domingo, 16 de outubro de 2011

Guiné 63/74 - P8913: VII Encontro da Tabanca Grande - 2012 (3): O nosso Convívio será no dia 21 de Abril de 2012 no Palace Hotel de Monte Real (A Organização)

1. Decorreu até ontem, 15 de Outubro, um inquérito para escolha da data do próximo Encontro da Tabanca Grande e recolha de opiniões.

Feito o balanço às resposta recebidas, podemos adiantar que a data mais votada, com 35%,  foi a de 21 de Abril de 2012, e que para 45% dos camaradas que responderam, qualquer das datas propostas é aceitável.

Como foi referido no poste anterior, apareceram ofertas de camaradas que se propõem a organizar futuros Convívios (Carlos Pinheiro, Valentim Oliveira e Manuel Traquina) e algumas críticas, das quais apenas duas negativas (João Lourenço e Luís Rainha).

Como também já foi dito, vamos manter Monte Real como local do próximo Encontro, onde se avaliarão as propostas levadas pelos camaradas que se ofereçam para organizar os futuros Convívios e se escolherá a mais consensual.

Posto isto, vai-se proceder à reserva da Sala de Convívio do Palace Hotel de Monte Real para o dia 21 de Abril de 2012, e oportunamente iniciar-se-ão os procedimentos com vista à organização do nosso VII Encontro.


2. Para conhecimento, aqui estão os quadros com as respostas recebidas.




3. Ainda para conhecimento da tertúlia, fica esta mensagem do nosso "mayor" Luís Graça, chegada à minha caixa de correio no dia 6 de Outubro pp:

Carlos,
Por mim, Monte Real, de pedra e cal. Mudar, porquê? Não vejo melhores argumentos. É equidistante, entre o norte e o sul, tem acessos de cinco estrelas. O hotel e restaurante são de quatro estrelas. A relação preço/qualidade imbatível. E a comissão organizadora (onde se inclui o Joaquim) tem, para mim, direito a "todas as estrelas do céu"...

Podemos fazer melhor? Mas, com certeza... O convívio prima sobre tudo, mas também podemos repetir a experiência do ano passado: uma pequena exposição fotográfica, uma sessão de autógrafos, um sessão de "slides" da última viagem à Guiné, um momento musical apropriado, dentro das limitações logísticas que o hotel nos impõe...

É preciso ocupar e mobilizar os nossos camaradas e amigos... A malta tem ideias... O Encontro é (mas não só) convívio à volta da mesa... Mas pode haver mais iniciativas para o fim de semana...

Opto pelo 21 de Abril... A 23, simbolicamente, faz o nosso blogue, 8 aninhos de vida, e nessa altura pode já ter atingido os 3,5 milhões de visitas... Parabéns a todos vocês que estão no "back office" desta iniciativa, mantendo a chama viva... O meu aplauso, a minha solidariedade, a minha camarigagem...
Luis Graça
____________

Notas de CV:

Vd. último poste da série de 6 de Outubro de 2011 > Guiné 63/74 - P8864: VII Encontro da Tabanca Grande - 2012 (2): Inquérito para escolha da data e recolha de opiniões (2) (A Organização)

Foto: Pelourinho de Monte Real, retirado do site da Junta de Freguesia de Monte Real, com a devida vénia

3 comentários:

Luís Graça disse...

Apontem nas vossas agendas: Monte Real, Palace Hotel, 21 de Abril de 2012...Quer faça sol, chuva ou nevoeiro... e apontem também esta obra-prima da poesia portuguesa (, ou pelo menos, um dos meus poemas preferidos sobre o meu país de mil anos, que um confrade meu, futurólogo, pitonisa, diz que pode desaparecer dentro de 5 décadas...)

O portugal futuro

O portugal futuro é um país
aonde o puro pássaro é possível
e sobre o leito negro do asfalto da estrada
as profundas crianças desenharão a giz
esse peixe da infância que vem na enxurrada
e me parece que se chama sável
Mas desenhem elas o que desenharem
é essa a forma do meu país
e chamem elas o que lhe chamarem
portugal será e lá serei feliz
Poderá ser pequeno como este
ter a oeste o mar e a espanha a leste
tudo nele será novo desde os ramos à raiz
À sombra dos plátanos as crianças dançarão
e na avenida que houver à beira-mar
pode o tempo mudar será verão
Gostaria de ouvir as horas do relógio da matriz
mas isso era o passado e podia ser duro
edificar sobre ele o portugal futuro

Ruy Belo

In Belo, R. (2000) - Todos os Poemas. Lisboa: Assírio & Alvim. 366-367.

Torcato Mendonca disse...

Se eu
em abril
tivesse um país
um portugal
e um futuro...


Gosto do Poema, sempre do Poeta, Poeta Maior vou print recorto e colo naquele canto...e espero para um dia ter de novo um país um portugal de que tanto gosto

Luís Graça disse...

Não sei exatamente em que data foi escrito este poema, mas decididamente é da época de Madrid, quando o Ruy Belo foi leitor de português... Se não erro, faz parte da coletânea "País possível"... A nota do autor é datada de Madrid, 1 de Maio de 1973... Para mim, é um poema intemporal. Contextualizá-lo é matá-lo.

Ruy Belo, deixámo-lo morrer miseravelmente em 1978, aos 45 anos, na periferia triste de Lisboa... Regressado de Madrid, viu indeferido um pedido de equiparação a bolseiro pelo Ministério da Educação. Viu-se obrigado a dar aulas, à noite, numa escola técnica, no Cacém. Morreu em casa, em Queluz, em 8 de Agosto de 1978. A poesia é uma maldição neste país de poetas... LG