domingo, 8 de janeiro de 2012

Guiné 63/74 - P9330: In Memoriam (103): Maria Manuela Flores França, ex-Cap Enf.ª Paraquedista (Maria Arminda Santos)

1. Mensagem da nossa camarada Maria Arminda Santos (ex-Ten Enf.ª Pára-quedista, 1961-1970), com da ta de 6 de Janeiro de 2012:

Camaradas e amigos.
Luís Graça e Carlos Vinhal.
No dia do seu falecimento que ocorreu no passado dia 27 de dezembro*, a minha colega Rosa Serra enviou a notícia para vós, Especialistas da BA 12 e Associações de Paraquedistas de Setúbal e Tejo Norte.
Realmente o acontecimento, apanhou-nos nesse dia com muitos afazeres e entre ambas tentámos avisar o maior número de camaradas e ainda, com o facto de nos terem dado a hora errada do funeral, que nos obrigou a uma ocupação redobrada, para as correcções.



A Manuela Flores França, pertenceu aos cursos de 1962/63.

Entrou em 1962 para frequentar o 2º. Curso de Paraquedismo para enfermeiras, mas tendo feito uma fractura, durante a instrução, transitou e terminou no 3º Curso.
Ingressou na classe de Sargentos e passou à reforma, no posto de Capitão.

Foi a primeira das enfermeiras paraquedistas, a fazer a "Queda Livre"- Abertura Manual.

Era uma belíssima profissional, amiga e alegre. Pela sua maneira de ser e estar na vida, criava um ambiente agradável, a todos que com ela conviviam.
Acompanhei os seus cursos e mias tarde estivemos juntas nos Açores, Guiné e Moçambique.
Passou pelas três frentes da "Guerra", e a Guiné foi a que mais a marcou.

Terminou o seu trabalho no Hospital da Força Aérea, passando por vários serviços, em especial no Bloco Operatório.

Com o seu desaparecimento, todas nós sentimos que perdemos uma amiga e o "Grupo" pela lei da vida, vai assim diminuindo.

Com o desaparecimento da Manuela, muitas histórias da sua passagem pelas terras africanas em especial as da Guiné, ficaram por contar.

Uma das que apelidaram como "ANJOS CAÍDOS DO CÉU", fez inversão de marcha, deixou-nos fisicamente e partiu !.. mas ficará para sempre nos nossos corações.

Mª. Arminda Santos
____________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 5 de Janeiro de 2012 > Guiné 63/74 - P9316: In Memoriam (102): Maria Manuela Flores França, ex-Cap Enf.ª Paraquedista, falecida a 26 de Dezembro de 2011

3 comentários:

Anónimo disse...

A minha sentida homenagem à Maria Manuela Flores França e à sua memória. E a minha gratidão a quem a recordou - Maria Arminda Santos.
José Edaurdo Oliveira(JERO)
Ex-Furiel Milº. Enfermeiro da C.Caç. 675 (1964-66).

Anónimo disse...

A minha sentida homenagem à Maria Manuela Flores França e à sua memória. E a minha gratidão a quem a recordou - Maria Arminda Santos.
José Eduardo Oliveira(JERO)
Ex-Furriel Milº. Enfermeiro da C.Caç. 675 (1964-66).

José Carlos Figueiredo Patricio disse...

José C.F.Patricio Ex Soldado da F.A que prestou serviço na B.A 12 de67/69 A minha sentida homenagem à Maria Manuela Flores França Paz a sua Alma