domingo, 8 de abril de 2012

Guiné 63/74 - P9714: Memória dos lugares (179): Eu e o João Barge na Ponte Balana, em dezembro de 1968 (Hugo Guerra)


Guiné > Região de Tombali > Ponte Balana > Dezembro de 1968 > Da esquerda para a direita, os Alf Mil Hugo Guerra e João Barge (1945-2010), com os respetivos "lavadeiros"...

Foto: © Hugo Guerra(2007) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.

1. Mensagem de Hugo Guerra (ex-Alf Mil, Comandante do Pel Caç Nat 55 e Pel Caç Nat 60, Gandembel, Ponte Balana, Chamarra e S. Domingos, 1968/70, hoje Cor DFA reformado),  com data de 4 do  corrente:

Caro Luís:

Só há dias fiquei a saber que existia um Cancioneiro de Gandembel e que um dos seus autores seria o João Barge, grande companheiro de abrigo em Ponte Balana onde ambos nos encontrávamos com os respectivos
Pel Caç Nat no final de 1968 e até à retirada, para outros ares menos poluídos.

Eu fiquei na Chamarra e ele acompanhou a CCAÇ  2317 e,  como não o voltei a ver antes de 2000, e na altura não falamos disso, continuei na ignorância.

Na foto que junto, estamos os dois na Ponte Balana com "as nossas lavadeiras", dois rapazes que já acompanhavam o meu Pelotão quando eu aportei a Gandembel.

Tinham algumas missões espinhosas, nomeadamente a de tentar manter com algum ar os colchões de borracha onde tentávamos dormir,tarefa inglória porque os buracos de estilhaços eram muito mais do que os poucos remendos que conseguíamos sacar aos amigos da ferrugem.

Levavam cerca de meia hora a assoprar para que os "alferos" tivessem cinco minutos de consolo...
O resto das noites eram passadas com os ossos em cima dos cunhetes de munições.

Um abraço do
Hugo Guerra
__________________


Sem comentários: