terça-feira, 22 de novembro de 2011

Guiné 63/74 - P9078: O nosso blogue em números (23): Mensagens dos nossos camaradas Carlos Filipe, Fernando Barata e José Barros

1. O nosso camarada Fernando Barata, ex-Alf Mil da CCAÇ 2700, Dulombi, 1970/72, em mensagem do dia 20 de Novembro de 2011, mandou-nos estes quatro "instantâneos sem truques" referentes ao nosso Blogue e particularmente ao aniversário dos nossos camaradas César Dias e Maria Arminda, e ainda aos nossos 3 milhões de visitas atingidos muito recentemente.

O nosso muito obrigado por este trabalho ao Fernando, de quem já não tínhamos notícias há uns tempos. O Barata, que é um homem de Coimbra, vem provar que a vida também é humor, brincadeira, graça,  imaginação, cordialidade... e que com estes ingredientes também se ajuda a construir o nosso blogue, que é de todos e para todos...

Eis o que escreveu: (...) Devemos todos rejubilar ao vermos espalhados pela cidade diversos 'outdoors' publicitando os '3 milhões. Até Obama se associou. Abraço. F. Barata



******

2. Comentário do nosso camarada Carlos Filipe Coelho, ex-Soldado Radiomontador da CCS/BCAÇ 3872, Galomaro, 1971/74:

Caros Amigos, neste exacto momento, ainda estou indeciso se devo comentar. Mas aí vai.

(i) Um Blogue é essencialmente um local onde se publica algo (quase sempre com carácter definitivo), e um Fórum,  um local onde se comenta também, a partir de algo publicado, e que por condição de publicação (um fórum) se sujeita a todo o tipo de crítica, contra-opinião, etc.

Colocada esta minha concepção, penso que na nossa Tabanca se confunde Posts com Coments. Na realidade, os comentários no blogue, deveriam simplesmente transparacer uma opinião favorável ou não ao respectivo Poste.

Mas não é isso que muitas vezes acontece e tranformam-se em perfeitos minifóruns, desvirtuando nalguns casos o perfil deste Blogue (não entendam isto como crítica ao Blogue), principalmente para quem nos lê e não é habitual participar.

Esses minifóruns nos Comentários  criam receios, dúvidas... em quem eventualmente queira participar,  receando reacções de terceiros. (vd. ponto iii)

(ii) Sobre a estrutura do blog, partilho das opiniões do Juvenal e do António Estácio, no geral, e claro também de uma ou outra já publicada.

Agora vou azedar um pouco o meu discurso... Refiro-me ao número de visitas ao Blogue. Eu por exemplo visito no mínimo 3 a 4 vezes por dia a Tabanca. Como é isto contabilizado? Não se estará a pecar por defeito? Concerteza que como eu um número infindável de outras pessoas.

(iii) Como o António escreveu, penso haver uma necessidade de reorganizar as temáticas do Blogue.

Por outro lado queria lançar uma ideia para evitar os pseudo-fóruns no espaço dos comentários. O Blogue permitiria somente a possibilidade de gostar ou não de um Poste.
Sendo que estaria já criado um Fórum que, dividido da mesma forma temática do blogue, só publicaria para discussão (então sem condicionalismos a não ser os do próprio Blogue da Tabanca), somente os mesmos títulos e números de cada Poste publicado sem respectivo texto.

Era só isto que tinha para escrever.
Um abraço para todos
Carlos Filipe
ex-CCS/BCAÇ 3872
Galomaro/71


******

3. Mensagem do nosso camarada José Ferreira de Barros (ex-Fur Mil At Cav, CCav 1617/BCav 1897, Mansoa, Mansabá e Olossato, 1966/68), com data de 21 de Novembro de 2011:

Caros amigos e camaradas:

Aqui estou, para dizer-vos que votei “Muito Melhor”. Para mim foi uma grande alegria encontrar esta grande família, porque me permitiu reviver locais e acontecimentos que há muito estavam num velho caixote de memórias esquecidas.

O blogue teve o condão de fazer o milagre de abrir o dito caixote, que pensava estar fechado para sempre.

Obrigado a todos vós, editores e co-editores,  pelo vosso trabalho e dedicação a esta ”GRANDE CASA”.

As críticas e divergências de opinião são saudáveis desde que respeitosas. Qual a família onde não há divergências?

Por isso somos a GRANDE FAMÍLIA DA TABANCA GRANDE.

Um grande abraço para todos e que Deus vos dê saúde, força e coragem para continuar e aumentar a grande FAMÍLIA que somos.

José Barros
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 21 de Novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9074: O nosso blogue em números (22): Foi assim que eu vos conheci, irreverentes; foi assim que vos reencontrei, controversos... (Cherno Baldé)

Sem comentários: