sexta-feira, 9 de março de 2012

Guiné 63/74 - P9592: O Nosso Livro de Visitas (128): José Faia Pires Correia, Cor Art Ref, último comandante do GA7 (Bissau, 1974)


Guiné > Bissau > Finais de 1967 > Messe de oficiais da BAC 1 (Bateria de Artilharia de Campanha nº 1). Foto nº 21/199, do álbum do ex-Alf Mil Art, João José Alves Martins (BAC1, Bissum, Piche, Bedanda, Guileje, 1967/70).

Foto: © João José Alves Martins (2012). Todos os direitos reservados.


1. Comentário do nosso leitor (e camarada) que se assina por Zé do Fratel ao poste P4201:


Por mero acaso vim aqui parar, com alguma surpresa e não menos emoção, diga-se, porque fui o último Comandante do GA7, depois de ter sido 2º. Comandante.

Anteriormente, estive como oficial de operações num Batalhão de Artilharia em Bambadinca [, o BART 3873].

São raros os contactos que mantenho com camaradas do GA7 ou do BART [3873], até porque já morreram os dois oficiais que comigo partilharam os últimos meses no Grupo e com os quais mantinha grande ligação: Tenente-Coronel Jaime Simões da Silva e Coronel Alberto Jorge Ribeiro Amaral (este foi Comandante da Bateria de Comando e Serviços e, depois de promovido a Major, foi o último 2º. Comandante)


José Faia Pires Correia
Cor Art Ref

2. Comentário de L.G.:

Caro camarada Zé do Fratel: está cientificamente provado que estar inserido num grupo de autoajuda é bom para a saúde, a qualidade de vida e a esperança de vida... A Tabanca Grande, ou melhor, a comunidade virtual, aqui representada no blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, é também isso mesmo, um grupo de autoajuda, que todos os dias pratica a técnica da blogoterapia: partilhamos memórias e afetos, choramos os nossos mortos, celebramos o milagre da vida, cultivamos a amizade e a camaradagem...

Camarada (, deixa-me tratar-te por tu, como é timbre e  norma dos camaradas da Guiné): não fiques na sala de visitas, senta-te aqui, à sombra do nosso poilão, e deixa a tua memória fluir... Tens recordações de Bambadinca (onde eu vivi, sofri, combati, nos anos 69/71), tens lembranças de Bissau, tens seguramente saudade(s) da rapaziada da artilharia, tens documentos, tens fotos... Ainda és capaz de te emocionar ao visitar um blogue como este!... Bom sinal, sinal de que estás vivo, e que a Guiné - mesmo sendo tu um oficial de carreira - mexeu contigo.

Se quiseres estar mais perto de nós, ex-combatentes de todas as armas, de todas as especialidades, de todos os postos, de todos os lugares, de todos os anos..., manda-me duas fotos, uma do antigamente e outra mais atual... E fala um pouco mais de ti, de Bambadinca, do GA7, e por isso fora... Serás recebido de braços abertos, por estes bravos soldados da terra, do ar e do mar que partilham este espaço... Boa saúde, camarada. Aparece. Escreve para: luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com.

_______________

Nota do editor:

Último poste da série > 22 de fevereiro de 2012 > Guiné 63/74 - P9519: O Nosso Livro de Visitas (127): Carlos Alberto Morais dos Santos, ex-1.º Cabo Mec Auto da CCAV 1749 (Mansabá, 1967/69)

12 comentários:

Anónimo disse...

MEU COMANDANTE
SEJA BEM-VINDO

Certamente não se lembra de mim.
Passei tão pouco tempo no nosso GA7.
Pelas minhas contas terá oitentas e muitos anos..não ?
O Luís Graça chama-lhe "Zé do Fratel".
Com todo o carinho e respeito a sua alcunha, não era essa..
É do Fratel ?
Se é, somos quase conterrâneos.
Gostava muito de o contactar se o desejar..o meu telm. é 964396059.
Posso dizer-lhe, e tanto quanto me lembro, que as opiniões gerais a seu respeito eram de uma excelente pessoa, tanto a nível militar como pessoal.
Não vou seguir as orientações do blog, que é de sermos todos iguais, tratamento por tu..etc.
No seu caso,não consigo..irei tratá-lo por aquilo que foi..MEU COMANDANTE.
Receba um respeitoso alfa bravo

Do "artilheiro"

C.Martins

Luís Graça disse...

Por acaso levantei-me, hoje, mais cedo, e deparei-me com este comentário do Caria Martins, que foi o último comandante do Pel Art de Gadamael, até ao final da guerra... E vejo que foi uma agradável surpresa, para ele, vir aqui encontrar o seu último comandante... Camaradas, é caso para dizer: o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca é Grande!!! (É uma expressão carinhosa, que aqui usamos)...

Fico contente por este reencontro. Esclareço que o pseudónimo "Zé do Fratel" foi usado pelo nosso leitor José Faia Pires Correia, que eu fiz questão de tratar, em sentido lato, por camarada e por tu, com o devido respeito...

Espero que ele se sinta confortável com este tratamento, "à romana", entre soldados... Hoje não importam mais as distâncias hierárquicas do passado (ou do presente)... nem sequer as diferenças geracionais... Daí as minhas boas vindas (e o convite para o José Correia, último comandante do GA7, ficar aqui, entre artilheiros e infantes) ...

Bom resto de noite, aos dois. Luís Graça

Luís Graça disse...

... Meus caros Martins e Correia: Aqui não pedimos a ninguém o seu BI (ou Cartão Único)... Não perguntamos pela idade, nem outras particularidades... Lembro que o membro "mais idoso" da Tabanca Grande é a nossa amiga Clara Schwarz, com 97 anos...

Mas folgo em saber que o camarada José Correio, com oitentas e tais (?), chegou até nós, através das teclas do computador!... Por isso é duplamente bem vindo!

Anónimo disse...

Esta do Z+e do Fratel!...
Salta-me a cabeça!
Também pertenci ao GA 7, no tempo do António Luís Alves Ferreira da Silva, do Mexia Leitão e do José Gaspar, que lhe sucedeu.
Um Ab. do seu ex- aluno
António J. P. Costa
(PK)

Joaquim Mexia Alves disse...

O então Major Faia Correia, foi Oficial de Operações do meu batalhão Bart 3873, subsituindo o Major Jales, que, se não me engano, passou a 2º Comandante, porque o Major Teles, foi promovido e saiu do Bart 3873.

Há fotografias do Mato Cão, no meu tempo, que enviei para a Tabanca Grande há alguns anos, em que, nos "festejos" dos meus 24 anos está o major Faia Correia.

Um abraço para ele e para todos

JOSÉ BORREGO disse...

Também pertenci ao GA7, no tempo do Moura Soares, Ferreira da Silva, Macedo Osório, Fradique e José Joaquim Vilares Gaspar (1970/1972 ).
Em 1974, servi no RALIS, com o então major de Artª José Faia Correia.
Um abraço de amizade e elevada consideração para ele e não só.

José F. R. Borrego

Acabral disse...

Caro Comandante Pires Correia,
Também eu encontrei este blogue por um mero acaso e também ontem ao ler os mails que os editores fazem o favor de me enviar todos os dias encontrei o seu post. Fiquei contente por saber de si, mas fiquei triste por saber das partidas do então cap Jaime e do Maj Amaral. No fim da minha comissão passei algum tempo no nosso GA7 e não esqueci a sua contribuição para o meu regresso à metrópole nos conturbados dias após o 25 de Abril.Nunca tive oportunidade de lhe agradecer, mas nunca é tarde e aqui fica um grande abraço de bem haja.
António Cabral ex Alf. Mil de Artilharia

Anónimo disse...

Caro camarada A.Cabral

O teu nome não me é estranho, mas confesso que já não me lembro de ti.

Aproveito para pedir publicamente desculpa ao "nosso comandante"por duas impertinências que tive para com ele.
Um dia de Julho/74,havia quase diariamente manifestações em Bissau,interpelou-me dizendo se eu não me importava de sair com pelotão de intervenção..perguntei-lhe se era uma ordem..disse que não..respondi-lhe, então, que não me sentia bem, (era mentira)..julgo que até não saiu ninguém.
Andava "apanhado do clima", e o meio receio era "passar-me"..tinha nessa altura facilidade para carregar "no gatilho"..julgo que se apercebeu.
Também nessa altura tinha direito a vir de férias..pedi-lhe se me autorizava,ao que retorquiu que tivesse calma..o meu embarque definitivo estava por dias..insisti de uma forma um pouco desabrida..mais uma vez compreendeu e autorizou.
Quando voltei e ao apresentar-me riu-se dizendo "já devia ter embarcado há 15 dias"..após as formalidades, dirigi-me a Bissalanca esperando que houvesse um lugar num dos aviões da "ponte aérea"..passei lá toda a noite,mas consegui..e assim me despedi definitivamente da Guiné.."fui num pé e vim noutro".
Se ler este comentário,Meu Comandante, aqui lhe peço, mais uma vez, publicamente desculpa.

