sábado, 24 de março de 2012

Guiné 63/74 - P9652: In Memoriam (114): José Mexia Alves, irmão do nosso camarada Joaquim Mexia Alves (Editores / Joaquim Mexia Alves)

A notícia chegou ao nosso Blogue, primeiro por mensagem de Joaquim Mexia Alves e depois através da Tabanca do Centro por intermédio do nosso camarada Miguel Pessoa.

Acaba de falecer um dos irmãos do nosso camarigo Joaquim Mexia Alves. O José, com 68 anos de idade.

Sendo o Joaquim o mais novo de 9 irmãos, terá que ir passando por estas horas difíceis. Cada irmão que nos morre é um bocado de nós mesmos que se vai. Idos os pais, os irmãos são o último repositório da memória de um núcleo familiar que se vai desfazendo.

Em nome da Tabanca Grande, e sem prejuízo de possíveis contactos posteriores dos restantes editores, apresentei, via telefone, ao Joaquim as nossas maiores condolências. Instado sobre a data e hora do funeral do seu irmão José, o Joaquim, que ia em viagem a caminho da Lousã, disse que o mesmo se efectuará amanhã naquela localidade às 15 horas.

Ficam aqui e agora as mensagens relacionadas com este funesto acontecimento, com a devida autorização do Joaquim:

1. Mensagem de Joaquim Mexia Alves dirigida ao Blogue hoje mesmo:
[...]
Hoje de manhã faleceu o meu irmão Zé com 68 anos.

Tenho a minha irmã Filomena no hospital "ligada às máquinas" e o meu compadre, pai do meu genro em muito risco de vida.

E Deus é grande!

Um grande e amigo abraço
joaquim


2. A título pessoal enviei esta mensagem ao nosso camarada enlutado:

Caro Joaquim
Os meus sentidos pêsames pela morte do teu irmão, um pouco mais velho do que nós, logo chamado muito cedo ao Criador. As limitações do Homem não impedem que a natureza cumpra a sua ordem e os desígnios de Deus (para os crentes) são incompreensíveis para nós, simples mortais.

Se o problema de saúde da senhora tua irmã for irreversível, o mais certo é dentro de dias ou horas desligarem-lhe as máquinas que lhe sustentam a vida. É dramático para a família viver estes momentos. Não tenho palavras para te consolar neste momento tão difícil para ti. És um homem crente, de Fé e tens pensamentos para além desta vida terrena que sabemos ser efémera. Espero que encontres forças para enfrentar estes momentos dolorosos, apesar de veres partir aqueles que são o sangue do teu sangue.

Tão ínfimo que me sinto sem te poder ajudar, ao menos com palavras, envio-te um abraço sentido, que vou renovar em 21 de Abril. 

Força companheiro.
Carlos


3. Entretanto recebíamos da Tabanca do Centro estas mensagens:

Camarigos
Estou certo de estar a falar em nome de toda esta nossa família ao dizer que a Tabanca do Centro está de luto pela morte do irmão do nosso camarigo Joaquim.

Fomos hoje informados da morte do seu irmão, José Mexia Alves, de 68 anos, após doença que pela sua gravidade já prenunciava este desfecho.

Caro Joaquim, sabes que podes contar connosco neste momento de dor e desejamos que possas estar connosco no nosso próximo Encontro, em 28 de Março. Compreendo que te poderá faltar o ânimo para estares presente, mas também sabes que é nestas situações que os amigos são importantes - e eles certamente contarão com a tua presença para demonstrarem a sua solidariedade.

Em nome do grupo,
Miguel Pessoa

************

Caros editores
Estando incluídos na lista de envio da Tabanca do Centro, tiveram oportunidade de receber a notícia do falecimento, após doença prolongada, do irmão do Joaquim Mexia Alves, o José, de 68 anos.

Pela consideração que lhe merece a Tabanca Grande e os seus editores, o Joaquim pediu-me que para além dessa distribuição geral eu lhes fizesse chegar a título pessoal esta notícia.

