quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Guiné 63/74 - P8898: História de uma vida (José Saúde Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523 - Nova Lamego e Gabú -, 1973/74)


1.  1. O nosso Camarada José Saúde, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523 (Nova Lamego e Gabú) - 1973/74, enviou-nos uma mensagem onde nos descreve a sua energia e força de lutador, e o seu poder de crer e esperança, que serviu para ultrapassar momentos dolorosos na sua vida passada recente e que poderá servir-nos de exemplo e incentivo, para revitalizarmos o nosso ânimo físico e psíquico quando, e se, nos tocar, a um de nós, idêntico problema.

HISTÓRIA DE UMA VIDA

De miúdo irreverente, ao futebol, passando pela tropa (Tavira, Lamego e Guiné), ao jornalismo e a um AVC (aos 55 anos) que me tentou derrubar sendo eu mais forte, é uma história de vida que cruzou momentos ímpares de prazer e de sofrimento. Hoje, passados cinco anos sobre esse maldito infortúnio, considero-me um homem livre que continua absorvido na escrita não obstante tudo fazer apenas com a mão esquerda, aquela que sempre recusou o trabalho, faço uma vida normal, regressei à condução, desloco-me para qualquer lugar e considero-me um VENCEDOR.

O AVC não limitou as minhas faculdades mentais, deixou-me manco e com lado direito limitado, é verdade, mas… VENCI!

UM EXEMPLO DE VIDA!

Todos temos uma história de vida para contar. A minha escreve-se com ensejos de prazer e de dor. De sofrimento. Desde muito jovem que evidenciei capacidades físicas de todo invejáveis. Aos 13 anos iniciei-me no futebol federado no Despertar Sporting Clube, em Beja, aos 16 ingressei no Sporting Clube de Portugal, aos 18 regressei à velha Pax Júlia integrando então uma equipa de craques do Desportivo de Beja onde fui logo titular apesar a minha tenra idade e aos 22 entrei para o serviço militar.

Tavira recebeu-me, transitei depois para Lamego – Operações Especiais/Ranger – e seguiu-se a Guiné – Gabú. A minha vida profissional dividiu-se, a certa altura, entre funcionário da Segurança Social e o jornalismo. Finalmente o jornalismo preencheu-me por completo, sendo que em 1999, como escritor, lancei o meu primeiro livro “GLÓRIAS DO PASSADO”, uma temática inédita que relata a evolução do futebol ao longo do Séc. XX na Associação de Futebol de Beja. Em 2006 trouxe à estampa o segundo volume de “GLÓRIAS DO PASSADO” e a 27 de Julho desse ano confrontei-me com a infeliz visita do meu AVC.

Não desisti. A vida, sendo difícil, abriu-me sempre novas portas. O primeiro ano foi devastador. Palavras! Poucas. O meu frequente diálogo parecia perdido no tempo. A cadeira de rodas a minha pontual companhia. Depois foi a canadiana que me ajudou a delinear os primeiros passos. Pelo meio do trajecto registei inúmeras quedas, algumas me conduziram ao hospital.

Paulatinamente fui ganhando confiança. Vieram novas metas. Novos objectivos. Ultrapassei barreiras impensáveis. Não desisti. A certa altura consegui alterar os conteúdos da minha carta de condução. Não foi fácil. A fala, entretanto, regressou. No Centro de Mobilidade de Alcoitão fui submetido a um exame de precisão para avaliar as minhas potencialidades. Fiquei apto.

Comprei um carro. As dificuldades iniciais impuseram-me, naturalmente, restrições. Tudo é feito utilizando os membros esquerdos. Consegui. Mais uma vitória.

Em 2009 lancei mais um livro, agora a relatar a minha realidade: JOSÉ SAÚDE - AVC ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL – NA PRIMEIRA PESSOA – editora MEL – Editores (Estarreja). Uma obra que relata o meu caso particular e incentiva aqueles que, eventualmente, se deparam com a infeliz realidade.

