segunda-feira, 16 de abril de 2012

Guiné 63/74 - P9753: O Nosso Livro de Visitas (132): Não se preocupem se não der notícias - só estamos sem eletricidade porque o gasóleo acabou! (Anabela Pires, Iemberém, Cantanhez)

1. Mensagem da nossa amiga Anabela Pires [, foto à direita]::

De: Anabela Pires &
anasgp@gmail.com>

Data: 16 de Abril de 2012 08:14

Assunto: Não se preocupem se não der notícias - só estamos sem eletricidade porque o gasóleo acabou!

Para: Família, amigos(as), ex-colegas, ex-vizinhos:


Olá, a todos! É só para dizer que se receberem menos notícias minhas não estranhem nem se ponham a imaginar coisas ruins!

Acabou-se o gasóleo que sustenta as nossas 4 horas de luz por dia e a água no depósito! Portanto, estamos novamente sem luz e sem água nas torneiras (aqui em casa tenho 2 no WC o que é muito bom). Isto significa que é mais difícil recarregar a bateria do computador. A minha amiga francesa que mora a 3 km e tem painel solar leva-me o PC e põe-o a carregar mas tudo isto demora mais tempo e posso estar por isso mais "ausente".


Como alternativa posso comprar uns litros de gasolina e pedir à Satu que ligue o gerador do restaurante para carregar os aparelhos. Mas o dinheiro também se acabou - está em Bissau à espera de transporte para cá chegar. Não sei quando vem o carro, era para ter vindo na 6ª feira, mas com os problemas em Bissau ..... aguardamos. Bem, esta do dinheiro é um bocadinho brincadeira pois a Satu certamente me emprestará dinheiro se eu precisar!

Eu estou bem. Ontem fui nadar na Ria (aqui chamada Rio) ladeada pelos mangais! Abençoados sapatos de windsurf que a Leninha me deu para ir aos lingueirões na Ria de Faro! Sem eles não poderia andar aqui nesta ria que tem o fundo todo de lodo. A água estava tão quente que nem deu para refrescar! Era preciso nadar mais para o meio para apanhar água fresca mas a corrente tinha alguma força e não podia arriscar muito. A piada é que os 2 jovens que estavam comigo, quando iam mais para o meio queixavam-se da água fria! Não há dúvida, tudo depende daquilo a que os nossos corpos estão habituados.

Bem, já disse umas larachas (isto escreve-se assim?) e agora vou deixar-vos.

Beijos e abraços para todos


Anabela

2. Comentário do editor:

A nossa tabanqueira Anabela  (uma "mulher de armas", no dizer do seu amigo JERO) já nos tinha dito que estava bem, que em Iemberém, a seis horas de carro de Bissau, estava tudo "supercalmo". Há coisa de uma semana atrás, estive a ler, por alto uma cópia do diário que ele está a escrever desde que chegou a Iemberém, e mandei-lhe a seguinte mensagem, a 10 do corrente:  "Parabéns pelo sucesso da tua adaptação em terras da Guiné e de Tombali. Já dei uma vista de olhos pelo teu diário. Belíssimos apontamentos, grande capacidade de observação, notável sendibilidade sociocultural... Talento literário não te falta... Vamos ter livro... Não queres mandar alguns excertos para o blogue, eventualmente expurgados de referências mais pessoais ou íntimas ?... Há malta, muita malta, que conhece a região, do tempo da guerra e da paz... e que tem colaborado com a AD... Podia abrir uma série para ti... Pensa nisso.  Boa continuação, muita saúde. Um Alfa Bravo (ABraço). Luis".

PS - No sítio da AD - Acção para o Desenvolvimento, ver aqui uma reportagem do primeiro dia de trabalho da Anabela, em janeiro passado, na tabanca de Catesse.
_____________

Nota do editor:

28 de março de 2012 > Guiné 63/74 - P9673: O Nosso Livro de Visitas (131) ): Antonio Vaz, 75 anos, lisboeta, ex-cap mil, CART 1746, Bissorã e Xime, 1967/69: A Tabanca Grande é um fenómeno sem paralelo, que me deixa abismado e surpreendido

Sem comentários: