domingo, 22 de janeiro de 2012

Guiné 63/74 - P9384: Estórias avulsas (118): Minhas (des)venturas na cidade de Bissau do pós-25 de abril... Ou a porrada que o Cor CEM Henrique Gonçalves Vaz não me chegou a dar... (Joaquim Sabido)

1. Uma saborosa história que merece honras de primeira página, escrita pelo nosso camarada Joaquim Sabido, em comentário ao poste P9372 (*)...

Recorde-se que o Joaquim Sabido, hoje advogado em Évora , foto à direita], foi Alf Mil Art, 3ª CArt/BArt 6520/73 e CCaç 4641/73 (Jemberém, Mansoa e Bissau, 1974):

Meus Caros Camarigos, Camarigo Luís Vaz:

No teu (o tu cá tu lá faz parte das NEP do Blogue) anterior poste, no último comentário que lá deixei, disse,  na resposta ao camarigo C. Martins, que invariavelmente trajava à civil, mas isto era lá no sul e lá no tal aquartelamento, digo buraco, [Jemberém,] onde ninguém ia, nem o correio, como disse, lá nos iam levar e muito menos os géneros alimentares, os morfes, o que valeu foi que havia trinca de arroz em reserva e muita raçãozita de combate.

Não posso deixar de corrigir o seguinte: no meu anterior comentário ou num teu outro poste, referi que na mata tínhamos detido 2 elementos do IN, mas, recordando melhor a situação, rectifico o que disse, na verdade mantivemos contacto visual com dois, mas de facto só detivemos um deles que depois entreguei em Cacine.

Bom, mas quando de lá regressámos, viemos para a zona de Bissau, para o Cumuré, aconteceu que eu recebi uma carta da então já, e ainda agora minha mulher, comunicando-me que um camarada alferes se encontrava em Évora em gozo das merecidas e que regressaria no dia não sei quantos de Junho, e que ele me levaria uma caixa com uns paios e chouriços caseiros, queijos, mais um bacalhau seco para poder elaborar as tão saborosas punhetas, enfim, uns mimos. De modo que, ficaram o dia e a hora aprazados, no sentido de eu me apresentar pela hora de jantar, na messe de oficiais, em Bissau, a fim de recolher o avio.

Nunca tinha estado na cidade de Bissau, nem sequer sabia onde se localizava a messe de oficiais, como é que haveria então de conhecer os costumes que por lá se praticavam ?

No Cumuré, pedi um jipe e arregimentei um camarada condutor que conhecia o caminho e conhecia Bissau, para lá me levar, eu jantaria e jantei na messe, enquanto ele se desenrascou por outro lado. Confesso que nesse dia utilizei bens públicos em benefício próprio, mas qualquer ilicitude disciplinar ou criminal já se encontrará prescrita.

Apesar de tudo,  e de já ter ocorrido o 25 de Abril, acautelámo-nos devidamente e metemos no jipe as nossas G-3, uns carregadores, uma Walter 9 mm e mais umas granadas, para alguma eventualidade, que, digo, não seria de esperar acontecer. Mas à cautela, o melhor foi mesmo não confiar.

Saí do jipe mesmo em frente ao bar anexo à messe, fui procurar o camarada que serviu de correio à encomenda e por lá jantei e estive,  até o que o condutor resolveu ir-me buscar. Ainda demos umas voltas por Bissau,  com paragem nos pontos obrigatórios e cerca da uma hora da manhã, do dia seguinte, quando nos aprestávamos para sair à porta do arame farpado que rodeava a cidade, um camarada furriel, que se encontrava de sargento da guarda ao COMBIS, não nos permitiu sair porque tinha ordens para me deter.

Levou-me ao gabinete do oficial de dia em serviço ao COMBIS, que se encontrava acompanhado do camarada alferes que estava de prevenção. Ambos estavam tomando uns uísques, para ajudar a passar a noite. O oficial de dia era o Cap de Cavalaria Bicho, alentejano de Ponte-de-Sôr ou de Niza, já não me recordo, que eu conhecia de Estremoz, quando ele estivera no RC3,  e da tasquinha do Ti Zé de Alter onde nos encontrámos muitas vezes a petiscos, daí que, quando entrei no gabinete ele me ter, de imediato, reconhecido, pelo  que requisitou logo mais um copo para eu também beber daquela garrafa.

Ainda veio pelo menos mais outra garrafa e aí pelas 3 horas da manhã, perguntou-me então o que é que estava ali a fazer...Respondi-lhe que estava com base no Cumuré e,  quando ia para sair de Bissau, tal não me tinha sido permitido pela guarda.

Foi aí que ele me questionou:
- Eh, pá, então foste tu que estivestes na messe a jantar fardado com o camuflado ?
- Fui - respondi-lhe e expliquei-lhe ao que tinha ido e se queria já ali provar alguma coisa.

Respondeu-me que àquela hora não, além do mais eu é que estava metido numa grande alhada, porque o nosso Coronel CEM do CTIG Henrique Vaz (creio que ele até me terá dito: "o nosso Cor Afonso Henriques" – seria que alguns oficiais, pelo menos de Cavalaria usariam tratar o Sr. teu Pai pelo nome do nosso Conquistador ?) viu-te na messe com essa fatiota e, como tal não é permitido, não gostou nada, porque ao jantar todos têm que ir ou à civil ou pelo menos com a farda n.º 2, além do mais, estão lá também as Senhoras a jantar e não é permitido o uso de camuflado, isso é só para a guerra. Vais apanhar uma porrada, tás tramado!

Não esmoreci logo e pedi-lhe para ver o que poderia fazer por mim, telefonou para vários locais procurando pelo Sr. teu Pai, mas já deveria estar a descansar, não sendo possível contactá-lo, então lembrou-se de telefonar para o Comandante do COMBIS, ou seja, o Sr. Cor comandante dele, cujo nome não me recordo. Este já se encontraria deitado, mas ainda assim atendeu-lhe o telefone e, após ter ouvido a explicação do caso e que se tratava de um gajo conhecido dele, Capitão, disse-lhe para tomar nota do meu número mecanográfico, a que Companhia eu pertencia, onde me encontrava, matrícula do jipe, e que me mandasse regressar ao Cumuré.
- No entanto, sempre sob a condição de que, se no dia seguinte ou num outro dia que o nosso Cor Henrique Vaz se lembre de perguntar por ele, sabemo-lo informar e vamos lá buscá-lo.

Assim ficou o assunto.

Felizmente para mim, o Sr. teu Pai não mais se lembrou de mim nem daquela situação, seguramente porque tinha muito mais que fazer, pois outras situações de maior gravidade surgiam-lhe diariamente. Depois quando vim mesmo para Bissau, ainda com ele contactei pessoalmente por umas duas ou três vezes, enquanto estive na guarda ao palácio do Governador. Mas sempre que o via, ao sr. Cor. na messe, eu metia o rabinho entre pernas e circulava para longe dele, de imediato. Isto porque nada estava definido e ninguém sabia quando regressaria e eu não queria lá ficar para dar ao interruptor e apagar a luz e muito menos poder vir a ser recambiado para Angola, conforme ainda por lá correram rumores nessa tão atribulada fase.

Foi apenas esta situação, mas com a qual então fiquei bastante apreensivo e muito à rasca. (**)

Abraços do Camarigo

Joaquim Sabido
Évora

2. Comentário do Luís Gonçalves Vaz:
 
Olá Joaquim Sabido:

Gostei muito da "estória" que partilhou aqui connosco e que envolve o Sr meu pai!Achei-a muito interessante, e típica dele, chamava a atenção... não era importante...era para esquecer e centrava-se então nos problemas mais graves!

No entanto a minha memória, bem como as fotografias da época, lembram-no quase sempre de camuflado... o que era natural, pois se deslocava periodicamente à linha de frente e quando rebentou a bomba no QG em 22 de Fevereiro de 74 e ficou apenas com algumas escoriações, estava de camuflado!..... a não ser quando se sentava à mesa para jantar com a família (quando podia,  é claro!), à mesa não devia haver "clima de guerra", sempre me disse que é um lugar sagrado!!!

Que azar,  meu caro Joaquim Sabido!!!!!
Forte Abraço:

Luís Gonçalves Vaz
_______________

Notas do editor:

(*) Vd.poste de 19 de janeiro de 2012 > Guiné 63/74 - P9372: Situação Militar no TO da Guiné no ano de 1974: Relatório da 2ª REP/QG/CTIG: Transcrição e adaptação de Luís Gonçalves Vaz (Parte II)

(**) Último poste da série > 6 de novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9004: Estórias avulsas (117): Posto avançado ou vala comum? (Carlos Filipe)

1 comentário:

Anónimo disse...

Sr Administrador do Blog
Solicito-lhe o favor de remover os meus dois comentários aqui inseridos.
Cumprimentos
G.Tavares