segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Guiné 63/74 - P9139: O nosso blogue em números (27): 73,3% das visitas são oriundas de Portugal, seguindo-se o Brasil (13%), os EUA (2,7%) e a França (2,1%)...

Histórico de visitas do nosso blogue: Gráfico adaptado do Blogger, o nosso servidor. A metodologia estatística é ligeiramente diferente no no caso do Bravenet, que é o nosso contador (gratuito).




1. Amigos/as e camaradas:


Ultrapassámos os 3 milhões de visitas na 1ª quinzena de novembro de 2011. (A previsão era outubro, errámos por 15 dias ou um mês).  Recorde-se que os 2 milhões de visitas tinham sido atingidos em meados de setembro de 2010


O ponto de partida era promissor mas ainda modesto: cerca de 70 mil visitas em finais de Maio de 2006 (na passagem para a II Série), 400 mil em Outubro de 2007, 800 mil em Outubro de 2008, o primeiro milhão em Fevereiro de 2009... 


Em termos de visitas, desde julho de 2010 (altura em que passámos a ter estatísticas do nosso servidor, o Blogger), até ao mês de novembro de 2011, o total de visitas foi de 1 milhão e 263 mil: o melhor mês de todos foi o janeiro de 2011 (com 97,9 mil) e o pior o mês de agosto de 2011 (59,9 mil).


Pelo gráfico acima reproduzido, percebe-se que os meses de verão são sempre de algum abrandamento, devido às férias escolares e laborais. A partir de setembro de 2011, começámos a recuperar: 62,6 mil (setembro), 66,7 mil (outubro) e 71,1 mil (novembro).

Já na segunda quinzena de novembro mudámos o visual do nosso blogue. No dia 28, 2ª feira, atingimos uma cifra até então nunca antes alcançada, em quase oito anos de vida do blogue: 4110 visitas num só dia… 


A nova interface do Blogger (o nosso servidor) tem outras funcionalidades tais como a possibilidade de partilha dos nossos postes com a(s) nossa(s) página(s) no Facebook, nomeadamente a Tabanca Grande_Luís Graça_Guiné.

Grosso modo, o nº médio de visitas/dia neste período de tempo (de julho de 2010 a novembro de 2011) cifra-se em cerca de 2500 (ou sejam, c. 75 mil/mês).


Convém esclarecer os nossos leitores: segundo o nosso contador, Bravenet, visitas quer dizer page view, vizualizações,  páginas visualizadas (ou seja, cada vez que um visitante abre o nosso blogue, podendo ver ou mais páginas).


De maneira simplificada, podemos dizer que os visitantes podem ser de dois tipos: (i)  o "first-time visitor", o visitante que acede ao nosso blogue pela primeira vez nesse dia;  (iii) o "returning visitor": o visitante que acede ao nosso blogue duas ou mais vezes no espaço de 24h...


Por exemplo, nos últimos 6 dias completos (de 29 de novembro a 4 de dezembro) para os quais temos estatísticas disponíveis no Bravenet,  foram contabilizadas 19728 visitas ("page views"), o que dá uma média de 3288/dia. 


O número de visitantes ("unique visitors"), neste período de tempo de 6 dias, foi de 4934, o que dá uma média de 822/dia. Desses visitantes,  62,5% são "first-time visitors", e os restantes (37,5%) são "returning visitors"... (São os tais que acedem ao nosso blogue duas ou mais vezes por dia, em horas diferentes).


Recorde-se, por outro lado, que em Abril de 2011 celebrámos os 500 membros da Tabanca Grande. Hoje temos mais cerca de 3 dezenas. E éramos pouco mais do que 100, em meados de 2006, quando passámos da I para a II Série (a atual) do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. 


Em final de 2009, éramos 390, em Maio andávamos pelos 410 e em meados de Setembro de 2010 estávamos a caminhos dos 450.Também ultrapassámos, na primavera de 2011, os 8 mil postes e os 2,5 mihões de visitas.  Este poste, que o leitor está a ler, é já o 9139.


Nesse mês, a 23 de Abril de 2011 celebrámos discretamente o nosso 7º aniversário (enquanto blogue inteiramente dedicado às memórias dos ex-combatentes da guerra colonial na Guiné).


Quanto à origem geográfica das visitas (n=1273 000), o perfil já aqui há tempos traçado (com base nas estatísticas do Blogger) não se tem alterado substancialmente:


(i) 73,3% das visitas são oriundas de Portugal;
(ii) segue-se, em segundo lugar, o  do Brasil (13,0%);
(iii) vem depois os Estados Unidos (2,7%) e a França (2,1%), totalizando estes 4 países mais de 91%;
(iv) entre os dez mais contam-se ainda, por ordem decrescente,  a Alemanha, o Canadá, o Reino Unido, a Espanha, a Dinamarca e a  Holanda (estes seis países totalizam 2,7%, tanto quanto os EUA)...
(vi) Pouco mais de 7% das visitas vem do "resto do mundo" (incluindo a Guiné-Bissau e outros países lusófonos, não sendo possível no entanto saber o seu "ranking")...


Sugestão de comentário: queridos/as leitores/as, o pessoal da Tabanca Grande tem opinião... digam lá se gostam (muitíssimo, muito, bastante, assim-assim, pouco, muito pouco ou nada) do nosso novo "visual"...Agradeço ao nosso co-editor Carlos Vinhal a paciência e o carinho com que fez a(s) escolha(s) e as afinações... (LG)
__________________


Nota do editor:


Último poste da série > 26 de Novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9102: O nosso blogue em números (25): A propósito da sondagem dos 3 milhões: E de repente deixássemos de fazer... anos ? (José Colaço / Carlos Vinhal)

7 comentários:

Luís Graça disse...