Com um abraço
Miguel Pessoa


4. AO MEU IRMÃO ZÉZINHO

Agora,
meu irmão Zézinho,
começa o tempo do amor perfeito.

Tu que tanto amaste,
e tanto te deste,
conheces agora o amor,
o verdadeiro,
o sem limites,
aquele que não deixa dor,
porque é só em tudo amor.

Fica a saudade,
que não é nada,
por sabermos que Deus ama,
os que amam,
e que junto d’Ele,
lhes concede a felicidade.

Vai,
meu irmão Zézinho,
e junto a Ele,
vai preparando caminho,
para nós,
que te havemos de seguir,
quando Deus quiser,
amanhã,
ou no porvir.

Descansa agora,
nos braços do Criador,
adormece em paz
e na serenidade,
(que a tua cara espelha),
agora que afastada a dor,
já liberto da humanidade,
vives o completo amor.

Adeus,
meu mano querido!

Lembras-te,
meu mano querido
que é moda em Monte Real,
quando nos encontramos à chegada,
dizer o adeus,
que os outros dizem
à despedida?

Por isso adeus,
Zézinho
porque agora aqui chegaste,
ao fundo do meu coração,
de onde nunca partirás.

A Deus,
o que é de Deus,
e tu amor doado,
deixas agora os teus,
para os levares em recado,
aos braços,
do nosso Deus.

Marinha Grande, 24 de Março de 2012
JMA

(In Que é a Verdade?)
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 11 de Março de 2012 > Guiné 63/74 - P9596: In Memoriam (113): Ex-Soldado de Cavalaria José Aldeia Soares da CCAV 1748, pela sua morte ocorrida em 29 de Fevereiro, ex-sem abrigo de Odivelas (José Martins)

26 comentários:

Torcato Mendonca disse...

Caro Joaquim

Tive agora conhecimento.
És um homem de Fé e, certamente com ela, tua Família e Amigos vais ultrapassar este triste momento.
Se o Carlos Vinhal me o permite faço minhas as palavras dele.

Abraço-te caro amigo,
Torcato

Luís Graça disse...

Joaquim:

Estava, depois do almoço, de portátil ligado, no lar onde estão os meus pais, justamente a ler ao meu velhote as palavrinhas que lhe publiquei, no blogue, no dia do pai, e a dar-lhe a ver e ouvir o vídeo com a sua coladera preferida... A "tracolança", como eu lhe chamo, numa soberba interpretação da Cesária Évora... Quis fazê-lo de viva voz, de algum modo ajudando-o a preparar-se (e a preparar-me) para uma morte anunciada... Na nossa cultura, na nossa sociedade, fugimos da morte, como o diabo foge da cruz... Mas ela é tão "natural" (e misteriosa) como o nascimento e a vida... Eu, e a Alice, e os meus filhos, pelo menos, gostaríamos de poder estar de mãos dadas, com ele, nesse minuto em que a vida se apagar... Não gostaria que ele morresse sozinho...

Estava eu nessas cogitações, com o portátil ligado, quando - e antes de o fechar - fui dar uma vista de olhos ao blogue e ler, com agrado e emoção, a bonita homenagem que fizeste ao teu pai Olimpio que teria, se fosse vivo, 112 ou 113 anos.

E de repente dei-me conta que tenho uma pequena dívida de gratidão ao teu pai que não conheci, mas de quem já tinha ouvido falar, com respeito e apreço, por parte de amigos e conhecidos de Leiria, região aonde ia com muita frequência nos últimos 25 anos do século passado...

Uma pequena dívida de gratidão ao pai Olímpio e ao filho Joaquim, que no dia 26 de junho de 2010, em Monte Real, no dia do nosso V Encontro Nacional, me ofereceu carinhosamente quatro livros escritos por Olímpio Duarte Alves,o fundador das Termas de Monte Real:

-Monte Real, no passado e no presente (1955);

- Monte Real, costumes e tradições das terras de Ulmar (1963);

- Os morgados de Ulmar (1970);

- Cancioneiro de Monte Real ou Poesias do Acaso (1971),,,

O Joaquim é como o pai, um homem da palavra e das palavras... Do Joaquim, que o conheço, posso acrescentar que é também um homem de afetos... Um homem grande, de coração grande, como facilmente constatam os seus amigos. E num dos livros escreveu a seguinte dedicatória:

"Para o meu amigo Luís Graça. Estes quatro livros são memória do meu pai. Ofereço-tos como prova de um profundo apreço pelo teu trabalho em prol da união dos combatentes da Guiné e testemunho de amizade verdadeira"...

