sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Guiné 63/74 - P9348: Parabéns a você (367): Maria Ivone Reis, 83 anos: enfermeiras, paraquedistas, amigas, companheiras de aventura e camaradas para sempre! (Maria Arminda)

No dia do 83.º aniversário da nossa Enfermeira Paraquedista Maria Ivone Quintino dos Reis, a nossa tertuliana e também Enfermeira Paraquedista, Maria Arminda Santos, presta aqui, no nosso Blogue, uma sentida homenagem à sua amiga, camarada e companheira de aventura.


Os meus parabéns à minha colega Maria Ivone Quintino dos Reis:  Boa amiga, fazes hoje, dia 13 de janeiro, oitenta e três anos de existência!

Como é bom chegar-se a esta idade e poder-se recordar todo o percurso de vida, que Deus nos facultou.

Como não é presentemente o teu caso [, por razões de saúde,], venho deste modo e à laia de missiva, recordar a mim mesma, mas em tua homenagem, o modo como nos conhecemos, a vida que partilhámos em conjunto, com momentos bons, menos bons e por vezes com opiniões diferentes e algumas brincadeiras pelo meio que tu com o ar mais sério, as achavas como desadequadas e inoportunas, mas que eu as reconhecia, como atos próprios das jovens raparigas, que éramos.

Lembro-me do primeiro dia que te conheci. Saímos do Aeroporto da Portela a vinte e seis de Maio de 1961, cerca das 9h30 e a bordo de um velho “Junker” (JU 52), que passou a partir desse momento a ser o nosso fiel amigo, íamos prestar provas psicofísicas ao Batalhão de Caçadores Paraquedistas em Tancos. Como estava um dia com chuviscos, algumas de nós íamos de lenços na cabeça, tipo meninas do colégio em jeito de passeio de fim de curso.


Realmente apesar de todas nós já sermos enfermeiras, parecíamos umas colegiais, gente simples e em nada sofisticadas.

Foi um dia de “gozo”, para os militares que observaram aquele grupo de onze mulheres que,  invadindo o quartel daquela tropa especial e de elite, se aprontavam para que num futuro próximo, passassem também a fazer parte dela, mas na situação de pessoal equiparado a militares paraquedistas. Quem diria que naquela época de tão brandos costumes e num mundo tão fechado às mulheres isso pudesse vir a acontecer.

Fizeram-nos correr, saltar e suar, mas o modo pouco habitual como o fizemos, apelidaram-nos de imediato, “OS PRIMEIROS CEPOS DA AERONÁUTICA"

A Mª Ivone está ao lado do Cap Pára Cunha, seguida da Mª da Nazaré, (falecida), Mª Arminda, Mª de Lurdes, Mª. Margarida Costa, Mª do Céu Bernardes, Mª do Céu Policarpo, Mª Zulmira André (falecida), Mª Helena, Mª Margarida Pinto, Mª Irene e Major Lelo Ribeiro.

Continuaste como todas nós a correr, marchar e a saltar daquela medonha “Torre Francesa”.

Nessa fase algumas de nós, passaram a ter mais dificuldade nalguns exercícios. Recordo hoje,  com algum sorriso, o dia em que nos apearam junto à ponte da Chamusca, para uma prova de orientação (de azimutes), sem que antes nos recomendassem que, se à hora combinada não estivéssemos no ponto de reunião, que afinal era a barcaça da margem esquerda do rio Tejo, que nos levaria até à viatura de regresso ao quartel, teríamos que regressar (desenrascar), de qualquer modo.

Dividiram-nos em dois grupos, num dia tórrido de Julho, e tu fazias parte do meu. Com aquelas combinações de salto, que nos deram para a instrução, revestidas de borracha aos níveis das regiões sagrada, joelhos e cotovelos, ao andarmos terreno acima e abaixo, sem água e cheias de sede, recordo-me que ias entrando em choque, não fora o arejamento acidental, com a despida de tal uniforme, porque ao passarmos por um silvado, ficou com carraças e terias tu e eu, caído para o lado desmaiadas tal era o cansaço.

Passaram-se as semanas e parte do grupo extraordinariamente amigo e unido, foi-se desfazendo pelo medo que algumas tiveram ao não conseguirem,  repetidamente, voltarem a saltar daquela célebre “Torre de saída”, que simultaneamente também servia para treinos de aterragem.


Tu e outras de nós, conseguimos chegar ao fim do curso e conquistarmos a tão almejada “Boina Verde e as Asas ao peito” de que tanto nos orgulhamos.


Na foto superior estás em penúltima, na de baixo estás na 2.ª posição à esquerda. Falta a Mª da Nazaré que por motivo de uma entorse ao (4.º salto), acabou dias depois.

A partir daí começaste a fazer parte daquelas “Seis Marias que desceram do Céu.”

Embarcamos pela primeira vez para a África, (Luanda-Angola) a vinte e dois de Agosto de 1961, para acompanharmos na qualidade de enfermeiras, o lançamento de paraquedistas na Serra da Canda.

Partimos juntas e felizes para a nossa primeira missão à Africa, a bordo de um DC6 da nossa Força Aérea, que tinha como comandante o Ten Coronel Francisco Rosa, que no meio aeronáutico entre os pilotos, era chamado pelo Chico Rosa.

Após a descolagem em São Tomé, onde também fizemos escala, pregou-nos uma partida e,  tendo-nos chamado à cabine de pilotagem, nos mandou olhar pelo vidro da frente do avião, o que aceitámos fazer de imediato, sem nada vislumbrarmos de especial, pois disseram-nos que observássemos a linha que iria aparecer no horizonte. Foi então que o outro membro da tripulação nos regou a cabeça com uma garrafa de água, que nos deixou o penteado todo molhado. Era a tradição de batismo para quem pela primeira vez como nós, passávamos para o outro hemisfério, cruzando a linha do Equador. Foi uma risada entre todos, o que nos facilitou o relacionamento com as tripulações.

Tivemos o privilégio de assistirmos aos procedimentos de aproximação à aterragem e pela vida fora não mais esquecemos aquele e outros comandantes das tripulações, e vários pilotos com quem fizemos muitas missões e que de um modo geral, se mantiveram amigos.

Chegamos a Luanda com uma boa receção dos nossos camaradas paraquedistas que vieram receber-nos com muita cordialidade e conhecer aquelas “Aves raras”, que se tinham introduzido no seu meio, mas que eles não conheciam, porque já estavam colocados em Angola, quando iniciámos o nosso curso.


Na 1.ª foto o Comandante Francisco Rosa está de costas, ao cimo da escada.

A chegada foi propalada e a Comunicação Social apanhou-te para uma declaração. Eu ia pagando uma “Completa de 10”, por trazer um botão desabotoado da farda. Ao tempo era o que me dizia o Cap Marques da Costa que arrancou um franco sorriso do Tenente Mansilha, na 2ª foto. Salvou-me estar de farda n.º 1, (havia de ser bonito em pleno aeroporto!..). Testemunharam o facto o Alf Moura Martins, Tenentes Ruivinho e Proença, além do Cap Almendra (meio encoberto, na 3ª foto).

Depois,  amiga, lá embarcámos a bordo do Nord-Atlas a acompanhar aquele lançamento, com muita pena por não termos saltado também, e ainda por cima com a enorme angústia de vermos um dos nossos militares ficar preso ao avião. Felizmente safou-se por pouco e não foi necessária a nossa intervenção, nessa missão.

Nesta foto a Ivone olha para um militar que,  50 anos depois, aquando da Homenagem e entrega de Diplomas em Tancos, promovida pela UPP (União Portuguesa de Paraquedistas) a 27 de outubro de 2011, a todos os “Páras” brevetados em 1961, a aborda e lhe mostra o seu álbum que continha esta foto, que aqui registo. Senti uma grande mágoa por ela a não ter reconhecido, como já era esperado.


A tua e a minha vida continuaram e passados uns meses precisamente, no dia 18 de dezembro de 1961 aquando da invasão de Goa, pelas tropas da União Indiana, juntámo-nos em Carachi no Paquistão Ocidental, onde já te encontravas com a Maria do Céu Policarpo a assegurar a evacuação de mulheres e crianças familiares dos nossos militares e outras da população civil, que pretenderam sair de Goa.

Tivemos um regresso atribulado a bordo de um DC4 dos TAIP (Transportes Aéreos da ex-Índia Portuguesa), cujo comandante,  Solano de Almeida,  o tinha conseguido retirar com estilhaços, e fugido com a pista inoperativa, conjuntamente com um avião da TAP que ainda vinha mais esburacado e que ficou a reparar em Carachi.

Na primeira aterragem na cidade de Damasco brindaste-nos com o teu lado brincalhão. Estavam a embarcar num avião DC3 - Dakota um grupo de árabes e tu, com um véu branco na cabeça e os cordões à volta da cabeça, começaste a imitar a fala dos árabes o que fez com que olhassem para trás. Felizmente que era de noite e a situação não trouxe complicações.