C.Martins

Zé do Fratel disse...

Ao ex-Alf Artª.Cabral

Hoje é a sua vez! É gratificante vir alguém agradecer-nos uma atenção que tivemos para com ele há quase 40 anos! De fcto, nesse período, tomei para mim o encargo de acompanhar pessoalmente no Serviço de Transportes (bastava passar o nossa cancela de arame farpado de acesso ao CTIG)a questão das passagens aéreas para o nosso pessoal. Tenho mesmo algumas histórias curiosas a tal respeito, que contarei quando um dia nos juntarmos. Combinado?
Já entrei em contacto com o Caria Martins, que também é da Beira Baixa onde exerce medicina, e, mais dia menos dia, estaremos juntos.
Vá pensando no encontro e desafie outros que encontre.
Um grande abraço do JFaiaCorreia
jfaiacorreia@gmail.com

Anónimo disse...

Ao MEXIA ALVES "Vice-Rei" de MATO CÃO

Fiquei radiante com as fotografias que publicou algures aqui na nossa Tabanca e às quais não mais consegui voltar, por causa do coflito de gerações que tenho com estas jeringonças... Lembro-me perfeitamente de como fui para o Mato Cão num barco a remos e levei comigo o Alf Guimarães, da CART do Xime, que estava um tanto em baixo e eu levei para o pé de mim a ver se lhe levantava o moral. Lembrava-me também perfeitamentedo "buraco" que era o Mato Cão. E das suas idas a Bambadinca...
Se me conseguisse enviar as fotografias ficar-lhe-ia agradecido. É que, apesar de já ter uma careca aceitável, ainda não tinha cabelos brancos!
Um grande abraço com a amizade do JFaiaCorreia
jfaiacorreia@gmail.com

Zé do Fratel disse...

À minha Gente do GA7 (TCor Borrego, ex-Alfs Cabral e Caria Martins), ao meu ex-al Pereira da Costa e ao Vice-Rei do Mato Cão Mexia Alves

Distraído com as múltiplas atividades de um idoso que se recusa ser velho mal tenho visitado este cantinho de volta ao passado (não da saudade da guerra, entenda-se...). Aconteceu que, um destes dias, recebi um mail do ex-Fur Enfº. do GA7, Rogério Borba, que encontrou o meu nome nesta nossa Tabanca Grande da Guiné e, tal como o Caria Martins, lá vem ele também com o MEU COMANDANTE e com os encómios à minha pessoa, o que sempre vai aguçando o ego. Ou seja, a nossa Tabanca é mesmo Grande!
Voltando ao Caria Martins, que alegria foi o nosso encontro, já há uns bons meses, em ultra agradável jantarada numa tasca da feira do meu concelho e que se prolongou pela noite fora! E, claro, ficou assente um novo encontro.
Quanto ao Pereira da Costa, o mais tarde em Abril conversamos.
As fotografias do Mexia Alves têm servido de testemunho para mostrar que eu nem sempre fui careca e também tive o cabelo preto.
A todos um grande abraço que torno extensivo ao Luís Graça e aos camaradas criadores da nossa Tabanca Grande do

JFaiaCorreia


Zé do Fratel disse...

À minha Gente do GA7 (TCor Borrego, ex-Alfs Cabral e Caria Martins), ao meu ex-al Pereira da Costa e ao Vice-Rei do Mato Cão Mexia Alves

Distraído com as múltiplas atividades de um idoso que se recusa ser velho, pouco tenho visitado este cantinho de volta ao passado (não da saudade da guerra, entenda-se...).
Aconteceu que, num destes dias, recebi um mail do ex-Fur Enfº. do GA7, Rogério Borba, que encontrou o meu nome nesta nossa Tabanca Grande da Guiné e, tal como o Caria Martins, lá vem ele também com o MEU COMANDANTE e com encómios à minha pessoa, o que sempre me vai aguçando o ego.
Ou seja, a nossa Tabanca é mesmo Grande!
Voltando ao Caria Martins, que alegria foi o nosso encontro, já há uns bons meses, em ultra agradável jantarada numa tasca da feira do meu concelho, a qual se prolongou pela noite fora! E, claro, ficou assente um novo encontro.
Quanto ao Pereira da Costa, o mais tardar em Abril conversamos.
As fotografias do Mexia Alves têm servido de testemunho para mostrar que eu nem sempre fui careca e também tive o cabelo preto.
A todos um grande abraço que torno extensivo ao Luís Graça e aos camaradas criadores da nossa Tabanca Grande do

JFaiaCorreia