quinta-feira, 22 de março de 2012

Guiné 63/74 - P9636: Efemérides (85): Operação Ebro, realizada a 22 ou 23 de Março de 1965 (António Bastos)

1. Mensagem do nosso camarada António Bastos*, ex-1.º Cabo do Pel Caç Ind 953, Teixeira Pinto e Farim, 1964/66, com data de 13 de Março de 2012:

Companheiro Carlos boa noite,
Dia 22 de Março ou 23 faz quarenta e sete anos que o meu Pelotão 953 tomou parte da operação "EBRO" - ocupação de Canjambari Praça.

Tomaram parte nesta invasão: CCav 488, um GCOMB da CCav 487, Pel Caç 953, Pel Fox 693, Pel Daimler 810, Pel Sapadores da CCS do BCAV 490, o Pel Mil 5 e um GCOMB da 1.ª CCaç Africanos. A comandar a operação ia o então Tenente Coronel Cavaleiro.

Este foi o dia do meu batismo de fogo, já estava há sete meses a fazer turismo no Cacheu.

Sobre as datas, eu no meu diário escrevi 23, mas na História do Batalhão 490 está 22. Não sei se foi lapso meu na altura.

Esta foto foi tirada momentos antes do rebentamento de uma mina anticarro que destruiria uma viatura GMC

Esta foto foi tirada minutos antes de rebentar a emboscada. A secção que ia na frente deixou de ouvir os pássaros e os macacos, e fez alto à coluna. Logo a seguir ficava a bolanha e depois uma grande árvore atravessada na estrada onde eles diziam que era a porta de armas. Aí a secção começou a embrulhar.

Fotos do "Hotel de Canjambari Morcunda" onde eu passei 13 meses, sempre a ver as mesmas caras, pois na altura não havia população. Depois fomos agraciados com dois meses em Jumbembem. O aquartelamento de Canjambari foi todo feito por nós, Pelotão 953, e um pelotão da 1.ª CCaç Africanos, inclusive até a pista foi feita por nós, tudo à força dos braços, a Engenharia não pôs lá os pés.

Um abraço para ti, e extensivo a toda a tabanca.
António Paulo S. Bastos
Ex-1.º Cabo
Pel Caç Ind 953
____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 12 de Outubro de 2011 > Guiné 63/74 - P8897: Filhos do vento (11): A filha da minha lavadeira (António Bastos)

Vd. último poste da série de 30 de Dezembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9290: Efemérides (62): A CART 3521 chegou à Guiné no dia 29 de Dezembro de 1971 (Adriano Neto)

Sem comentários: