segunda-feira, 26 de março de 2012

Guiné 63/74 – P9665: Páginas Negras com Salpicos Cor-de-Rosa (Rui Silva) (18): A minha homenagem a Bacar, ao Bacar do Olossato

1. Mensagem do nosso camarada Rui Silva (ex-Fur Mil da CCAÇ 816, Bissorã, Olossato, Mansoa, 1965/67), com data de 19 de Março de 2012:

Caros Luís e Vinhal:
Com um grande abraço aqui vai mais uma página “arrancada” do meu caderno da memórias.

Bem hajam!
Rui Silva


Como sempre as minhas primeiras palavras são de saudação para todos os camaradas ex-Combatentes da Guiné, mais ainda para aqueles que de algum modo ainda sofrem de sequelas daquela maldita guerra.

Das minhas memórias: “PÁGINAS NEGRAS COM SALPICOS COR-DE-ROSA”

Singela (e singela por ser feita por quem a faz) mas de sentimento profundo (julgo com a mesma dimensão em toda a gente da 816) homenagem a um homem africano e guineense que lutou com bravura inexcedível ao lado das NT: o Bacar, o Bacar do Olossato (1964/66).

Olossato (Olossato, Olossato, onde tudo é muito chato e a vida não dá prazer; Companhia, Companhia, quer de noite quer de dia há sempre muito que fazer…) - refrão da música e letra feita no Olossato pelo meu amigo, também Furriel da 816, Belchior.

O Bacar lutou ao lado (à frente, sempre à frente, como ele queria) das NT porque estava convicto que lutava do lado da verdade, do lado da razão, afinal como muitos nativos. Um “afrituguês”, portanto, como muitos, muitos mesmo.

- Uma opção terrível para todos os nativos, desde as inocentes crianças aos desamparados idosos: De que lado dos beligerantes ficar? Ficar num, significava ter os tiros pela frente, do outro -.

Diga-se de passagem e em abono da verdade que o Capitão Luís Riquito não punha homens nativos à frente da coluna, sempre alternados nativos com os brancos da metrópole. Não havia a mínima discriminação entre brancos e nativos.

O Bacar era dos poucos que tinha uma G3 e usava camuflado tal qual a tropa.

O Bacar, o grande e inesquecível Bacar, que um dia, inexplicavelmente, olhando à sua rara esperteza, é vítima duma cilada inimiga que o fez cair de uma forma infantil. Homens como o Bacar era do que nós precisávamos. Astuto, corajoso e destemido, conhecedor do mato como das suas próprias mãos, deslocava-se neste como um animal felino. Parecia que pelo cheiro ele pressentia o inimigo. O Bacar saía sempre com a tropa e, em muitas das vezes, também como guia, e sempre à frente como ele queria. Quando ele saía connosco parecia que levávamos outra alma. Era um talismã. Tinha já colaborado com a 566 (Companhia que nos antecedeu no Olossato) de maneira decisiva e era já nessa altura que tinha a promessa de vir para a metrópole com aquela Companhia, mas foi-lhe “pedido” para colaborar também com a 816, com a promessa do então Governador Schulz, de que viria finalmente para a metrópole acompanhando a Companhia 816 aquando do regresso desta.

Muito perguntava ele, animado do maior entusiasmo, sobre o que era a vida, os costumes, as estradas, o movimento, etc., daquilo que para ele era um lindo sonho: a Metrópole. Perguntava muito sobre Lisboa onde porventura ele ficaria. Falávamos-lhe dos automóveis, dos carros elétricos, do Tejo, do comboio que anda debaixo da terra, das coristas do Parque Mayer, dos arranha-céus, dos monumentos, etc. Tudo aquilo que há de grandioso e belo numa cidade como Lisboa. Os olhos dele, que naquela altura ainda viam, brilhavam e buliçavam ao ouvir as nossas histórias. O Bacar tinha duas mulheres, à boa maneira mandinga e que até se davam muito bem, para grande admiração nossa. Outras gentes, outros costumes. O mandinga que não bebe vinho nem come carne de porco. A criança mandinga seguia já religiosamente este preceito. Admirável!

O Bacar, o infortunado Bacar, viria sim, para a metrópole mas que nada veria nesta. Que destino tão cruel! Nada ia ver das muitas maravilhas que aquela lhe poderia proporcionar e das quais lhe íamos metendo na cabeça. Nada veria do que muito sonhou e imaginou. O que lhe aconteceu foi mais um motivo de pesar e de consternação em toda a malta. O Bacar veio para a metrópole afinal mais cedo do que julgava, mas… completamente cego e muito inferiorizado. O Bacar todo ele vida e espírito, dera lugar a um farrapo humano que ainda vivia.

Um célebre domingo, pela manhãzinha, quando ainda saboreávamos a cama depois de um sono retemperador, ouvimos um grande rebentamento próximo do quartel. Como sempre, muito do pessoal convergiu para o suposto lugar do estrondo. Quando também para lá nos dirigíamos, alguém que já de lá vinha disse comiserada e laconicamente: - Foi o Bacar. Mas, o quê, o que poderá ter acontecido ao Bacar?. Perguntas como esta, saíram logo das nossas bocas. O Bacar? Acontecer ao Bacar? Logo depois um Unimog deposita dois corpos à porta da Enfermaria. Um deles era o do Bacar, cheio de buracos por todo o corpo originados pelos estilhaços de uma granada (fornilho? bailarina?) armadilhada. Metade de uma perna dependurada, e o pobre do Bacar gemia, perante o olhar triste da malta que o rodeava. O outro também estava ferido, mas pouco.

Receámos logo por a perna do Bacar, mas o que nunca passou por a cabeça de alguém é de que ele viria a perder as duas vistas, como só mais tarde viemos a saber.

Pobre Bacar, tão astuto e corajoso como inteligente, tinha caído infantilmente numa armadilha quando com outro andava a colher mancarra ali a umas escassas centenas de metros do quartel junto ao trilho que nos levava ao Morés. Um cinto, feito de pele de caça, no meio do carreiro, como que perdido; um cinto de préstimo tentador e então o Bacar apanha-o e, ao fazê-lo, ao puxá-lo, accionou a armadilha. O estrondo entoou pelos ares indiciando uma detonação muito forte e potente e então o Bacar foi sacudido e arremessado de forma violenta. O efeito da detonação foi tão forte que pela deslocação do ar, ou por susto, o companheiro de safra do Bacar, que estava empoleirado numa palmeira junto à copa a colher xabéu, caiu desamparadamente no solo o que lhe causa fractura duma perna. Triste epílogo do Bacar na guerra e quiçá na vida. O Capitão Riquito era dos que menos escondia o seu pesar, pois o Bacar, além de um bom conselheiro do Capitão, era um grande e indefectível amigo de toda a Companhia, isto para não destacar as suas façanhas no mato e em combate. E assim o Bacar que tinha a promessa de vir para a metrópole com a 816, afinal viria mais cedo, mas jamais veria os automóveis, a multidão, os autocarros de 2 andares, os eléctricos, os reclames luminosos, o rio Tejo e os seus barcos e todo o mais com que lhe vínhamos enchendo a cabeça. Muito comoveu aquela cena de quando ele ainda estava na enfermaria, logo depois do acidente e onde os três enfermeiros, incansavelmente, lhes prestavam os socorros possíveis antes de ser evacuado para Bissau, ele pediu e apertou entre as suas mãos uma mão do Riquito, o Comandante da CCAÇ 816, dizendo:
- Assim estou melhor.

A malta, como sempre, teve uns largos minutos de tristeza e lamentação, mas a resignação era sempre o melhor e único remédio para as contrariedades e então novo estado de alma se levantaria. Era assim o segundo grande revés da Companhia. O que aconteceu afinal fazia parte do cenário da guerra e esta era o nosso quotidiano…

Assim era e assim teria de ser, e havia que reagir da melhor maneira possível, continuando a encarar a guerra com toda a força física e espiritual, que em face dos factos como o que eu acabo de relatar, paradoxalmente, nos dava mais forças e pundonor para prosseguirmos na tentativa de acabar, destroçar, tudo e todos que faziam ou fomentavam o terrorismo, concomitantemente defendendo a integridade daquilo que era nosso, que era de Portugal e dos… portugueses.

Bacar, onde quer que estejas terás sempre a maior consideração e admiração da 816 e certamente também da 566.

Um bonito recanto do rio Olossato, afluente do Cacheu e que passava perto da povoação e do lado da saída para Farim, que o Bacar seguramente conhecia e melhor que ninguém.

(foto extraída da net com a devida vénia ao seu legítimo autor)
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 15 de Fevereiro de 2012 > Guiné 63/74 – P9487: Páginas Negras com Salpicos Cor-de-Rosa (Rui Silva) (17): O Regresso (muita sorte!)

2 comentários:

Anónimo disse...

Porque é que alguns ex-combatentes se assumem como gente que fez o que não devia...???... e prestam homenagem à Traição do 25 de Abril...???... Eu também sou ex-combatente da Guiné, ... era 2º Tenente Fuzileiro Especial, entre 1968 e 1970, e combati, por Portugal, com muita HONRA...!!!... Fui voluntário para os Fuzileiros, pois estava, em Mafra, como Cadete, quando me foi feito o convite.
Sejam GENTE, e assumam que combateram por Portugal, e contra as crueldades que o PAIGC fez no início da Guerra, às populações civis, indefesas ... !!! ... já não se lembram ... ??? ... mas eu lembro-me, e , estava no Liceu, quando todos os alunos pretendiam seguir de imediato para o Ultramar, acabar com aquele terrorismo...!!!... Lembro-me bem,... e foi necessário que Salazar dissesse que existiam Forças Armadas, e seriam enviadas para o Ultramar, na defesa dos civis, ... e nunca a Guerra esteve perdida, ... fomos traídos por uns cobardes, que fizeram o 25 de Abril...!!!... Esta é a VERDADE.
Agora sim, respeitem o vosso antigo inimigo, pois estes já não tinham nada a ver com os anteriores TERRORISTAS.

Francisco

Anónimo disse...

Porque é que alguns ex-combatentes se assumem como gente que fez o que não devia...???... e prestam homenagem à Traição do 25 de Abril...???... Eu também sou ex-combatente da Guiné, ... era 2º Tenente Fuzileiro Especial, entre 1968 e 1970, e combati, por Portugal, com muita HONRA...!!!... Fui voluntário para os Fuzileiros, pois estava, em Mafra, como Cadete, quando me foi feito o convite.
Sejam GENTE, e assumam que combateram por Portugal, e contra as crueldades que o PAIGC fez no início da Guerra, às populações civis, indefesas ... !!! ... já não se lembram ... ??? ... mas eu lembro-me, e , estava no Liceu, quando todos os alunos pretendiam seguir de imediato para o Ultramar, acabar com aquele terrorismo...!!!... Lembro-me bem,... e foi necessário que Salazar dissesse que existiam Forças Armadas, e seriam enviadas para o Ultramar, na defesa dos civis, ... e nunca a Guerra esteve perdida, ... fomos traídos por uns cobardes, que fizeram o 25 de Abril...!!!... Esta é a VERDADE.
Agora sim, respeitem o vosso antigo inimigo, pois estes já não tinham nada a ver com os anteriores TERRORISTAS.

Francisco