segunda-feira, 19 de março de 2012

Guiné 63/74 - P9627: Blogpoesia (183): Homenagem ao Homem, no Dia do Pai (Felismina Costa)

Mais um poema da nossa amiga tertuliana Felismina Costa*, neste dia dedicado ao Pai:

Homenagem ao Homem, no Dia do Pai

Pretendo homenagear o homem!
O homem avô!
O homem Pai!
O homem Filho!
O homem Marido, Amante e Amigo!
O homem, criador e criativo!
O homem… amparo e abrigo!
O homem, orgulho da sua prol
Da sua Pátria,
Do seu torrão Natal!
O Homem, orgulhoso da sua obra total!
O homem nascido, concebido no amor
Gerado para se multiplicar, para fazer crescer o mundo!

Falar da vida,
é falar do homem,
à sombra do qual, a mulher se abriga,
Os lares se enchem
A sede se mata
A fome se acaba
A luta é bendita!

Falar do Homem, é falar do sonho!
Dos sonhos todos de uma vida!
É da força do seu braço, do calor do seu abraço
Da ternura da sua voz, do seu olhar,
Das suas ideias
Da sua presença varonil, indiscutivelmente válida,
que a terra, se enche de valores.
É ai, à beira desse rectângulo humano
que a vida gira!
Que o dia começa e a noite finda!
Que novo dia desperta!
Que a terra grita!

Cada dia, soerguendo-se no horizonte
tem um rosto barbeado
uns olhos que se abrem para o mundo
Uma boca que beija
Que incendeia
Uma voz que se personaliza!
É o Homem que se diz,
Companheiro de amarguras…
de alegrias!
Companheiro de esperanças,
Presença, que se não dispensa.
Que acende a chama dos dias!

Em cada homem… um pai!
Um pai que gera e que cria!

Felismina Costa
Agualva, 18 de Março de 2012
____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 8 de Março de 2012 > Guiné 63/74 - P9579: Blogpoesia (180): No Dia Internacional da Mulher, A um modelo de mulher (Felismina Costa)

Vd. último poste da série de 8 de Março de 2012 > Guiné 63/74 - P9586: Blogpoesia (182): Mulher - Esposa e Mãe (Juvenal Amado)

10 comentários:

antonio barbosa disse...

Boa noite Companheiros

Parabens á tertuliana Felismina Costa por este lindo poema.

Um grande abraço a todos os pais do mundo e em especial ao meu que onde se encontra tem e continua a olhar por mim

ANTONIO BARBOSA

José Marcelino Martins disse...

O homem avô!
O homem Pai!
O homem Filho!

Para a madrinha que soube conquistar O Combatente que exite em cada um de nós.

Obrigado Madrinha de Gerra,
Madrinha de todos nós!

Rui Silva disse...

Obrigado Felismina!
Porque me sensibiliza e é comigo também.
Bonito, encantador e pertinente poema.

Receba um abraço de agradecimento e bem-haja.
Rui Silva.

Joaquim Luís Monteiro Mendes Gomes disse...

Olá Amiga Felismina!
Mais uma vez, puro, belo e lapidar...Um abraço de Parabéns.
Joaquim

Luís Graça disse...

Obrigado, amiga, pela parte que me cabe... LG

José Botelho Colaço disse...

A Felismina exibe os seus galões de poetiza e criou este poema cheio de carinhos.
Muito OBRIGADO.

Torcato Mendonca disse...

Olá Felismina Amiga,

Li pela manhã e voltei a ler. Nada disse.
Nesse momento fui para junto de meu Pai.
Há trinta e cinco anos que o não vejo. Partiu tão inesperadamente e deixou um vazio enorme.
Era o meu maior amigo, confidente, companheiro e, sem duvida,o meu porto de abrigo.Eu ia e sempre voltava, partilhando muito no respeito e amizade que havia entre nós.Faltou-me. Um dia, um dia ficou aquele vazio. Depois fui sentindo que Ele está comigo e sempre............
Um beijo Amiga T

Henrique Cerqueira disse...

Querida Felismina
Me perdoe pelo tratamento de "Querida"mas é isso mesmo que você é e daí Um Grande beijinho de agradecimento pelas suas palavras.
Henrique Cerqueira

Hélder Valério disse...

Caríssima Felismina

Bonita homenagem.
A sensibilidade que a Felismina coloca nos seus poemas é enorme e todos nós beneficiamos com isso.
Obrigado!

Hélder S.

Manuel Joaquim disse...

Muito obrigado, Felismina, pelo prazer que senti com este seu poema.

Um beijo