Chego a Lisboa, e - estranha coincidência - foi surpreendido pela notícia da morte do seu irmão José... Se todos os filhos dos nossos camaradas, nossos filhos são, também podemos dizer o mesmo dos irmãos...

Quero aqui publicamente, na Tabanca Grande que nos irmana, transmitir ao Joaquim e à sua família, o meu sentimento de pesar por este desfecho... E estou certo que serei acompanhado por muitos amigos e camaradas da Guiné que conhecem e estimam o nosso camarigo Joaquim, um elemento sénior e valioso do nosso blogue e o grande "régulo" da Tabanca do Centro...

Se não for antes, será no dia 21 de abril que te levarei, Joaquim, o meu abraço de compaixão e solidariedade pela perda do teu mano. Guardaremos, antes do almoço, 1 minuto de silêncio, pelo desaparecimento do teu mano bem como de camaradas nossos que nos deixaram recentemente... E agora cumpre o teu doloroso dever que é o de acompanhá-lo até à sua última morada nesta terra.

Um Alfa Bravo sentido deste teu camarigo, Luís Graça

Manuel Resende disse...

Caro Joaquim,
nestas ocasiões faltam-nos as palavras para expressarmos o que de veras sentimos, ou pensamos que faltam...
Só te quero dizer que não me esquecerei do teu irmão Zé nas minhas orações.
Como diz o Vinhal "Deus é Grande"...
Um abraço
Manuel Resende

Anónimo disse...

Caro Camarigo Joaquim Mexia Alves,

Neste momento não tenho muitas nem grandes palavras para te enviar.
Mando-te apenas um grande abraço e a certeza que não me esquecerei dos teus familiares todos nas minhas orações.

Adriano Moreira

Luís Dias disse...

Camarigo Joaquim

Nesta hora de dor, deixo-te aqui um abraço de solidariedade pelo momento que estás a passar.

Que Deus receba a alma do teu irmão e lhe dê a paz eterna.

Sentidos pêsames para a Família enlutada.

Luís Dias

Cesar Dias disse...

Caro Joaquim Mexia Alves

Nesta hora triste em que a tua familia foi posta á prova, venho deixar-te um abraço solidário.
Como sabes são situações que só o tempo acaba por nos ajudar a resistir.
Mais uma vez , um forte abraço

César Dias

J. Armando Almeida disse...

Caro Joaquim

Nesta hora de dor, daqui envio o meu abraço solidário para ti e restante Família.
Coragem Amigo.Grande abraço

J. Armando

Rui Silva disse...

Caro Joaquim:
Aceita as minhas sentidas condolências por este infortúnio no teu seio familiar.
Como homem de grande fé sabes "ler" bem o que é a vida e o que ela pode encerrar.
Um grande abraço
Rui Silva

Juvenal Amado disse...

Joaquim já te enviei os meus mais sentidos pêsames por outras vias, mas para com respeito por ti e por este lugar de amizade e solidariedade, não consigo passar sem deixar aqui um forte abraço,o desejo que ultrapasses esta dor, pois é assim a vida e também assim será uma forma de honrar os nossos.
Um abraço solidário contigo e com todos os teus familiares.

Um abraço camarigo

Juvenal Amado

Juvenal Amado disse...

Joaquim já te enviei os meus mais sentidos pêsames por outras vias, mas para com respeito por ti e por este lugar de amizade e solidariedade, não consigo passar sem deixar aqui um forte abraço,o desejo que ultrapasses esta dor, pois é assim a vida e também assim será uma forma de honrar os nossos.
Um abraço solidário contigo e com todos os teus familiares.