Trouxemos uma nova passageira e recém-nascida, que é tua afilhada,  e chegámos a Lisboa em vésperas de Natal, sem antes termos aterrado de emergência em Palma de Maiorca, o que permitiu à tripulação e a nós algumas horas de repouso noturno. Antes da descolagem ainda deu para uma partilha de descontração com os mecânicos do avião à beira da piscina do hotel, onde se pernoitou.

Mª do Céu Policarpo, a Mª Ivone, de pé segura a mangueira, Mª Arminda, um dos tripulantes, e a Mª da Nazaré.


Com este ar jovial e alegre, quem pensaria que tivéssemos passado por noites sem dormir, uma certa angústia com os acontecimentos e a incerteza do que se estaria a passar nos territórios na Índia, a par do cansaço pelas muitas horas de voo e alguns sustos.

Graças a Deus hoje duas de nós ainda cá estamos para os recordar, embora não contemos contigo para o efeito, mas não esqueço que para além desta missão ainda lá voltaste no repatriamento dos nossos militares aprisionados. Tu e a Zulmira cumpriram essa missão, mas foi a ti que coube, ir mesmo à Índia a um campo de prisioneiros, numa situação perigosa e difícil.

Ivone,  estou a relatar tudo isto, mas gostava que tivesses a possibilidade de seres tu mesma a fazê-lo. Tal como sempre afirmo – A vida é os dias de que nos lembramos - e porque tenho ainda a faculdade de me recordar de algumas passagens, ofereço-te como presente de aniversário, este texto para a “Tabanca Grande”, que traduz uma ínfima parte do teu percurso profissional, não esquecendo que tu passaste também pelas três frentes da “Guerra” e naquela terra, a Guiné, onde de uma forma ou de outra, todos os que lá estiveram e que a trouxeram no coração, tu noutra situação de saúde, terias com certeza muitas das tuas vivências para lhes contar.

Por não me ser possível abraçar-te neste dia, deixo-te com duas das imagens do nosso reencontro no dia 8/8/2011, data do 50.º aniversário do nosso curso e da Festa da entrega do Diploma em Tancos, a 27/10/2011.

Associação da Força Aérea Portuguesa (AFAP)
Mª do Céu Policarpo, Mª Arminda Santos, Mª Ivone Reis e Mª de Lurdes Rodrigues.

Mª Ivone e Mª Arminda

Texto e fotos: Mª Arminda Santos.
Enf Paraquedista
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 13 de Janeiro de 2012 > Guiné 63/74 - P9347: Parabéns a você (366): Maria Ivone Reis, ex-Ten Enf Pára, 83 anos!

9 comentários:

Anónimo disse...

Camarada Maria Arminda:
Que linda Homenagem, que grande amiga que ela tem, que extraordinário trabalho o seu.
A mim, fez-me arrancar uma série de lágrimas, pelas recordações que avivou, a Camarada da boina verde que em 2006(?) encontrei no 10 de Junho em Belém, a Serra da Canda que tão bem conheci e tanto palmilhei, o “barriga de jinguba” que tanto tremia e tanto barulho fazia, a minha Mãe que tal como ela, não faz a mínima ideia de quem eu sou.
Olhando esta última foto, que ternura estas mãos dadas, como diria o Jorge Félix, “que linda está a Ivone”, eu acrescento, que lindas estão ambas.
À Camarada Ivone Reis, muitas felicidades e um bom aniversário.
À camarada M. Arminda, obrigado pelo que proporcionou, pelo despertar de recordações e pela amizade que nutre.
António Brandão Ccaç 2336

Luís Graça disse...

Sexta-feira, 13, 83 anos... "A vida são os dias de que nos lembramos!"... Arminda, isto é um tratado de filosofia de vida! Por isso é que é terrível, para um ser humano, perder a memória...

Ivone, como que é tão bom e tão bonito, ter-se amigas destas, que são capazes de nos surpreender com um presnete de aniversário destes, que são capazes de continuar a contar os nossos contos, a nossa história de vida que é também a história de vida delas, só para nós, ao nosso ouvido, mesmo que já não estejamos
"acordados"...

A Maria Arminda, já nos apercebemos pelo seu convívio connosco no blogue, é uma pessoa positiva e que tem o dom de "tocar os outros"... E bem merece que o editor destaque este excerto do seu texto de homenagem à nossa camarada Ivone, a aniversariante de hoje, como a "frase do dia":

(...) "Ivone, estou a relatar tudo isto, mas gostava que tivesses a possibilidade de seres tu mesma a fazê-lo. Tal como sempre afirmo – A vida é os dias de que nos lembramos - e porque tenho ainda a faculdade de me recordar de algumas passagens, ofereço-te como presente de aniversário, este texto para a 'Tabanca Grande', que traduz uma ínfima parte do teu percurso profissional, não esquecendo que tu passaste também pelas três frentes da 'Guerra' e naquela terra, a Guiné, onde de uma forma ou de outra, todos os que lá estiveram e que a trouxeram no coração, tu noutra situação de saúde, terias com certeza muitas das tuas vivências para lhes contar". (...)

