domingo, 20 de novembro de 2011

Guiné 63/74 - P9066: Agenda cultural (169): Colóquio, Arquivos do Silêncio: Alianças Secretas da Guerra Colonial, dia 29 de Novembro de 2011 às 10 horas no Colégio de S. Jerónimo - Centro de Estudos Sociais - Coimbra (José Manuel Matos Dinis)

1. Mensagem do nosso camarada José Manuel Matos Dinis, ex-Fur Mil da CCAÇ 2679, Bajocunda, 1970/71:

Caríssimos,
O colóquio aqui divulgado, para 29 de Novembro, parece-me de muito interesse para os antigos combatentes, nomeadamente os que integram o Blogue Luís Graça e Camaradas da Guiné.

É gratutita a participação. Podemo-nos organizar, e os que entenderem ir organizam-se para partilha de transporte. Se quiserem, podem dizer-me até 2ª. feira (para acautelar as reservas), quem quer deslocar-se a Coimbra, se disponibiliza a viatura, para fazermos contas a cada carro e dividirmos o pessoal em grupos de 4. Proponho que cada "pendura" pague 15 euros ao condutor, para despesas de gasolina e portagens.

Abraços
JD




Colóquio*
Arquivos do Silêncio: Alianças Secretas da Guerra Colonial

29 de Novembro de 2011, 10h00, Sala 1, CES-Coimbra
Programa | Inscrições


Enquadramento:

Assinalam-se este ano os 50 anos sobre o Início da Guerra Colonial portuguesa. O tema da Guerra Colonial tem vindo a conhecer novas revelações suscitando debates sobre o sentido desta guerra e das lutas nacionalistas que conduziram a processos de independências em meados dos anos 70. Questionar o colonial implica o levantar de inúmeras questões, quer nos espaços outrora metropolitanos imperiais, quer nos vários contextos colonizados. Esta relação obriga a repensar o tempo da história e a própria História. A luta pela independência de Angola, da Guiné e de Moçambique esteve intimamente ligada a outros processos geopolíticos, a apoios do continente africano e à persistência do fascismo em Portugal. Porém muito permanece por dizer sobre a Guerra Colonial e suas implicações geoestratégicas no contexto da guerra-fria.

O ritmo crescente das polémicas associadas a este conflito opõe-se todavia ao ritmo lento da constituição de saberes académicos. Este colóquio procura cruzar olhares e perspectivas sobre a última etapa da história colonial de Portugal, abrindo portas para uma análise mais profunda dos vários sujeitos e narrativas que este violento processo encerrou, integrando oradores com diferentes percursos. Procura-se, igualmente, aprofundar os conhecimentos sobre os contornos e implicações do Exercício Alcora, uma aliança nunca publicamente reconhecida, que Portugal estabeleceu com a África do Sul e a Rodésia em 1970 para apoiar a sua luta contra os movimentos nacionalistas na Guerra Colonial. Neste sentido a aliança estabelecida pelo Exercício Alcora oferece elementos importantes para confrontar visões já estabelecidas sobre a Guerra Colonial e para uma melhor compreensão das suas consequências.

ENTRADA LIVRE, ATÉ O LIMITE DOS LUGARES DISPONÍVEIS, COM INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA.


(*) Nota: - Com a devida vénia a Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 23 de Outubro de 2011 > Guiné 63/74 - P8940: Agenda cultural (168): Lançada no passado dia 13, no Museu Militar, em Lisboa, a 3ª edição do livro do Cor Inf Ref Manuel Bernardo, Marcelo e Spínola: a ruptura, sob a chancela da Edium Editores, Porto

Sem comentários: