segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Guiné 63/74 - P8973: Fajonquito do meu tempo (José Cortes, CCAÇ 3549, 1972/74) (6): Fotos enviadas a Cherno Abdulai Baldé - Chico de Fajonquito (1)



Integrada na série "Fajonquito do meu tempo" do nosso camarada José Cortes (ex-Fur Mil At Inf da CCAÇ 3549/BCAÇ 3884, Fajonquito, 1972/74), apresentamos uma troca de correspondência entre este nosso camarada e um dos seus meninos da Guiné, o nosso tertuliano Cherno Baldé (Engenheiro) actualmente a exercer funções de Director do Gabinete de Estudos e Planeamento no Ministério das Infraestruturas, Transportes e Comunicações da Guiné-Bissau.



1. Mensagem de José Cortes endereçada a Cherno Baldé no passado dia 19 de Outubro:

Caro Cherno,
É com bastante prazer que mantenho este contacto contigo, e tenho muito gosto em te fazer recordar os teus tempos de menino.
Vou tentar esclarecer as dúvidas que me pões com respeito às fotografias.

Slide nº 3 - Pois é mesmo o Magalhães Condutor. Não sei o que é feito dele, nunca apareceu aos encontros.
Slide nº 4 - Eu sabia que ias gostar de ver o Dias nessa foto, é a única que tenho com ele.
O Araújo, é mesmo o que tu pensas, também era Condutor. Nunca apareceu aos encontros, porque faleceu antes de 1999, ano em que nos começamos a encontrar.
Slide nº 5 - O Torres, como já te disse vive em Canelas, perto de Vila Nova de Gaia, e está bem.
O Sérgio, tem uma empresa de pneus no norte do país, também o vemos todos os anos.
O Moreira, também tem aparecido aos encontros, e também está bem de saúde.
Slide nº 10 - O Oscar era um operacional do 3º pelotão.
Slide nº 12 - A pessoa que está de pé na 3ª fila é Dias Corneteiro, que estava integrado no 2º pelotão.

Brevemente, irei enviar-te um relato do que tem sido a história da Família Deixós - Poisar, desde o regresso de terras da Guiné.
Aí vai mais uma foto para matares saudades.

Um abraço,
José Cortes


2. Mensagem de Cherno Baldé para José Cortes:

Caro amigo José Cortes,
Já vi e revi vezes sem conta a ultima foto que me enviaste e cada vez é mais forte a minha convicção de que o rapazito mais pequeno que aparece na foto a direita, sou eu em pessoa. Como já disse antes, o colega é o Adama Sunto o qual não tive grandes problemas para reconhecer, eu e ele éramos muito amigos quase que inseparáveis dentro e fora do quartel, portanto é muito lógico que estivéssemos juntos a espreitar nas  Transmissões.

Julgo que o soldado, em primeiro plano, é o teu amigo, o Furriel Farraia. Veja a legenda que produzi na foto, em anexo, e diz-me se corresponde aos factos.

Vi a lista dos nomes inscritos na lápide do poste da bandeira que deve corresponder aos militares mortos pelo soldado Almeida em Abril de 1972, à testa da qual esta o nome do Cap. Figueiredo. Gostaria de saber quando foi feita esta pequena lápide em jeito de memorial aos soldados mortos
no rebentamento da(s) granada(s).

Um abraço amigo,
Cherno Abdulai Baldé
Chico de Fajonquito.

PS. Caso não vejas nisso qualquer inconveniente, gostaria de enviar esta imagem ao nosso amigo Luís Graça a fim de a juntar à colecção das minhas fotos no Blogue.


3. Finalmente a mensagem que Cherno Baldé enviou ao nosso blogue em 21 de Outubro:

Caro amigo Luís Graça e companheiros,
A busca do ex-Soldado Condutor-Auto Dias, cujo nome completo era Manuel Alberto Dias dos Santos, que foi meu amigo e protetor no aquartelamento de Fajonquito acabou por confirmar o pior dos meus pressentimentos, pois ele já não está entre nos, tendo falecido em 2005. O seu desaparecimento constitui uma grande perda para a família e para mim, também, que apesar do tempo e do desgaste da memória ainda tinha alguma esperança de o reencontrar um dia. Todavia, ainda nem tudo está perdido pois, alguns dos seus companheiros estão vivos e de boa saúde, segundo informações do nosso amigo e membro da TG, José Cortes, e pode ser que um dia reencontre alguns.

O José Cortes foi muito prestimoso, e foi quem me deu toda esta informação e ainda me enviou algumas fotos do seu tempo de Fajonquito. Com elas, revivi um pouco daquele tempo em que assistia a todos os jogos, a todos os acontecimentos dentro e fora do quartel. O José Cortes ou simplesmente Cortes para os putos do quartel, era um excelente jogador, possuidor de remates "fodidos" à Eusébio. Por incrível que pareça, numa delas descobri um garoto pequeno e magricela que, tudo leva a crer ser o Chico (eu) o incorrigível rafeiro de Fajonquito, na companhia de um colega. Já solicitei autorização ao José Cortes para poder enviar ao arquivo do blogue esta e mais outras fotos de Fajonquito que ele me enviou recentemente. Ainda não recebi a resposta, mas acho que ele não levara a mal, pois não consegui resistir a tentação de te pôr ao corrente das nossas frutuosas trocas de informação, assim como esta maravilhosa descoberta de uma fotografia com, quase, 40 anos de idade.

De facto, eu era assim, pequenino e traquina, comia pouco e dormia mal em lugares incertos, perseguido por sobressaltos de medos e angústias de alguém que obedecia pouco e vagabundeava mais. De alguém que, muito cedo, queria ser ele próprio, livre de partir ou de ficar, livre de amar ou de odiar, livre de abordar tabus e descobrir enigmas, livre de viver ou de morrer, inclusive no meio de diabos brancos, desconhecidos e do inferno que foi a desgraçada guerra da Guiné que destroçou vidas, fez órfãos e viúvas, quase... quase tudo, por nada (ao escrever estas palavras, que espero não sejam muito duras, não fixo o olhar para uma certa direção, viro-me sim, para o sul e, também, para o norte). Ele era tão apegado ao quartel e seu reboliço, sempre curioso, metido em jogos, brincadeiras e deambulações à volta que, quase, nada escapava aos seus atrevidos olhos de criança.

Por agora, se quiserem, acho que podem publicar as fotos onde está o meu amigo Dias, a equipa de futebol de salão com o Cap. Sao Pedro e aquela do memorial da bandeira, que representa um importante marco da presença dos soldados portugueses em Fajonquito, das tragédias humanas que sempre acompanham as guerras e da minha inevitável presença no aquartelamento de Fajonquito. Para as restantes fotos, agradecia que informassem ou solicitassem ao dono legitimo, José Cortes.

Com um grande abraco,
Cherno AB
Chico de Fajonquito


4. Segue-se uma série de fotos referentes a Fanjoquito, publicadas com a expressa autorização do nosso camarada José Corte. Em próximo poste serão publicadas as restantes fotos, estas referentes aos Encontros da Família Deixós-Poisar.

Fajonquito, casa do Vilela. Eu e o Alaje

Almoço em Bafatá . Da esquerda para a direita: Paulo Matos, Brás, Magalhães, Lobinho (Padeiro), Fur Mil Coelho, ?, Torres, Fur Mil Farraia e Fur Mil Cortes

Mecânicos e Condutores: Pinto (Mec), Sérgio (Combustíveis), Torres e Araújo (falecido)

Torres, Sérgio e Moreira

O terceiro é o falecido Dias

Parque auto - Eu, Fur Mil Bica e Fur Mil Farraia (falecido)

Rua Principal de Fajonquito

1- Em primeiro plano: O Fur Mil Farraia das Transmissões, CCAC 3549 (1972/74), junto a bandeira em cuja base se encontra uma lápide feita em memória do Cap. Carlos Borges de Figueiredo e os Soldados mortos no acidente do caso Almeida em Fajonquito no ano de 1972.
2- Ao fundo: As instalações dos serviços das Transmissoes da Companhia.
3- Na varanda da casa estão os rafeiros Adama Sunto e Francisco (Chico), de verdadeiro nome Cherno Abdulai Baldé

Eu e um menino (não sei quem é)

De pé; Cap. São Pedro, Ferreira, Cunha, eu e Fininho. Em baixo: Esteves, Óscar e Fur Mil Pina

Entrada do quartel

(Continua)
____________

Nota do editor:

Vd. último poste da série de 28 de Março de 2010 > Guiné 63/74 - P6061: Fajonquito do meu tempo (José Cortes, CCAÇ 3549, 1972/74) (5): A mina A/P que estropiou o Vasconcelos na estrada para Cambajú

3 comentários:

Hélder Valério disse...

Caros camarigos

É empolgante 'sentir' estas redescobertas. Para quem for mais sentimental será mesmo de causar emoção...
O nosso amigo 'Chico' já nos tem dado sobejas provas de força e de determinação mas vê-lo ali, tão frágil (claro que só aparentemente), tão menino, faz-nos reflectir sobre o sentido da vida.

Abraço
Hélder S.

Jaime Lima disse...

Boa noite Sr. Cortes!

Olha estou aqui a ver o blogue e acabo de encontrar uma fotografia onde também apareço no grupo, mas não estou identificado. Como é? Então o senhor não me conhece? A foto é a do almoço em Bafatá, eu estou entre o Fur Coelho e o Torres. Sou o Lima! Lembras-te? Por acaso está uma fotografia que é um espetáculo e também a tenho no meu album.

Gostava de encontrar mais fotografias da malta de Sare Uale e também, se possível, de Cumeré.

Posso digitalizar algumas que tenho aqui por casa de Sare Uale.

Sei que o Torres está muito doente, se por acaso o contactares diz-lhe que lhe desejo uma recuperação rápida e um abraço para ele.

Abraço,
Jaime Lima de Barroselas.

Jose Cortes disse...

Caro Jaime Lima, é com enorme prazer que falo contigo.
De facto peço desculpa pelo lapso da falta do teu nome na foto, mas sabes como é, na altura, não me veio à ideia o teu nome, por isso não o coloquei, peço-te desculpa mais uma vez. Um abraço.