Um abraço camarigo

Juvenal Amado

Anónimo disse...

Caro Joaquim Mexia Alves

Deixo aqui as minhas sentidas condolências por esta perda familiar.

Inexorável, "ela" chega e leva quem quer, sem nos perguntar opinião.E, apenas o tempo se vai encarregar de nos ajudar a ultrapassar a saudade...a dor!

Um abraço solidário


Felismina Costa

Anónimo disse...

Caro Mexia Alves,

Na tua fé encontrarás a força para enfrentar este momento doloroso.
Certamente que nas minas orações não esquecerei o teu irmão José.
As minhas condolências.
Um abraço amigo,
José Câmara

Anónimo disse...

Caro Joaquim

Os meus sentimentos e um grande abraço.

António Marques

Anónimo disse...

Os meus sentidos pêsames nesta hora tão dolorosa.
Um grande abraço.
C.Martins

Hélder Valério disse...

Meu caro amigo Joaquim

Também já te manifestei o meu pesar noutro espaço mas quero que aqui, em local próprio, fiquem registados os meus sentimentos.
Pelo que escreveste, parece que para além do teu irmão José agora falecido também há outros familiares ameaçados. Para muitos, tal situação poderia gerar sentimentos de 'zanga' de se sentir alvo de injustiças mas sei que para ti isso não se coloca, dirás apenas "é a vida!".
Nestes momentos pouco mais podemos fazer para além das palavras de conforto e o abraço solidário. As palavras já ficaram, o abraço será dado depois, mas conta comigo para o que precisares.
Hélder Sousa

Manuel Joaquim disse...

Meu caro Joaquim:

Um grande e forte abraço com o meu profundo sentimento de pesar.
Força!

Eduardo J.M. Ribeiro disse...

Camarada/Amigo/Irmão Joaquim,

Nestes momentos não sei usar as palavras.

Um abraçÃo AmigÃo deste teu Amigo.
Eduardo MR

Luis Faria disse...

Caro Mexia Alves

Ao que li,atravessas momentos carregados de dor, sobrepostos e difíceis.

És um Homem de sensibilidade,de coração cheio e de grande Fé que te ajudará a enfrentar e ultrapassar as vicissitudes vindas dos desígnios de Deus.
Estou contigo numa Oração a esse teu Deus,que também é o meu.

Para ti,um abraço de comunhão na dor destes momentos de Vida.

Luis Faria

Henrique Cerqueira disse...

Joaquim Mexia Alves
Um abraço muito sentido pelos momentos que estás a passar
Henrique Cerqueira e NI

Anónimo disse...

Um Grande, Grande Abraço de

sincera Solidariedade!


J.Cabral

Anónimo disse...

Mexia Alves,
Comungo contigo neste dia a tristeza e dor que te invade pela morte do teu irmão.
Os meus sentimentos para ti e tua familia. Um abraço,
Raul Albino

José Pedro Neves disse...

Camarigo Joaquim Mexia Alves, os meus sinceros sentimentos. O teu Irmão já descansa em Paz. como homem de Fé que és, vais encontrar forças, para ultrapassar este momento, que está a atingir a tua Família, com a morte do teu Irmão e a tua Irmã e Compadre, lutando pela vida, mas como tu dizes, Deus é Grande!
Muita força Camarigo, Mexia Alves!!!

Anónimo disse...

Camarigo
Nestas alturas, a solidariedade não chega, mas não há mais nada para dar.
Aquele alfa Bravo do
António Costa

Anónimo disse...

Meu caro Joaquim
Neste momento de dor, o que poderei dizer?.
Um grande abraço de solidariedade
Eduardo Campos

manuelmaia disse...

Caro Joaquim,

Recebe um abraço de solidariedade.
Manuelmaia

Anónimo disse...

Caro Joaquim

Nestas horas difíceis para quem sofre a perda de familiar, a minha solidariedade e os meus sentidos pêsames para ti e toda tua família.

Abraço camarigo

Jorge Picado