso dizer que o meu pai era e será sp o meu heroi, ainda por cima por ter passado por isso tudo e ter ficado sem 2 pernas aos 21 anos. Mas graças a Deus que se adptou o melhor possivel que consegui-o e quem não soubesse também não sabia que ela não tinha as pernas. Gostei mt de ter encontrado este blogger e pessoas que estão dispostas a poder-me ajudar. Pois o meu pai sempre me contou muitas coisas sobre o ultramar, mas já passaram 10 anos da sua morte e na altura ainda só tinha 21 anos, não assimilei tudo. Agora em conjunto com uns amigos, vamos fazer uma exposição da nossa terra ''Ramada'' e nessa exposição um cantinho especial para o filho da terra, o meu pai [Neves). Obrigado a todos.
Cunprimentos

Marisa Neves

Luís Graça disse...

Marisa:

Não fazemos mais do que o nosso dever de camaradas... Por outro lado registo aqui, com o todo o apreço, a sua afirmação pública sobre o seu pai, "seu super-herói"...


Gostaria, entretanto, que nos mandasse, por email, algumas fotos digitalizadas do seu pai, enquanto militar e/ou civil..

Fazendo uma rápida pesquisa na Net, descobrimos também que o António Dias das Neves, Sold Cav, CCAV 2486, devido a acção de combate a Guiné, segunda feira, 8 de Dezembro de 1969 (?), foi merecedor de Cruz de Guerra de 4ª classe, atribuída em 1971, conforme publicação em OE/III/71, Tomo VI, p. 518. (*)

O que não bate certo é a data da acção, já que o seu pai foi gravemente ferido em 18/10/1969, portanto mês e meio antes... Em 8/12/1969, ele só poderia estar no Hospital (em Bissau ou já em Lisboa)...

Marisa: Sabia disto ? Confirma ? Veja, por favor, na Caderneta Militar do seu pai...

(*) Fonte: Portal Ultramar Terraweb > Condecorações atribuídas por feitos em campanha, Guiné (1963/74)

http://ultramar.terraweb.biz/Condecoracoes/Cond_GUI.pdf

Luís Graça disse...

Marisa: Quanto à homenagem que vocês estão a preparar em Ramada, Odivelas, ao nosso camarada Neves, gostaríamos de saber mais pormenores... Mantenha-se em contacto connosco. Obrigado.

Unknown disse...

Bom dia Sr. Luís Graça,

O meu pai foi ferido a 18 Outubro de 1969 está na caderneta militar e também ele me dizia isso. Sei sim que o meu pai foi condecorado com a cruz de guerra e um louvor. O louvor está comigo a cruz guerra infelizmente o meu pai ''chatiado'' com o que lhe aconteceu amandou-a da ponte 25 Abril a baixo. O meu Pai quando foi ferido foi enviado para o hospital militar na alemanha, onde esteve em recuperação. Posso lhe dizer que a pessoa que sabe muito sobre o meu pai é o ex-alferes Fernandes, pois ele ficou muito amigo do meu pai e custumava dizer - ´´este homem salvou-me a vida, se não fosse ele tinha sido eu a pisar a mina''. Palavras ditas em pleno funeral do meu pai pelo ex-alferes Fernandes. Gostava imenso de poder ter contacto o o agora Tenente Corenel Alferes (aposentado), se me possem por em contacto com ele. Pois ele ia ajudar muito naquilo que vou fazer ao meu pai o memorial. Quando tiver tudo ok conserteza que vós informarei do dia e local da exposicção. O meu super heroi será sempre o meu Pai esteja ele onde estiver pois faz parte de mim, se não fosse ele eu hoje não era aquilo que sou, e com muito orgulho digo que sou filha do Neves.
Cumprimentos,

Marisa Neves

Unknown disse...

Vou digitalizar algumas fotos e mandarei para o seu mail com todo o prazer.

Anónimo disse...

Mandei esta manhã mail com a seguinte mensagem:

Marisa: Queria fazer uma pequena homenagem, no blogue, ao seu pai... Precsisava de saber mais alguns elementos:

(i) Quando (e onde) nasceu (1948 ?) e morreu (2001 ?)...

(ii) Em que cidade e hospital esteve na Alemanha ?

(iii) Qanto tempo esteve a levou a
recuperação ?

(iv) Outros elementos que nos queira dispensar para perceber melhor as fotos...

Um bj. Luís Graça

A, Mendes disse...

oi Marisa se precisar de mais apoio para o que vai enpreender conte com mais uma ajuda. Amillcar Mendes 38comandos da guine