... Há dias, mesmo a 13, sexta-feira, em que eu, o Carlos, o Eduardo, o Virgínio e todos os demais camaradas e amigos da Guiné que chamam seu a este blogue, consideramos que vale a pena continuar o caminho de construção e reconstrução do "puzzle" da nossa memória... Por que a vida é isso mesmo: citando a Arminda, "A vida são os dias de que nos lembramos!"...

LG

Anónimo disse...

Além de felicitar a Sr.ªCapitão ENFPQ pela passagem do seu aniversdário, gostaria de ver corrigida a patente de ten para Capitão conforme consta da lista de antiguidade dos oficiais na situação de reforma desde31DEC94 e contando antiguidade no posto desde02Mar78. O seu a seu dono neste caso dona.
Parabéns minha Senhora.
G.Tavares
ex-combatente Angola

Anónimo disse...

Todas estas fotografias são históricas mas a primeira, a que mostra as candidatas dentro do JU52 é de antologia - um abraço, Arminda e muit'obrigado.

Muitos parabéns para a minha amiga Ivone.

Nogueira

Luis Faria disse...

Maria Arminda

Bela prenda oferecida à sua Amiga Ivone e ao mesmo tempo a nós,Companheiros de guerra que vos viram e sentiram "Anjos alados" portadores da Esperança.

Obrigado e um um beijinho

Luis Faria

Torcato Mendonca disse...

Camarada e Amiga Maria Arminda

Sente-se, quanto deram de Vós ao País e aos camaradas que de auxilio necessitavam. Fui um deles e não o esqueço. Igualmente não esqueço outros camaradas meus por vós socorridos e que a meu lado estavam e sofriam.

Este seu escrito, além de nos relatar um pouco a "vida" das primeiras enfermeiras para - quedistas é , quanto a mim, um abraço de parabéns, um beijo a transmitir vida e vontade de viver á sua e nossa Camarada Ivone.
Para si respeitosamente um beijo e um obrigado. Para a nossa Camarada Ivone um beijo de Parabéns e votos de boa Saúde.

Abraço-vos T.

(não escrevo no outro poste de aniversário por ser desnecessário)

Anónimo disse...

Se a Ivone faz anos, "O Pato" (de Cacine 1968) deseja-lhe um Feliz Aniversário e que ande por aqui por muito tempo para alegria de todos nós. Anda algures no blog uma foto nossa tirada em Cacine em DEC68, junto ao monumento da CArt 1692(ela no alto do monumento, eu, miudo, no início de carreira, em baixo). Com humor baptizou a foto: "O Pato e a Estátua". Nesse dia tive de lavar o avião, à ordem da nossa tenente, (que o respeitinho é muito bonito)mas isso são outras histórias.
Um Abração do
António José Pereira da Costa

Anónimo disse...

Camaradas da Guiné:
Em nome da minha amiga Ivone, venho por este meio agradecer-lhes todas as manifestações de consideração e carinho como a tratais, assim como o tendes feito noutras ocasiões, com todas nós.
A Ivone ficaria certamente muito feliz, se os pudesse ler e entendê-los.Realço o comentário do nosso camarada António Brandão, o que não traduz da minha parte menos atenção para com os outos amigos.
Quero com isto dizer ao A Brandão, que tenha muita força e coragem para enfrentar uma situação que não é fácil para quem tem que verificar que aquela que por certo foi uma das pessoas, (a mãe), que mais sofreu com a sua ausência quando esteve na guiné, agora não sabe quem é o "seu filho". A vida prega-nos partidas que não desejaríamos e porque ela passa depressa, vale a pena sermos amigos, construirmos a paz e não a discórdia e como tal, ajudarmos a construir, UM MUNDO MELHOR.
Eu vou tentando dar uma ajuda.
Um abraço para todos.
Mª Arminda
Enfª Paraqª.

damaso disse...

À menina Maria Ivone Quintino Reis, desejo um muito feliz aniversário, Que tenha Saúde e bem estar.
Desejo tudo de bom para a aniversariante que não conheci em menina, mas sim em Senhora, quando foi minha professora no Curso de Enfermagem para Sargentos, ministrado no NHEFA 1 hoje Hospital das FA, nos anos de 1977/8.
Muito obrigado por tudo, que Deus a proteja.
Um beijinho e um abraço do Dâmaso