quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Guiné 63/74 – P9465: (Ex)citações (174): A mágoa de, no meu País, os bravos, os vivos e os mortos, não terem o reconhecimento e o respeito do seu sacrifício, que merecem (Rui Dias Moreira)


Fernando Maria Teixeira Dias, fur mil SM, CART 1746 (Bissorãe Xime), morto em embiscada na Ponta Cili, no itinerário Xime-Bambadinca, 14 de novembro de 1968. Foto gentilmente cedida pelo seu sobrinho Rui Dias Moreira (2012).



1. Mensagem de Rui Dias Moreira, sobrinho do nosso camarada Fernando Maria Teixeira Dias (na foto), Fur SAM da CART 1746, morto na emboscada de 14 de Novembro de 1968 em Ponta Coli:

Caro Luis Graça:
 
Começo mais uma vez, por renovar os meus agradecimentos pelo seu tempo e pelo seu cuidado. Li com alguma emoção, o poste (*) que fez o favor de me enviar e aproveito para lhe dizer que já tenho autorização para lhe enviar imagens do tio Fernando, tendo também ficado a saber que existe alguma correspondência do tio Fernando que nunca ninguém leu (penso que chegou posteriormente à sua morte) e que minha tia quer que eu fique "fiel depositário" da mesma.

Gostava também de lhe transmitir que, com alguma surpresa da minha parte, toda a família aprovou e gostou da minha iniciativa, mesmo a geração mais nova, e pedem as minhas tias e minha mãe (com quem discuti pessoalmente o assunto) que lhe agradeça a si desta vez em seu nome.

Como não sei se posso escrever no blogue, gostava no entanto, de clarificar um pouco os motivos que me levaram a contactá-lo e o meu subsequente pedido de ajuda.

Nas minhas andanças pelo mundo trabalhei no início dos anos oitenta, durante algum tempo, como estagiário num banco suíço (Swiss Bank Corporation, entretanto fundido com o UBS) em Londres e algures no mês de Novembro todos os meus companheiros vieram trabalhar com uma papoila vermelha na lapela. Não percebendo o significado, tive que indagar do mesmo, ao que o meu chefe de mesa (eu trabalhava como corretor estagiário) me informou detalhadamente (ao mesmo tempo que mandava desencantar uma papoila para a minha lapela), com uma enorme abrangência histórica e com a fleuma que lhe era peculiar, do significado do "Poppy Day".

No meu íntimo ficou muita mágoa, alguma revolta e até inveja do respeito que via uma Nação, como um bloco, sem excepções, sem considerações políticas, porque desnecessárias, expressar aos combatentes que por ela tinham lutado. Anos mais tarde já casado e com um filho, tive necessidade de me deslocar aos EUA para operar o meu filho mais velho ao coração, no Texas Children Hospital, em Houston. 

Como o aperto emocional era grande,  os meus cunhados que são ambos médicos, na altura no Baylor's College of Medicine também em Houston, decidiram depois da convalescença do meu filho Diogo organizar uma viagem a Austin, onde mais uma vez pasmei; em frente ao Capitólio da capital do Texas existe um memorial que honra os combatentes da guerra da secessão com pormenores da bravura, mortos de ambos os lados, chegando ao pormenor de descrever a desproporção das forças beligerantes; e um outro memorial com a última ordem de batalha dos lendários Texas Rangers a quem várias unidades de forças especiais pediram o nome emprestado.

E foi assim que no meu íntimo, estes e outros exemplos de agradecimento e respeito que fui guardando durante o meu percurso de vida, deixavam sempre uma mágoa; no meu País, os bravos tinham-no sido de igual forma, o reconhecimento e o respeito do seu sacrifício, de vivos e mortos, não.

Desculpe, deixei correr um pouco o pensamento, alonguei-me muito e estarei a maçá-lo, mas queria fundamentar devidamente a minha motivação. Vou por vezes a Lisboa por motivos profissionais, ou ver o meu filho mais novo jogar e gostaria, se fosse possível e os seus afazeres o permitirem, de o conhecer pessoalmente, combinando o encontro com a devida antecedência. Até lá os meus agradecimentos.

Um abraço
Rui Dias Moreira
____________

Notas do Editor:

Vd. postes de:

4 de Fevereiro de 2012 Guiné 63/74 - P9442: In Memoriam (108): Fur Mil SAM Fernando Maria Teixeira Dias, da CART 1746, morto na emboscada de 14 de Novembro de 1968, perto da Ponta Coli, Xime (Manuel Moreira / Rui Dias Moreira)
e
(*) 5 de Fevereiro de 2012 > Guiné 63/74 - P9446: Ainda a emboscada de Ponta Coli, Xime, no dia 14/11/1968, em que morreu o Fur Mil SAM Fernando Dias e que fez 10 feridos graves entre o pessoal da CART 1746 (Bissorã e Xime, 1968/69)

Vd. último poste da série de 6 de Fevereiro de 2012 > Guiné 63/74 - P9448: (Ex)citações (173): Ralis com zebros no Rio Cacine...petas sobre o obus 14 enfiadas a jornalista da BBC em Gadamael (C. Martins, cmdt do Pel Art, Gadamael, 1973/74)

3 comentários:

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

Todo este conjunto de artigos é notável.
Já tínhamos percebido que o 'sobrinho' tinha lançado 'mãos à obra' na senda da descoberta, em nome de toda a família, do que realmente tinha sucedido ao seu 'tio' e nosso camarada.
Tarefa meritória e que 'calou fundo'.
Depois, a troca de correspondência, veio reforçar a valia dos trabalhos em que por vezes nos vemos envolvidos.
E agora o Rui Moreira, ao explicitar todo o conjunto de motivos que o impulsionaram a tomar a demanda do conhecimento do ocorrido, acaba por também, mais uma vez, colocar de forma muito clara e sintética toda a mágoa que nós sentimos quanto ao facto de sermos ignorados, desprezados e até hostilizados.
Já temos falado muito sobre isso e agido menos, mau grado meritórias iniciativas havidas, entre as quais a do nosso camarigo Mexia Alves, mas é bom alimentar-se a consciência com estas constatações.

Abraço
Hélder S.

armando pires disse...

Raios me partam, Senhor Rui Dias. Este seu texto inundou-me os olhos de lágrimas.
Foi um dos mais belos textos, porque muito simples, que já me foi dado ler sobre a ausência de dignidade com que os responsáveis da Pátria Portuguesa tratam os seus mortos em Guerra.
Um grande bem haja para si.
armando pires

Cherno Baldé disse...

Caros amigos,

Concordo plenamente com as palavras do Rui. Os sentimentos e o seu grito de revolta e insatisfacao justificam-se.

Os sacrificios feitos em nome de um pais, de uma patria deviam ser reconhecidos e valorizados, mas para isso, primeiro ha que reconhecer e valorizar a propria patria, abstraindo-se dos possiveis desvios e/ou fraquezas do passado e sem cair na ratoeira dos extremos.

Penso que no caso portugues, talvez o 25 de Abril, tenha criado um certo vazio historico na mente de muitas pessoas, complicando assim o que devia ser um normal relacionamento com o passado e este especie de conflito relacional, se o posso chamar assim impede, em grande medida, o reconhecimento, como nos outros paises ocidentais, do valor simbolico da patria, que é a primeira pedra, a premissa para a construcao dos outros pilares do edificio a sua volta.

Peco desculpas se meti o bedelho onde nao devia mas eu acredito ingenuamente que os ex-combatentes, portugueses, especialmente Milicianos, meus amigos, que nao eram nem voluntarios nem mercenarios, lutaram e morreram por uma patria e essa patria é Portugal. E ninguém devia envergonhar-se desse acto em si.

Com isso, nao quero glorificar nada nem ninguém e muito menos justificar o que quer que tenha acontecido entre portugueses e cidadaos das ex-colonias.

Um grande abraco,

Cherno Baldé