Perguntei há dias, ao Virgínio Briote, por notícias do nosso camarada Amadu Baldé, que estava em Londres com um dos filhos... O VB respondeu-me ontem, assim:

4/12/2011

Viva, Luís

Temo-nos mantido em contacto. Regressou de Londres há cerca de dois meses e a insuficiência respiratória tem estado controlada. Informá-lo-ei do teu contacto.

Obrigado.
Boa semana. Abraço. vb

PS - O desenho do Blogue parece-me melhor

Torcato Mendonca disse...

AMADÚ BAILO DJALÓ

GUINEENSE;COMANDO;PORTUGUÊS

e

Nosso Camarada , acrescento eu. Meu Caro Editor Mor e Amigão Luís de sua Graça. Excesso de trabalho e nunca confundir Baldé com Djaló.Porque será que eles não gostam?

Sabes camarada os números do Blogue falam por si. Manter a qualidade, o tentar contar a verdade sem dizer tudo deve ser um ou o objectivo.
E não dizer tudo? Porquê? Porque isso pode ofender outros camaradas, isso não contribuiria para melhor relatar esse período de nossa história.
Abração T.

Cherno Baldé disse...

Amigos Torcato e Luis,

Tomar um Djalo por Baldé é uma grande honra para o primeiro.

Mas, confundir um Baldé com um Djalo ja seria muito grave, diria mesmo, gravissimo.

Cumprimentos para todos e votos de uma boa continuacao de saude para o meu primo Amadu.

Fiquei assim um pouco assustado pela forma como o Luis entrou na conversa.

Um abraco,

Cherno Baldé

Torcato Mendonca disse...

Caro Cherno : ri com gosto. Então ainda se mantém essa questão...temos que respeitar e aceitar questões culturais.

Um dia confundi o nome de um picador do Xime, de nome Seco Camará por Seco Baldé, creio que foi Baldé. Era Mandinga...imagina.

A empregada de hotel que se queixou do Stauss-Khan do FMI, em New York era, salvo erro Dialó e natural da Guiné Conakry. Será corruptela de Djaló ou é nome diferente?

Todo de bom caro amigo e um abração T.

Luís Graça disse...

Peço imenso desculpa ao bravo guerreiro Amadu Bailo Djaló, tão ilustre membro da nossa Tabanca Grande quanto o meu "irmãozinho" Cherno Baldé...

Alegra-me saber que o Amadu está melhor, e está de volta. Espero que arranje coragem para publicar o 2º volume do seu livro de memórias...

Mil e uma desculpas aos clãs Baldé e Djaló, cujos pergaminhos eu,como tuga plebeu, só tenho que respeitar... Longa vida a ambos...

Foi um "lapsus linguae", como se dizia no velho latinório que, até ao Séc. XVIII, foi a "língua" (morta) da Europa...

Cherno Baldé disse...

Caro amigo Torcato,

O nome da mulher é Nafissatou Djalo e nao se trata de uma corruptela. os Djalo foram grandes dignitarios e mestres dos dois Futas (Fouta Tooro no actual territorio do Senegal e no estado teocratico de Futa Djalon). Fazem parte da mais distinta elite de entre os Fulas.

Olha que nao devia falar tanto, senao ainda eram bem capazes de andar por ai a pavonear-se.

Os grupos etnicos que evoluiram no chamado Sudao ocidental (Mali),zona de mesticagem e de guerras intertribais, cedo descobriram uma forma muito engenhosa de diminuir as tensoes sociais latentes nas relacoes entre vizinhos. Inventaram o que se chama de "Sanakuia" ou seja relacoes entre primos proximos mas potenciais inimigos.

E assim, os Djalo sao primos dos Baldé mas, também, a nivel de grupos os Fulas sao primos dos Saracolés etc. E como entre primos nao pode existir rancores, entao as vezes, aproveitam-se destas relacoes para se falar de questoes sérias, divertindo-se.

Um abraco,

Cherno Baldé

Torcato Mendonca disse...

Caro Amigo: recebi a resposta e agradeço.O nome da tal mulher vinha como Dialo, daí eu ter pensado em Djaló e numa corruptela do nome.

Mas valeu a pena porque aprendi algo mais; "em cada dia que passa e nada aprendemos...é dia perdido".

Por razões que levavam tempo a contar interessei-me por África, os impérios coloniais e outros de Povos Africanos, (a letra minúscula e maiúscula é de propósito) a sua cultura e muito mais. Tudo se passou muito antes de ser militar. Ainda hoje penso e pensarei estar mais perto, como homem, de um africano do que dum eslavo ou nórdico. Repara que só no Sec. XIV e em Espanha posteriormente, os Norte-Africanos saíram de cá.Foram sete séculos de permanência a Sul do Tejo (nasci no Sul)e muito deixaram cá de sua civilização. Podes argumentar com a África Sub-Sariana e isso levava-nos longe. Isto são conversas entre dois amigos e ir mais além, se bem que este sítio, sendo composto de camaradas/amigos, é,todavia, lido em "aberto".
Pois tive o privilégio de contactar com pessoas que me ensinaram e me ofertaram livros sobre o teu Continente, suas gentes, culturas etc.
Aí falei com conterrâneos teus que me ensinaram muito. Não digas que fui uma "besta de guerra". Não. Tive que nela participar.
Com tempo e por e-mail podemos falar, melhor, escrever".
Pois amigo Cherno fico por aqui.
Um abraço do Torcato