Na continuidade deste tema já preparo uma segunda versão: JOSÉ SAÚDE - AVC ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL – VOLTAR A SER FELIZ.

Confesso que esta é apenas uma pequeníssima resenha da minha história de vida. Faço-o por que numa conversa (telefónica) recente com o Luís Graça ele lançou-me o desafio e eu despretensiosamente aceitei.

JORNALISTA: Responsável pelo Departamento Desportivo da Rádio Voz da Planície, Beja (11 anos); correspondente dos jornais “A BOLA” e JN; director e proprietário de jornal desportivo “O ÁS”, em Beja; pioneiro em televisão por internet – TV BEJA – na área desportiva e redactor do jornal Diário do Alentejo.

Sporting CP – 1968

Guiné – 1973
Fevereiro de 2009
PREFÁCIOS
GLÓRIAS DO PASSADO II

INTRODUÇÃO

GLÓRIAS DO PASSADO” é uma obra que visa recuperar um espólio que corria o risco de se perder no tempo, não ficando para a posteridade registos públicos daqueles que foram sem dúvida os grandes impulsionadores do futebol no Séc. XX no distrito de Beja. Neste contexto, os factos e os protagonistas narrados na obra, onde os depoimentos são justamente sustentados em imagens fotográficas recolhidas no baú das recordações, visam deixar escrito às gerações vindouras a história do futebol na região contada na primeira pessoa.

É verdade que não foi fácil reunir toda a documentação. Porém, a amabilidade com que me fui deparando ao longo de todo o percurso por parte daqueles que comigo colaboraram, permitiram que o sonho, aos poucos, se fosse tornando realidade.

Reconheço que pelo meio ficaram imensos sacrifícios; muitos contactos; muitas consultas; muitos quilómetros percorridos; e, sobretudo, muitas horas de trabalho que chegou a roçar a exaustão. Mas porque estou convicto de que se trata de um passado que importa preservar, julgo que a aposta está ganha e que valeu a pena toda a persistência e empenho na recolha dos dados.

A todos que tornaram possível mais um volume de Glórias do Passado, o meu muito obrigado!
O Autor

PREFÁCIO

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma doença que, quando não é fatal, deixa normalmente marcas físicas nos membros afectados do doente portador, umas vezes com sinais evidentes de uma recuperação, mas outros casos há, porém, em que a marca fica, sendo então transportada até ao resto da vida.

Nesta última situação, importa que o doente enfrente com naturalidade os efeitos a que ficou submetido, elevando ao máximo a sua autoestima, fazendo, assim, uma vida normal, pensando sempre que o romper de nova aurora será mais um dia que estamos no seio dos seres viventes.

Nada de submissões, mas seguir em frente com o destino que a vida nos reservou. Somos gente capaz de nos elevarmos ao ponto máximo de tudo fazermos sem recorrermos ao próximo na procura de uma eventual ajuda.

O “coitadinho”, visto de fora, é, afinal, uma pessoa útil e competente para o cumprimentos dos seus deveres e das obrigações. Não procurámos o mal que um dia nos visitou. Chegou quando nada o fazia prever.

Aconteceu. Tenhamos, pois, a coragem para saber lidar com uma doença que não conhece sexos nem idades. É universal.

"Subtil, surge inesperadamente sem avisar."

“Esta é uma obra sobre um paciente acometido de um Acidente Vascular Cerebral, que lhe deixou como sequela uma Hemiplegia Direita, e que do lado de lá nos relata a sua visão, ainda que por vezes bastante ténue, o seu acompanhamento e os cuidados prestados. O AVC na Primeira Pessoa aborda o quotidiano, os desafios, os mistérios e os segredos desse mundo vivido pelo próprio! De maneira singela, fala-nos de como uma doença que ameaçou dilacerar as suas esperanças de liberdade, se deve tornar emblema de uma sociedade.

in Prefácio

José Manuel Mestre
Gestor de Serviços de Saúde
(Ex Fisioterapeuta)

11 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro camarigo José Saúde

Esta tua 'história de vida' é sem dúvida um belo exemplo de força de vontade, de capacidade de lutar contra a adversidade, de superação.

Poderá haver quem, levianamente, possa considerar que 'isto não tem nada a ver com a Guiné', pois por vezes surge esse tipo de visão, mas estão enganadas.

Há dias, aproveitando a boleia dum comentário do Cherno, também considerei que todas as tuas intervenções aqui no nosso Blogue estavam repassadas de tranquilidade, de alguém que estava de bem consigo mesmo e com a vizinhança. Mal sabia eu que de facto estávamos 'carregados de razão' mas sem suspeitar do que te colocava assim tão bem.

Lamentando o que te sucedeu, deixa-me que me congratule por ter a possibilidade de ser ter amigo, ainda que virtual, pois é um grande exemplo que nos deixas aqui com este teu relato, com esta lição de vida, de coragem, de persistência, de luta.

E, quem sabe? se não foi à experiência adquirida em terras da Guiné que foste buscar toda a força que te foi necessária para vencer e continuar a lutar.

Obrigado, Zé Saúde, por teres vindo até nós e nos teres presenteado com as tuas contribuições, em geral e a tua 'história de vida', em particular.

Abraço
Hélder S.

José Nunes disse...

Camarigo José Saúde
Como diz o Helder és um vencedor e exemplo do querer,de quem não vira acara ás adversidades,comungo das palavras do Cmarada Helder,permite-me que embora á distância te dê um Abraço e obrigado por compartilhar
esse teu infortúnio.
Um Abraço Camarada.

Carlos Vinhal disse...

Caro José Saúde
Parabéns pela vida bem recheada que viveste (e continuarás a viver), antes e depois desse AVC que não te venceu nem te limitou. Tornaste-te ainda mais forte e num exemplo para todos nós que por vezes nos queixamos de dores sem importância.
Recebe a minha homenagem e um abraço.
Para a frente é que é o caminho e contamos contigo para no-lo indicar.
Carlos Vinhal
Leça da Palmeira

Anónimo disse...

Caríssimo Zé Saúde

Deixa que te dê um abração, daqueles que só se dão, a quem tem a coragem, a determinação, a força interior que tu demonstras, que(sente-se) emana de ti, e atravessa, tenho essa perceção, a n/tabanca toda.
Eh! Alentejano duma figa!-Que me perdoem os restantes camarigos que o não são, mas é o que me apetece dizer, eu que também sendo filho da grande planície, não sei se teria, se calhar não, não sei,a força de viver, de resistir, de ir em frente sendo útil e lúcido,não nos ficarmos(resignados)ao "coitadinho" como muito bem dizes, caso me acontecesse(ou aconteça, ninguém está livre)semelhante "trambolhão".
Mas não vamos falar disso agora, aí estás tu, pleno de energia, com o coração aberto e repleto de coisas boas, que nos tens transmitido, tens compartilhado connosco, como é o caso, das tuas/nossas "Histórias de Vida".
Continua Zé, estamos contigo.
Um aparte, de alentejano para alentejano(os outros e os n/queridos editores, de certeza que não levam a mal).
Zé o teu Despertar,(do Desportivo nem falo),este ano na 3ª.Divisão Nacional, aquilo não está a funcionar, o que é que se passa?
O meu MAC(Moura Atlético Clube)na
2ª.B, vai de vento em popa, agora vamos ao "berço" bater o pé ao V.Guimarães, estou a brincar claro, já não foi mau chegar até aqui, mas nunca se sabe...!
Se quizeres o meu email, acede à listagem alfabética da n/Tabanca, ou pede ao Luís ou ao Carlos Vinhal, que eles sabem. Não to coloco aqui,por razões óbvias.
Um abraço grande,

Francisco Godinho
(Alentejanito de Moura)

Joaquim Mexia Alves disse...

Caro camarigo José Saúde

O teu testemunho é de tal modo importante que pouco há para dizer, a não ser, que tantas vezes nós, sem passarmos por "experiências" tão dificeis como a tua, nos queixamos tanto.

Obrigado por que nos quiseste dar este teu testemunho, que a mim me serve para perceber diferentes prioridades na minha vida.

Um grande e forte abraço

Anónimo disse...

Camarigo José Saúde, Saudações.

Conforme o que te vai na alma apresentas o teu estado fisíco e psíquico, ao levantares o véu que tapa tal infortúnio e fazes uma descrição da tua história da vida.

Tenho em memória que em tempos nos encontramos em Lagoa e/ou em campos de Futebol do Baixo Alentejo. Porque fui Fiscal de Linha do Nacional e Colaborador "Comentador Desportivo" da Rádio Lagoa e Rádio Fóia.


Contudo, cada pessoa tem a sua vocação a realizar na vida, vocação esta que é diferente no modo de se concretizar, mas que tem o mesmo objectivo.

De facto, a vida sem o esforço diário pode dar origem ao vazio existencial.
O trabalho, porém, é sempre um meio e acima de qualquer lucro está a dignidade humana.

Como Técnico de Saúde, pelo que entendo, enfrentas com coragem o desafio das situações do dia a dia e também tens sido o teu próprio
terapeuta.

Com um Abração
Arménio Estorninho

Sotnaspa disse...

Caro camarada, José Saúde.

De facto é impressionante a tua força interior para conseguires vencer esse grande problema que infelizmente bateu à tua "porta" e tambem a forma como o enfrentaste.
Mas como demonstras vais conseguir dar a volta à situação.
O que posso oferecer é a força e a solidariedade, de um camarada do Gabú.

ASantos
SPM 2558

Anónimo disse...

De Alentejano para Alentejano, deixa-me felicitar-te e dar-te um grande abraço.
Quando a nossa história do Alentejo está cheia de pessoas que perante a adversidade entram em depressão e só pensam no pior, tu, com a tua capacidade e força vens mostrar a nova face do Alentejo, a mudança de mentalidade, se outra razão não houvesse esta chegava para ter por ti admiração. Talvez, como diz o "alentejanito de Moura" ou o Hélder tenha sido a Guiné a razão de relativizares o que se passou, curiosamente nunca um nome pareceu tão bem aplicado, José Saúde. Quando a saúde procurou deitar-te por terra, mostraste estares aí para o que desse e viesse.
Como bom Alentejano, desculpem-me todos os outros por quem tenho igual estima, mas agora tenho de enaultecer esta camarada, camarigo e patrício, ao que me pareceu ainda por cima sportinguista.
Um grande e forte abraço.
BSardinha

Anónimo disse...

A dislexia da escrita é lixada, não perdoa.
Enaltecer, certo? Obrigado por aceitarem a retificação(com o NAO).
BS

Luís Dias disse...

Caro Camarigo José SAúde

Obrigado por teres relatado a tua experiência e enaltecer a força que te fez olhar em frente, reagir e continuares a tua vida.

Sei das dificuldades que surgem quando se é vitimado por um AVC, porque a minha esposa em Agosto do ano passado foi atingida por essa traiçoeira doença, uns dias após ter feito 49 anos, e sem que fosse descoberta a causa, dado que não era pessoa com factores de risco conhecidos. Ficou com Afasia Global de Expressão e com ligeiros problemas no braço e perna direita, já devidamente corrigidos.

A sua luta diária para recuperar tem sido de uma tenacidade e um exemplo para nós família. Neste ano que já passou fez excelentes progressos na expressão oral, embora a grafia ainda esteja difícil.

Um abraço e muita força
Luís Dias

antonio barbosa disse...

Companheiro SAUDE
Parabens pelo poste que acabas de publicar, demonstras sem duvidas
que nada pode ser superior ao n/ querer e o teu é imenso, continua nunca desistas.
Um grande abraço
ANTONIO BARBOSA